Notas e apontamentos sobre nossos crimes

por Wellington Júnior

Jerk (Babaca) @Nereu Jr

 

Como recontar a história de um assassino? Jerk (Babaca) opta por fraturar, através de um jogo falsificante entre história real e representação, as certezas dos espectadores. Em cada cena vemos as fraturas desses dois pólos. No espetáculo, a personagem David Brooks se apresenta para uma plateia de estudantes de psicologia. Através de um teatro de bonecos, Brooks busca reconstruir seus crimes. Foram 27 crimes cometidos por Dean Corll, David Brooks e Elmer Wayne Henley. Suas vítimas eram torturadas, violentadas e mortas. A encenação com fantoches possibilita que David seja o diretor de seus crimes. O tempo inteiro esse diretor assassino vai compondo as cenas com seus fantoches e depois divide suas imagens com a plateia. Ele precisa do efeito “sedutor” perfeito para impressionar seus espectadores-alunos.

O assassino Brooks é agora um ventriloquista. A disjunção entre corpos e vozes é uma tarefa principal do ventríloquo. Nos relatos encenados por Brooks, são os pedaços desses mortos com suas sonoridades cheias de ruídos que desmembram e retorcem os fatos. Não temos a certeza se tudo aconteceu naquele formato, pois o que vemos é um teatro de fantoches e não a realidade.

A escritura cênico-dramatúrgica de Gisèle Vienne/Dennis Cooper não se interessa tanto pela analogia entre a realidade como sintoma, ideologia e falsa consciência, nem com a identificação do real com a potência do falso. A opção por um realismo falsificante se vincula neste espetáculo intimamente com as questões das condições representativas na contemporaneidade e às respostas do teatro a um regime estético profundamente ligado à crise e ao questionamento do conceito de representação. O trabalho da encenação objetiva aqui criar buracos nos relatos do real.

Vienne propõe não acolher o mandado representativo de pacificar o olhar, unindo o imaginário e o simbólico contra o real. Em lugar disso, a encenação de  Jerk (Babaca)  se propõe a expor o efeito mortificante sobre o sujeito ao acentuar sua sobre-exposição ao olhar do outro – o espectador. O outro é seu objetivo e seu algoz. Assim surge uma cena que acentua os extremos da interpelação sensual sobre nossas consciências e reproduz o choque causado pelo contato traumático com o real. Pois sabemos que aqueles crimes aconteceram e são agora expostos como metáfora em um teatro de fantoches. Somos o tempo inteiro colocados na parede para não sermos as vítimas das histórias reais desses assassinos. Assim necessitamos sanar nossas feridas e achar o enigma dessa encenação de David Brooks.

4

Os mistérios da poética da voz de Jonathan Capdevielle criam os fantasmas sonoros da encenação de Jerk (Babaca). O gesto sonoro do trabalho de sua atuação vai se desdobrando em um esquartejamento das relações entre o olho e o ouvido. Então somos obrigados, para fazer a exumação das cenas do crime, a ouvirmos as imagens e imaginações daqueles relatos. A cena emblemática dessa fratura voz-imagem se estabelece mais claramente no momento em que a personagem traz essas vozes de seus crimes como um coro interno de suas personas. Essa imagem vocal interna vai implodido os relatos e desvelando a partir do olhar de David Brooks/Jonathan Capdevielle seu virtuosismo como intérprete e sua sutileza sedutora como assassino.

O tempo inteiro vendo essa cena me perguntava: Você já viu o olhar de um homem prestes a morrer? Já observou diretamente o seu olhar? Isso não é uma metáfora. Isso é realidade. E se esse assassino virtuoso e sedutor ator pedisse para beijá-lo, o que você faria? Nesse momento, a fala falha. E o falo fala. Só nos restam rasuras do real para decifrarmos esse mistério teatral.

5

O real traumático é sempre fissurado, então os crimes reais e teatrais de Jerk (Babaca) não são perdoados. O ator-assassino abandona a cena. Não vemos o fim da representação. O palco fica apenas com seus cadáveres – os fantoches, que são corpos sem vozes. Estes brinquedos são vestígios de uma cena de crimes. Estão ali como pegadas prestes a serem apagadas. Como toda cena do crime vemos apenas vestígios; como qualquer espetáculo teatral apresentado no fim ficam apenas os restos, as ruínas. No caso de Brooks, sobra apenas um ensaio de um aluno de psicologia que viu sua representação. Assim como essa crítica que é uma rasura de um espetáculo já morto. Pois recontar é produzir rasuras nos relatos.