Sopro, programado para estrear no Brasil em março deste ano, teve canceladas suas sessões em razão da pandemia. Agora, a peça fica disponível na íntegra entre os dias 1º e 7 de junho no Youtube do Centro Cultural Fiesp; no dia 6 de junho, o diretor e dramaturgo faz uma live com mediação do crítico Daniel Toledo.

Sopro

São Paulo, maio de 2020 – Os amantes do teatro poderão assistir, gratuitamente, o espetáculo Sopro, de Tiago Rodrigues, no canal do YouTube do Centro Cultural Fiesp (CCF), no período de 1º e 7 de junho. A peça fazia parte da programação da 7a edição da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, mas teve sua apresentação cancelada em decorrência da pandemia da Covid-19. Como opção em tempos de Coronavírus, o SESI-SP disponibiliza o espetáculo na íntegra e convida o diretor Tiago Rodrigues para um bate-papo ao vivo com os espectadores, com mediação do crítico teatral Daniel Toledo, no dia 6 de junho, às 17h, no Youtube e Facebook do Centro Cultural Fiesp.

Um dos espetáculos mais aguardados deste ano na mostra, Sopro teve sua primeira apresentação em 2017 – e com grande sucesso – no Festival d’Avignon, na França.  A peça trata da trajetória de Cristina Vidal, que há quase 30 anos trabalha como “ponto” (a pessoa que sopra as falas para atores que se esquecem do texto) no Teatro Nacional D. Maria II. Na trama, clássicos da dramaturgia, de Tchékhov, Racine ou Molière, se misturam a memórias e histórias de Cristina. Uma homenagem ao teatro e seus bastidores.

Com uma ideia original muito bem concretizada, a caminhar, como o ponto, entre a sombra e a luz, e um elenco escolhido a dedo, esta proposta, de grande equilíbrio entre drama e humor, atinge momentos quase poéticos, irretocáveis e raros”, escreveu Gisela Pissarra para a revista semanal Sábado, de Portugal.

Confira a programação:

Sopro (2017) | Duração: 1h45 | Recomendação: 12 anos |

De 1º e 7 de junho – Na íntegra, no Youtube do CCF e no Facebook do CCF .

Dia 6 de junho, às 17h – Live com Tiago Rodrigues no Youtube do CCF e no Facebook do CCF.

 

Tiago Rodrigues | Artista em foco da 7ª edição da MITsp

Na edição de 2020, entre os artistas internacionais, o diretor e dramaturgo português Tiago Rodrigues foi o Artista em Foco. Um dos nomes em crescente ascensão da cena cultural europeia e vencedor do XV Prêmio Europa Realidades Teatrais em 2018, Rodrigues apresentou By Heart no Teatro FAAP, mas Sopro, programado para os dias finais da mostra, não conseguiu se apresentar porque o Teatro Sesi SP fechou suas dependências em decorrência da pandemia do COVID-19.

Ator, diretor e dramaturgo, Tiago Rodrigues é o diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, desde 2015. Um dos nomes em crescente ascensão da cena cultural europeia, Rodrigues coloca o teatro como um local de encontro e partilha de ideias. Ganhou destaque por colocar em cena espetáculos que transitam entre a realidade e a fantasia, com grande sofisticação poética e de pensamento.