TENHA CUIDADO

TÍTULO ORIGINAL: BE CAREFUL

DIREÇÃO: Mallika Taneja

ÍNDIA, 2013 | 35min | Classificação indicativa: 14 anos

Be Careful ©Sissel Steyaert
©Sissel Steyaert

6/3, às 19h
7/3, às 19h
8/3, às 17h e às 19h

LOCAL: Itaú Cultural

Adquira seu ingresso
Caminhada Noturna: Mulheres em Marcha à Meia-Noite
Oficinas: Vamos caminhar juntas?

Sinopse

No solo, a artista Mallika Taneja desafia a noção de segurança que permeia a vida de mulheres na Índia. Ser cuidadosa em relação ao seu comportamento e às suas atitudes é tido como fundamental: é algo prescrito, absorvido e praticado com rigor para que sobrevivam sem riscos – como se elas fossem as responsáveis por evitar as brutalidades que as acometem. Munida da raiva pela violência cotidiana contra as mulheres, como o caso da fotojornalista vítima de estupro coletivo em Mumbai em 2013, a artista expõe de forma irônica e provocativa uma cultura machista que se esconde por trás de tradições morais e identifica as contradições no coração do progresso social da Índia. Utilizando uma porção de roupas, Taneja apresenta uma peça satírica que confronta a discrepância entre a maneira como as mulheres se vestem e as atrocidades praticadas contra elas.

HistóricoMallika Taneja é uma artista de teatro de Nova Deli, na Índia, cujo trabalho lida com questões de experiências de gênero da cidade, saúde mental e sexualidade. Ela integra coletivos como Women Walk at Midnight, Women for Theatre e Sex Chat Roo. A peça Tenha Cuidado (Be Careful) fez uma turnê pela Europa e foi apresentada em locais como Austrália, Japão, Sri Lanka e Inglaterra.

CRÍTICAS

A peça é sua escolha política – seu protesto, sua pergunta e sua resposta. E é arriscado. Tão arriscado que a performance na Índia ainda se limita a pequenas comunidades e festivais.

P ANIMA, Business Line

O monólogo, com tons cômicos, traz à tona conflitos reais e lutas enfrentadas por mulheres de todo o mundo. As responsabilidades, os medos, a atenção indesejada de homens e a atenção desejada de homens “certos”. As camadas e camadas de roupa que ela veste espelham finamente as camadas e camadas que compõem ser uma mulher.

DIMPLE PAU, Asian Culture Vulture

Ficha Técnica

CONCEPÇÃO E PERFORMANCE: Mallika Taneja
TURNÊ E PRODUÇÃO: Meghna Singh Bhadauria
DIVULGAÇÃO INTERNACIONAL: Judith Martin e Ligne Directe

Esta peça foi criada no Tadpole Repertory em 2013 como parte de seu show NDLS
ENTREVISTA
Críticas