A troca de experiências entre artistas internacionais e brasileiros, nas edições anteriores da MITsp, revelou-se uma iniciativa exitosa e bastante positiva. Em 2017, as atividades previstas contemplam não só a partilha dos processos de criação dos convidados estrangeiros, mas também um diálogo com temas urgentes da realidade nacional. Aos profissionais e estudantes brasileiros, trata-se de uma oportunidade única de experimentar formas criativas de resistência ao lado de nomes de destaque no cenário artístico mundial.
Curadoria: Maria Fernanda Vomero
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
ATOS DE RESISTÊNCIA I
O encenador e ator palestino Ihab Zahdeh, cofundador e diretor artístico do Yes Theatre, de Hebron (ao sul da Cisjordânia), vem a São Paulo exclusivamente para oferecer, ao longo de três semanas, um workshop de criação coletiva, cujo ponto de partida será um tema que relacione as realidades brasileira e palestina, com base na premissa da resistência criativa. A proposta da residência é desenvolver fragmentos cênicos, com base em improvisações, que incorporem diversas manifestações artísticas, como dança e música, sem perder a abordagem política e estética. Tais fragmentos serão apresentados ao público no encerramento da atividade. Trata-se de uma experiência única de intercâmbio criativo com um profissional do Oriente Médio, com trajetória internacional e que recentemente desenvolveu uma montagem com atores japoneses do Tokyo Engeki Ensemble, no Japão. Recomenda-se que os candidatos tenham disponibilidade integral para a residência. Serão escolhidos 12 artistas profissionais.
Público-alvo: atores e performers, além de músicos, cantores e bailarinos que também tenham experiência no palco
Seleção: envio de currículo e de um breve texto, de preferência nada burocrático, que responda as questões: “O que significa resistência criativa para você? E como resistir criativamente às diversas formas de ocupação existentes na atualidade?”. Currículos avulsos, sem o texto-resposta, serão desconsiderados.
De 02 a 21/3, de segunda a sábado, das 10h às 15h, no TUSP
Inscrições: de 08 a 22/2. INSCRIÇÕES PRORROGADAS às 23h59 de 25/2 pelo email residencia@mitsp.org
Resultado: dia 25/02, RESULTADO DIA 27/2 nesta página e nas redes sociais da MITsp
- Alice Stamato
- Amina Haman
- Cacá Toledo
- Carolina Angrisani
- Fany Magalhães
- Filipe Celestino Ramos
- Henrique de Godoy Zanoni
- Jeane Doucas
- Ligiana Costa
- Nerina Dip
- Nick Vila Maior
- Rodrigo Caldeira
LISTA DE ESPERA
(na ordem em que serão chamados, no caso de desistência)
- Lis Ricci
- Rogério Guarapiran
- Josué Redentor
* Os selecionados receberão instruções por e-mail.
Confira entrevista com Ihab Zahdeh
Mostra Atos de Resistência I
Fragmentos cênicos resultantes do processo criativo com o palestino Ihab Zahdeh ao longo da residência artística da 4ª edição da MITsp
Quando: 20 e 21/3, às 13h, no Tusp
Duração: 60 min
Bate-papo: dia 20/3, após a apresentação
Direção: Ihab Zahdeh
Criação, textos e atuação: Alice Stamato, Aminah Bárbara, Cacá Toledo, Carol Angrisani, Fany Magalhães, Filipe Ramos, Jeane Doucas, Ligiana Costa, Nick Vila Maior, Rodrigo Caldeira e Rogério Guarapiran
Trilha sonora: Ligiana Costa
Autoria de “Cordão dos Democratas”: Rodrigo Caldeira
Produção: Richard Santana
Tradução: Beatriz Negreiros Gemignani
Luz: Rogerio Candido
Apoio: Ferdinando Martins e Otacílio Alacran (Tusp)
Curadoria/ Ações Pedagógicas MITsp: Maria Fernanda Vomero
ATOS DE RESISTÊNCIA II
Ações performáticas de estudantes secundaristas
Aproveitando a energia gerada pelo movimento de ocupação de escolas em 2015, em São Paulo, e em 2016, no Brasil todo, como forma de protesto dos alunos às decisões unilaterais no sistema educacional, a MITsp propõe um intercâmbio criativo com os estudantes secundaristas, sob a orientação da atriz e performer Martha Kiss Perrone, que resulte numa intervenção artística na qual os adolescentes possam expressar sua voz e seus anseios. Os participantes vêm de um grupo formado ao longo das ocupações do ano passado. Apoio: Maria Fernanda Vomero.
Durante o período da MITsp, na Oficina Cultural Oswald de Andrade
Atividade sem convocatória ou seleção
WORKSHOPS
BRASIL EM PIXELS, com Rabih Mroué
Inspirado no processo de criação de seus últimos espetáculos, o encenador libanês Rabih Mroué oferecerá uma atividade voltada a artistas brasileiros. Além de partilhar elementos de sua pesquisa cênica, Rabih vai propor aos participantes um trabalho criativo baseado em fotos das manifestações brasileiras de 2016, a fim de estimular a reflexão: que narrativa emerge dessas imagens? Recomenda-se que os candidatos tenham disponibilidade integral para os três dias de workshop e disposição para improvisações cênicas. Serão escolhidos 20 participantes.
Público-alvo: estudantes, atores e atrizes, performers, jornalistas e artistas audiovisuais
Seleção: envio de currículo e de um breve texto, de preferência nada burocrático, que justifique seu interesse em participar da atividade. Currículos avulsos, sem o texto-resposta, serão desconsiderados.
Dias 10, 11 e 12/3, das 10h às 14h, no Sesc Vila Mariana
Inscrições: de 08 a 22/2. INSCRIÇÕES PRORROGADAS às 23h59 de 04/3 pelo email inscricoes@mitsp.org
Resultado: 06/3, nesta página e nas redes sociais da MITsp.
- Alberto Magno
- Alvise Camozzi
- Angélica Pietro
- Carolina Berger
- Claudia Alves Fabiano
- Daniela Flor
- Guilherme Wolff
- Leandro Romano
- João Dias Turchi
- Julia Monteiro
- Jurandir Eduardo
- Matheus Parizi
- Maurício Perussi
- Naira Ciotti
- Nathalie Cassis
- Nina Kopko
- Pedro Vilela
- Rafael Truffaut
- Rodrigo Batista
- Simone Martins
LISTA DE ESPERA
(na ordem em que serão chamados, no caso de desistência)
- André Felipe
- Paola Lopes
- Valéria Arbex
* Os selecionados receberão instruções por e-mail.
EXPRESSAR-ME PARA ALÉM DA MINHA PELE, com Ntando Cele
Como protestar contra injustiças sem que nos sintamos desprezados ou sem esperança? Engajar-se com as inquietações íntimas cria espaço não somente para espelhar, mas também desafiar o status quo. O workshop investigará criativamente maneiras de usar as habilidades pessoais a fim de influenciar uma transformação positiva ou, ao menos, despertar questões sobre a necessidade de mudança. Nessa atividade, a artista sul-africana Ntando Cele, acompanhada por seu time de colaboradores, vai refletir a respeito de seu trabalho como performer, as circunstâncias sobre as quais ela desenvolve suas criações e também possíveis fórmulas de colaboração. Serão selecionados 20 participantes.
Público-alvo: atores, performers, curadores de atividades artísticas e ativistas de movimentos sociais
Seleção: envio de breve currículo; de uma foto que mostre como você se revela ao mundo; e de um texto simples, de preferência nada burocrático, que responda as questões: a) O preconceito existe em sua família/comunidade/escola/local de trabalho? Como? b) Você pensa sobre a cor de sua pele? Por quê? c) Você acha que você pode usar sua posição social para influenciar uma mudança em sua comunidade? Como e por quê?
Currículos avulsos, sem o texto-resposta, serão desconsiderados.
Dias 20, das 10h às 14h, e 21/3, das 9h30 às 13h30, na Oficina Cultural Oswald de Andrade
Inscrições: de 15/2 a 10/3. INSCRIÇÕES PRORROGADAS até às 23h59 de 14/3 pelo performance@mitsp.org
Resultado: 17/3, no site e nas redes sociais da MITsp.
- Carina Sperk
- Chi Qo
- Diego de Castro Camelo
- Fábio Pascoal
- Jurandir Eduardo
- Lucas Silva de Moura
- Luciana Dias
- Luciana Fernandes
- Marcelo Gandhi
- Marleth Reis
- Michelle Cabral
- Milene Fukuda
- Natália Ferreira Souza
- Patricia Faria
- Pedro Guillaumon
- Renata Sampaio
- Rita Teles
- Rodrigo Severo dos Santos
- Romulo Alexis
- Terra Johari
LISTA DE ESPERA
(na ordem em que serão chamados, no caso de desistência)
- Larissa Nunes
- Lucas Cavalcante
- André Kaires
* Os selecionados receberão instruções por e-mail.
AVANTE, PANELAS, AVANTE!
Workshop e roda de conversa com o diretor musical e compositor Steven Prengels
O compositor belga Steven Prengels, diretor musical de “Avante, Marche!”, e os músicos da Companhia Les Ballets C de la B vão oferecer um workshop de criação coletiva com base na sonoridade de utensílios domésticos. Inspirados nos panelaços de 2016, os participantes serão convidados a usar potes, panelas, colheres e outros apetrechos cotidianos para elaborar, de modo lúdico e criativo, uma composição musical que seja significativa para o grupo. Depois da atividade prática, Prengels conversará com o público sobre suas criações com o diretor Alain Platel. Para 30 participantes, que deverão trazer suas panelas e outros apetrechos.
Dia 13/3, das 10h às 14h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade
Inscrições a partir de 20/2, pelo e-mail inscricoes@mitsp.org, com o envio de nome completo e justificativa para seu interesse na atividade.
Data-limite: 11/3, ou até que se preencham todas as vagas. Sem seleção.
Roda de conversa
DO CINEMA AO TEATRO: COMO FILMES VIRAM PEÇAS
Roda de conversa com as alemãs Susanne Kennedy, diretora, e JohannaHöhmann, dramaturgista
As alemãs Susanne Kennedy, diretora de Por Que o Senhor R.Enloqueceu?, e a dramaturgistaJohannaHöhmann conduzirão uma roda de conversa com o público a fim de partilhar seus processos criativos e experiências de adaptação de obras cinematográficas ao teatro. Nesse bate-papo, Susanne também vai contar sobre sua experiência como encenadora convidada do Münchner Kammerspiele, um dos teatros mais importantes da Alemanha. E Johanna falará sobre a função do “dramaturg” (dramaturgista) na cena alemã contemporânea. Para 30 participantes.
Dia 16/3, das 10h30 às 13h30, no Sesc Pinheiros
Inscrições a partir de 20/2, pelo e-mail inscricoes@mitsp.org, com o envio de nome completo e justificativa para seu interesse na atividade.
Data-limite: 14/3, ou até que se preencham todas as vagas. Sem seleção.