Pensamento-em-Processo

com a diretora Susanne Kennedy. Mediação StephanBaumgartel (UDESC)
17/03, de 11h30 às 12h30 | Local: Itaú Cultural

Diálogos Transversais

com Maria Homem
16/3, ao final da apresentação | Local: Sesc Pinheiros

Sinopse

A diretora Susanne Kennedy se apropria do filme homônimo de Rainer Werner Fassbinder, um diretor fascinado pelas patologias da vida cotidiana. O filme, produzido em colaboração com Michael Fengler em 1970, traz a história de um homem comum que faz exatamente o que se espera dele em todas as áreas da vida. Uma vaga e tácita agressividade cresce diante desse vazio, direcionada contra um mundo determinado pelo preconceito, pela frustração e pela fofoca. Na versão para o teatro assinada por Susanne Kennedy,os atores utilizam máscaras de silicone e se movem em sincronia com vozes pré-gravadas.

Histórico

Uma das companhias mais importantes no contexto da cena alemã, a Münchner Kammerspiele tem o seu trabalho marcado pela presença de um potente coletivo que busca, sobretudo, o diálogo e a confrontação com o presente. A companhia municipal se considera esteticamente inovadora, contemporânea e cosmopolita, com enfoque sociopolítico. No início da temporada 2015/2016, Matthias Lilienthal assumiu a direção artística da Münchner Kammerspiele. Os parâmetros centrais do trabalho são o forte conjunto, formado tanto por artistas reconhecidos, quanto por talentos mais jovens, e a crescente internacionalização do teatro, que tem diretores convidados tais como Philippe Quesne, RabihMroué e Toshiki Okada. Os diretores residentes para a temporada 2015/2016 foram Nicolas Stemann e Christopher Rüping. Em seus trabalhos, a companhia Münchner Kammerspiele envereda por diferentes formas e abordagens e as condições de produção são feitas sob medida para cada diretor ou coletivo. Por que o Sr. R. Enlouqueceu? (2014) é a segunda montagem na Münchner Kammerspiele que leva a assinatura da diretora Susanne Kennedy. Com Purgatory in Ingolstadt (2013), a alemã foi premiada no festival Berliner Theatertreffen em 2014. No ano seguinte, participou do mesmo festival com o espetáculo Por que o Sr. R. Enlouqueceu?. Na temporada 2017/2018, Susanne Kennedy vai compor a equipe de gestão artística do teatro Volksbühne, em Berlim.

Ficha Técnica

Direção: Susanne Kennedy
Autor: Rainer Werner Fassbinder, Michael Fengler
Atores: Suzanna Boogaerdt, Katja Bürkle, Walter Hess, Christian Löber, Edmund Telgenkämper
Elenco de apoio: Kristin Elsen, Renate Lewin, Sybille Sailer, Manuela Clarin, Ingmar Thilo, Herbert Volz
Cenografia: Lena Newton
Figurinos: Lotte Goos
Vídeo: Lena Newton, Ikenna David Okegwo
Design de Som: Richard Janssen
Design de Luz: Jürgen Kolb
Dramaturgia: Koen Tachelet e Johanna Höhmann
Equipe local de produção e técnica: Julio Cesarini, Lara Bordin, Daniela Gomes Colazante, Jamile Cristina Gomes Valente, Emerson Murade, Rodrigo Gava, Danilo Tadeu Cruvinel, Fernando Zimolo, Isadora Giuntini, Patricia Savoy, Wanderley Wagner da Silva, Rafael Alcantara, Enrique Casas, Paulo Ricardo Fernandes
Tradução: Christine Röhrig