MDLSX

TÍTULO ORIGINAL: MDLSX

GRUPO: Motus

Itália | 2015 | 1h 20 min | Classificação indicativa: 16 anos

MDSLX crédito Simone Stanislai

22/3 às 21h
23/3 às 21h*
24/3 às 18h*

*sessões gratuitas

LOCAL:  Teatro João Caetano

Comprar ingresso

Estruturado como o set de um DJ, com seleções musicais de repertório pop e indie, o solo MDLSX, da atriz Silvia Calderoni, mistura fragmentos autobiográficos e evocações literárias. O texto é sobreposto às imagens em vídeo da infância e da adolescência da atriz, que sempre foi alvo de preconceito por sua andrógina ambiguidade física. Na montagem, são abordadas as tensões relacionadas à forma como as pessoas reagem em relação à possibilidade da superação do comportamento binário, conduzindo a um discurso mais amplo de respeito às diferenças.  Para isso, a narração conta com alguns manifestos transfeministas e queer, de autores como Judith Butler, Donna Haraway e Paul Preciado. A peça integra o projeto 2011> 2068 Animale Politico, que busca refletir sobre as incertezas do futuro próximo.

A companhia Motus foi fundada em 1991, em Rimini, na Itália, por Enrico Casagrande e Daniela Nicolò. Ao longo dos anos, criou espetáculos de teatro, performances, instalações e vídeos; realizou seminários e workshops, e participou de festivais interdisciplinares. O grupo recebeu, entre outros prêmios de prestígio, três UBU. Seus integrantes já se apresentaram em todo o mundo. Silvia Calderoni trabalha com a Motus desde 2005, e recebeu diversas premiações, incluindo os reconhecimentos por sua atuação em MDLSX, pelo Dublin Fringe Festival Awards, e melhor atriz, no International Theater Festival MESS, em Saraievo.

Ficha Técnica

Direção: Enrico Casagrande e Daniela Nicolò
Dramaturgia: Daniela Nicolò e Silvia Calderoni
Elenco: Silvia Calderoni
Som: Enrico Casagrande
Colaboração: Paolo Panella e Damiano Bagli
Iluminação e vídeo: Alessio Spirli
Produção: Motus 2015, em colaboração com La Villette – Paris (résidence d’artistes 2015), Create to Connect (EU project) Bunker/Mladi Levi Festival Lubiana, Santarcangelo Festival Internazionale del Teatro in Piazza 2015, L’arboreto – Teatro Dimora di Mondaino, MARCHE TEATRO, com o suporte de MiBACT e Regione Emilia-Romagna.

Este espetáculo é apoiado pelo Istituto Italiano di Cultura de São Paulo
Críticas