II SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS ARTES CÊNICAS BRASILEIRAS

Pensar a riqueza multicultural, os encontros e intercâmbios que se efetivam no atual cenário de globalização exige que os atores culturais estruturem novas categorias e códigos identitários que posicionem as produções artísticas em constante movimento e construção. É no diálogo intercultural que essas manifestações se ressignificam, enriquecem e transmutam para comporem novos saberes e fazeres artístico-culturais.

Muito além da colaboração e articulação entre grupos e da circulação de espetáculos artísticos, as estratégias de internacionalização da cultura vêm sendo direcionadas à promoção do desenvolvimento e da sustentabilidade das linguagens artísticas e à construção e reconfiguração da imagem de país, promovendo uma diplomacia cultural alicerçada na preservação do patrimônio e das expressões culturais, na economia criativa, na cooperação intercultural, na consolidação de indicadores e na difusão de conhecimento.

Qual o papel ocupado pelo Brasil no cenário de discussão e cooperação internacional? Que identidades culturais brasileiras emergem das produções artísticas contemporâneas? Como outros contextos permeiam essas produções e dialogam com o sistema produtivo e com a estrutura econômica do país?

Foram essas algumas das questões que pautaram a composição do II Seminário de Internacionalização das Artes Cênicas Brasileiras – Projeto da MITbr Plataforma Brasil – MITbr, iniciativa que desempenha um importante papel na abertura de novos mercados para a produção brasileira, na difusão de suas potências e seus valores e na integração com o mercado internacional, tendo a diversidade, a inovação, a inclusão e colaboração como bases de sua política internacional de circulação.

Nos dias 20 e 21 de março de 2019, durante a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp, o Seminário reunirá artistas, programadores, produtores, gestores, diplomatas, parlamentares, empresários e representantes de governo para pensar o panorama dos programas e projetos de internacionalização das artes cênicas brasileiras e as cooperações diplomáticas como chaves para o desenvolvimento social, econômico e humano.

Fortalecer mecanismos de cooperação e integração internacional a partir da cultura significa não somente abrir espaços de projeção e valorização da arte e da diversidade brasileiras, confrontando os trabalhos de criação e circulação com outras realidades, mas principalmente posicionar as políticas culturais como ativo imprescindível para a superação de desafios mundiais e para a resolução de conflitos políticos internacionais. Desenvolver e aprimorar mecanismos que permitam projetar externamente os valores culturais, a exemplo de França, Reino Unido, Estados Unidos e outros locais que já possuem incorporados a uma política externa o desenvolvimento de pesquisas e indicadores culturais é fundamental para fomentar um debate crítico marcado pelo protagonismo da cultura na aproximação entre povos, no estímulo ao respeito mútuo e na promoção de desenvolvimento e sustentabilidade.

QUANDO

20 e 21 de março, quarta feira e quinta feira das 10 às 13h e das 14h às 17h

ONDE

Sesc Avenida Paulista (Avenida Paulista, 119, Bela Vista)

INSCRIÇÃO

De 1º a 15 de março, às 17h, ou até que o número de vagas seja preenchido

NÚMERO DE PARTICIPANTES

150 vagas, por ordem de inscrição

ATIVIDADE GRATUITA

PROGRAMAÇÃO 

20 de março, das 10h às 13h

ABERTURA Institucional do Seminário

Com Danilo Santos de Miranda (Sesc SP), Antônio Araújo (MITsp,) Eduardo Saron (Itaú Cultural), Débora Viana (SESI), representante (Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo) e Alê Youssef (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo).

Mediação: Rafael Steinhauser

PALESTRA Modos de Representação da Cultura Brasileira no Exterior

Fazendo uso de sua vasta experiência como ensaísta dedicado às áreas da literatura e da música, além da compreensão do futebol como fenômeno sociocultural mais amplo, o professor e músico José Miguel Wisnik irá tratar, em sua palestra, de algumas das situações produzidas pelo processo de internacionalização pelas quais passam a arte e a cultura brasileiras desde a formação do país. Mesmo padecendo internamente da, chamada por Nelson Rodrigues, não sem ironia, “síndrome de vira-lata”, projetamo-nos externamente como um povo que muito tem a ensinar ao mundo em termos artísticos e culturais. Cabe-nos refletir, então, sobre alguns dos sentidos implícitos na construção de um imaginário que tem no famoso verso oswaldiano “A Europa curvou-se ante o Brasil” um mote ainda em vigência.

Com José Miguel Wisnik (Brasil)

Mediação: Welington Andrade

20 de março, das 14h às 17h

SESSÃO 1 – Panorama: Programas e Projetos de Internacionalização das Artes Cênicas Brasileiras

Trará como destaque programas e projetos desenvolvidos por instituições públicas, instituições privadas e redes colaborativas para a promoção das artes cênicas brasileiras no cenário internacional. Além de trazer um panorama amplo sobre a difusão das produções no exterior, esse bloco de debates objetiva promover o desenvolvimento do campo cultural interna e externamente, e estimular, sob diferentes perspectivas, a consolidação de uma política sólida de circulação das artes cênicas e de difusão da imagem e das identidades brasileiras no exterior.

Com Maria Marighella (Diretora de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia), Priscila Soares Garcia (Programa Conexão Cultura DF – Governo do Distrito Federal), Guilherme Marques (MITbr – Plataforma Brasil), Alexandre Vargas (InterCena, RS), Cristina Castro (Pavio, BA), Felipe de Assis (Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil), Cynthia Margareth (Rede Brasileira dos Festivais de Teatro), Nasye Lopes (Festival Panorama, RJ) e Rosana Paulo da Cunha  (Gerente de Ação Cultural Sesc SP).

Mediação: Mariana Soares

SESSÃO 2 – Apresentação de Case: Reflexões sobre Modos de Agenciamento de Grupos Brasileiros no Exterior

Serão discutidas experiências de agenciamento de grupos brasileiros no exterior, com a apresentação dos desafios e fluxos implicados no processo de agenciamento, das principais ferramentas de conexão com o mercado internacional, das estratégias de sustentabilidade, dos modos de interação e articulação de grupos e artistas com programadores e festivais internacionais, entre outros processos de suporte para a internacionalização de produções artísticas.

Com Gabriela Gonçalves, Sérgio Saboya,  João Carlos Couto e Marcelo Bones.

Mediação: Matthias Pees

21 de março, das 10h às 13h

SESSÃO 3 – Panorama: Diplomacia Cultural e As Políticas Públicas de Internacionalização e Promoção da Economia Cultural

Abordará o papel central da cultura na política externa, apontando a permeabilidade da agenda pública da cultura no cenário internacional e a necessidade de discutir a cultura para além do caráter de difusão, criação, produção ou fruição cultural, mas como cerne de políticas públicas e elemento fundamental para as relações internacionais. Serão discutidas as abordagens da diplomacia cultural, o papel da cultura na construção de uma imagem do Brasil no exterior e o seu posicionamento como objetivo de uma política pública externa robusta.

Com Ministra Paula Alves de Souza (Itamaraty), Aluizer Malab (Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo) Alê Youssef (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo), Karine Legrand (Goethe-Institut), Perrine Warmé-Janville (Instituto Francês) e  representante da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Mediação: Rafael Steinhauser

SESSÃO 4 – Panorama: Programas e Projetos de Internacionalização das Artes Cênicas no Exterior

Serão apresentados alguns programas e algumas iniciativas de internacionalização implementados em diferentes países, expondo experiências bem sucedidas de promoção das artes cênicas, compondo referências no desenvolvimento de estratégias de circulação, na estruturação de indicadores e na inserção efetiva de suas produções, identidades e manifestações artísticas no cenário internacional.

Com Olga Garay-English (Santiago a Mil, Chile), Cristina Becker (The British Council, Inglaterra), Marcelo Allasino (Instituto Nacional de Teatro, Argentina), Octavio Arbeláez (Festival de Teatro de Manizales, Colômbia; do Festival de las Artes de Costa Rica e do Mapas de Tenerife, Espanha) e Chimène Costa (Pro-Helvetia, Suiça).

Mediação: Fernando Zugno

21 de março, das 14h às 17h

SESSÃO 5  – Cooperações Diplomáticas

Destinado à proposição e/ou à efetivação de acordos e protocolos diplomáticos realizados ou intermediados pela MITsp, entre instituições internacionais públicas e privadas, para consolidar a institucionalização de ações e políticas de intercâmbio e difusão das artes cênicas brasileiras no mundo e/ou estrangeiras pelo Brasil, além de dar suporte à presença desses produtos culturais nos mercados de interesse econômico e geopolítico. Os acordos contemplarão, além da circulação, uma série de protocolos para a consolidação de indicadores, pesquisas e estudos voltados à internacionalização das artes cênicas.

Fala de abertura: Amy Saunders – Festival Fringe de Edimburgo

Com Marcelo Castillo (Plataforma GIRART de Residencias Creativas Latinoamerica, Córdoba), Marcelo Allasino (Instituto Nacional de Teatro, Argentina), Octavio Arbeláez (MAPAS, Tenerife – Espanha), Cecilia KusKa (Bélgica) e Alain Bourdon (Instituto Francês).

Mediação: Rafael Steinhauser  

SESSÃO 6 – Indicadores Nacionais e Proposição de Cooperação Federativa para a Internacionalização das Artes Cênicas Brasileiras

Caracterizado pela realização de um encontro voltado à criação de um amplo acordo federativo, contemplando as esferas municipal, estadual e federal, de forma a provocar uma discussão do papel de cada ente na internacionalização das artes. A proposta é que a partir dessa reunião sejam estruturadas algumas diretrizes para alinhar o discurso da promoção da internacionalização, além da exposição e apresentação de modelos que possam ser seguidos por estados ou municípios.

Com Sérgio Sá Leitão (Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo), representantes de diversos estados brasileiros e representantes da MITsp (apresentação da proposta do Programa de Internacionalização das Artes Cênicas Brasileiras).

Mediação: Paulo Feitosa