O ator e encenador palestino Ihab Zahdeh, de 39 anos, é fundador e diretor artístico do Yes Theatre, em Hebron, ao sul dos territórios ocupados palestinos, onde realiza diversos trabalhos de direção, atuação e dramaturgia. Participou de vários workshops, cursos e turnês no exterior, com destaque para a apresentação de Ricardo II no Festival Globe to Globe, no Shakespeare Theatre de Londres (2012), na qual interpretou Mowbray. É diretor e um dos atores da peça 3in1, que acaba de encerrar uma curta temporada em Hanover, Alemanha. Em 2016, passou alguns meses no Japão, como convidado do Tokyo Engeki Ensemble, experiência que resultou na montagem do espetáculo Mirror.Zahdeh conduzirá uma residência artística para artistas brasileiros durante a 4ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, de 2 a 21 de março, que está com inscrições abertas, e participará de uma roda de conversa sobre Teatro na Palestina: relações entre política e arte. Ambas atividades ocorrerão no TUSP.

por Maria Fernanda Vomero* 

Quais são os desafios de fazer teatro na Palestina nos dias de hoje?

Existem muitos desafios e obstáculos que o teatro palestino enfrenta: a ausência de órgãos oficiais que apoiem a produção teatral e a situação político-econômica instável que desvia o interesse das pessoas no teatro são alguns deles. O currículo educacional palestino não inclui nada de teatro, pressionando o meio teatral a trabalhar permanentemente a fim de atrair audiência. Além disso, a fragmentação do território palestino, reforçada pelas restrições de mobilidade, torna difícil a circulação das produções entre as cidades. Essas restrições, causadas pela existência de checkpoints entre as localidades, têm gerado discrepâncias na mentalidade palestina… Isso impacta negativamente a visão sobre o teatro. Outro grande desafio é a dependência de doações internacionais. Apesar de tudo isso, o teatro palestino está ativo e tem se aperfeiçoado como gênero em comparação às experiências no mundo árabe em geral.

O teatro pode ser um modo de resistência?

Ao revelar artisticamente diferentes questões de uma sociedade, o teatro estimula a imaginação das pessoas e as provoca a agir, a encontrar soluções. Além disso, o teatro pode ser um instrumento de resistência por gerar um discurso e criar, de forma criativa, discussões que se dirigem a qualquer indivíduo.

Você acha que os artistas têm uma responsabilidade social?

Sim, o artista tem uma responsabilidade significativa, já que ele pode ver aquilo que os outros não conseguem. Pode lidar com diferentes questões da sociedade sem hesitação. Porém, precisa ser livre em seu pensamento e em seus princípios. Deve ser um elemento de resistência, aquele capaz de conduzir à mudança. Um verdadeiro artista não deveria se isolar ou se afastar do cotidiano de sua comunidade – essa proximidade é importante para que ele compreenda as situações de sofrimento pelas quais passam as pessoas a seu redor.

O que o teatro representa para você?

É um espaço privilegiado e especial no qual posso voar. Nele tenho liberdade e segurança para traduzir meus pensamentos e expressar meus sentimentos sem barreiras entre mim e os outros. É onde invisto minha alma, minha energia e minhas reflexões em relação a temas tão humanos. Esse lugar me liberta dos cercos e barreiras exteriores. Sempre busco algo completamente novo em cada produção e continuo a procurar por algo diferente nas seguintes.

* Maria Fernanda Vomero é jornalista, pesquisadora em Artes Cênicas e curadora das atividades pedagógicas da MITsp.

Foram prorrogadas as inscrições para o workshop do encenador e ator palestino Ihab Zahdeh, cofundador e diretor artístico do Yes Theatre. Zahdeh vem a São Paulo exclusivamente para oferecer, ao longo de três semanas, de 2 a 21 de março, um workshop de criação coletiva, cujo ponto de partida será um tema que relacione as realidades brasileira e palestina, com base na premissa da resistência criativa. Os interessados, atores e performers, além de músicos, cantores e bailarinos que tenham experiência no palco, podem se inscrever até o dia 25 de fevereiro. O resultado da seleção será divulgado no dia 27. Confira outras informações.