Pensamento-em-Processo

com o diretor musical Steven Prengels e o ator Wim Opbrouck . Mediação Fernando Villar (UNB)
15/03, de 10h às 11h | Local: Itaú Cultural

Diálogos Transversais

com Tom Zé
15/03, ao final da apresentação | Local: Theatro Municipal

Sinopse

Os diretores Alain Platel e Frank Van Laecke trabalharam com o compositor Steven Prengels nesta produção que leva ao palco quatro atores e sete músicos, aqui na MITsp acompanhados ainda por musicistas brasileiros, sob a regência do maestro Carlos Eduardo Moreno, que já foi regente da Orquestra Experimental de Música de São Paulo e do Theatro Municipal de São Paulo. No espetáculo, uma banda de metais serve como metáfora à sociedade: uma organização que se mantém da melhor maneira possível, por vezes, pelo método de tentativa e erro. Nesse sentido, há lugar para todos os tipos de pessoas nesse pequeno mundo unido pela música, onde as regras e tradições são passadas de geração em geração. Avante, Marche! dialoga com a peça O homem com a flor na boca, de Pirandello, de 1922, na figura de um trombonista que, por conta de sua doença, precisa se despedir do seu instrumento musical e se recolher às últimas fileiras da banda. Um homem que faz parte de um grupo, mas que, como resultado de sua doença, é lançado na maior solidão imaginável: o confronto com a própria mortalidade.

Histórico

Alain Platel e Frank Van Laecke já haviam trabalhado com Steven Prengels na criação de Gardênia (2010), um espetáculo no qual o fechamento de um cabaré de travestis proporcionava o vislumbre da vida privada de um grupo de artistas da terceira idade. Depois de uma exposição que se transformou em livro de fotografias, realizada em 2012 pelo museu Huis van Alijn, em Gante, o trio decidiu enveredar pela tradição das bandas e fanfarras que fazem parte da vida cultural e social das cidades em todo o mundo. Avante, Marche! (2015) é assinada pelo NTGent, teatro da cidade de Gante, cuja sede está em um edifício em Sint-Baafsplein, entre a catedral, o campanário e a prefeitura, no Centro da cidade, e a companhia de dança les ballets C de la B, fundada por Alain Platel em 1984, também em Gante, que se tornou um espaço criativo para vários coreógrafos, permitindo que artistas de diversas áreas participem do seu processo criativo. Alain Platel tem formação em terapia educacional e é diretor autodidata, tendo assinado dezenas de produções dentro e fora da companhia les ballets C de la B. Frank Van Laecke construiu uma carreira internacional como escritor e autor, dirigiu peças de teatro, óperas, musicais e programas de televisão. Já Steven Prengels, Mestre em Composição, possui um amplo trabalho, que inclui músicas para grandes orquestras, teatro, dança, cinema e artes visuais.

Ficha Técnica

Diretores: Frank Van Laecke e Alain Platel
Composição e Direção Musical: Steven Prengels
Criada e Interpretada por: Chris Thys, Griet Debacker, Hendrik Lebon, Wim Opbrouck, Gregory Van Seghbroeck (tuba barítono), Jan D’Haene (trompete), Jonas Van Hoeydonck (trompete), Lies Vandeburie (corneta), Niels Van Heertum (eufônio), Simon Hueting (trompa), Witse Lemmens (bateria), Steven Prengels (maestro)
Participação: músicos brasileiros, sob a regência do maestro Carlos Eduardo Moreno
Dramaturgia: Koen Haagdorens
Design de Luz: Carlo Bourguignon
Design de Som: Bartold Uyttersprot
Cenografia: Luc Goedertier
Figurino: Marie ‘Costume’ Lauwers
Diretor de Palco: Wim Van de Cappelle
Produção Executiva: Valerie Desmet
Gerência da Turnê: Steve De Schepper
Tradução do Texto: Patrícia Lopes
Produção: NTGent e les ballets C de la B
Coprodução: La Rose Des Vents (França), Torino Danza (Itália), Teatro Nacional de Chaillot (Paris, França), Les Théâtres de la Ville de Luxemburgo (Luxemburgo), Festspielhaus St. Pölten (Áustria), Ludwigsburger Schlossfestspiele (Alemanha), Festival Printempsdes Comédiens Montpellier (França), Teatro Nacional da Croácia Zagreb (Croácia), Maillon, Teatro de Estrasburgo (França), GREC-Festival de Barcelona (Espanha), KVS Bruxelas (Bélgica), Festival Brisbane (Austrália), Théâtre Vidy-Lausanne (Suiça)
Distribuição: Frans Brood Productions
Com o apoio da cidade de Gante, província de Flandres Oriental, e das autoridades Flamengas.

Os criadores de Avante, Marche! solicitam que apenas algumas cenas do espetáculo sejam legendadas. De acordo com eles, o trabalho possui um idioma próprio, elaborado ao longo do processo de ensaio, construído a partir de diferentes idiomas europeus.