DEMOCRACIA

DIREÇÃO: Felipe Hirsch

Democracia é uma coprodução entre a MITsp, Universidad Finis Terrae e Fundación Teatro a Mil

Brasil/Chile | 2018 | 1h45min | Classificação indicativa: 12 anos

Democracia

18/3 às 21h
19/3 às 21h
20/3 às 21h

LOCAL:  Teatro FAAP

Comprar ingresso

O diretor Felipe Hirsch investiga as inerentes consequências sociais, políticas e pessoais para a sociedade chilena pós-ditadura das atuais contradições e complexidades da democracia no mundo. Baseado em Facsímil (2014), do escritor chileno Alejandro Zambra, a dramaturgia utiliza a lógica e a estrutura de um teste de competência para o ingresso em universidades, fazendo uma crítica à ideologia dominante da meritocracia. A peça se converte em um jogo trágico, um reflexo da trajetória desta geração, que tem de sustentar os sonhos, os medos e as frustrações do Chile. Mesclando traços autobiográficos dos atores, a montagem destaca aspectos que marcaram a transição para a democracia e a sua consolidação nos últimos 30 anos: as sequelas da ditadura, a educação, a economia, a desigualdade, a ética e, inclusive, a família.

Felipe Hirsch é um dos fundadores, ao lado do ator Guilherme Weber e de outros artistas de Curitiba, da Sutil Cia. de Teatro, criada em 1993. Por cerca de 20 anos, assinou as direções do grupo. Suas montagens incluem a premiada A Vida é Cheia de Som & Fúria, Avenida Dropsie, Estou te Escrevendo de um País Distante, Os S​olitários e Pterodátilos. Em 2013, fundou a Ultralíricos, companhia com a qual realizou o projeto Puzzle (a;b;c;d), A Tragédia e A Comédia Latino-Americana e Selvageria – espetáculos que refletem os últimos anos no Brasil. No cinema e na televisão, Hirsch dirigiu a minissérie A Menina sem Qualidades e os longas Insolação, em parceria com Daniela Thomas, e Severina.

Ficha Técnica

Direção: Felipe Hirsch
Dramaturgia: Baseada no texto Facsímil, de Alejandro Zambra
Elenco: Trinidad González, Manuela Martelli, Rafael Contreras, Moisés Angulo e
Matteo Citarella
Assistente de direção: Daniel Recabarren
Direção de arte: Daniela Thomas e Felipe Tassara
Iluminação: Beto Bruel
Música original: Mariá Portugal
Figurino: Carolina Norero
Coprodução: Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), Fundación Teatro a Mil e Teatro Universidad Finis Terrae

Democracia é uma coprodução entre a MITsp, Universidad Finis Terrae e Fundación Teatro a Mil
Críticas