CRIA

GRUPO: Cia Suave

Rio de Janeiro/RJ | 2017 | 50 minutos | Classificação indicativa14 anos

CRIA crédito Renato Mangolin

23/3 às 17h

LOCAL:  Teatro Sérgio Cardoso

Comprar ingresso

A “dancinha”, estilo de dança urbana carioca derivada do passinho, serviu de inspiração para o grupo. A peça explora uma mistura de afeto e sensualidade por meio do entrelaçamento do funk com a dança contemporânea, além de investigar os cruzamentos entre os conceitos de criação a partir de perspectivas distintas: como conceber um espetáculo, inventar uma técnica tão nova como o passinho, considerado patrimônio imaterial do Rio de Janeiro em 2018, e criar filhos, principalmente sob a ótica da paternidade. O trabalho, que envereda pelas linguagens artísticas periféricas e destaca a diversidade cultural, inclui, ainda, a dança afro, o afrofunk, o contato-improvisação e uma elaborada pesquisa sonora.

A Cia Suave teve início em 2014 com a criação do espetáculo Suave, dirigido pela coreógrafa Alice Ripoll, dentro da ação Entrando na Dança, do Festival Panorama. No projeto, dez jovens do Complexo do Alemão (RJ) foram selecionados para uma residência artística de três meses. Desde então, o grupo já circulou por diversos festivais e teatros, como: HAU (Hebbel Am Ufer), Tanzhaus NRW, Mousonturm, HELLERAU, CND (Centre National de la Danse – Paris), Festival de la Cité Lausanne, Internationales Sommerfestival, Zürcher Theater Spektakel e Noorderzon Performing Arts Festival Groningen.

Ficha Técnica

Direção: Alice Ripoll
Elenco: Tiobil Dançarino Brabo, Kinho JP, VN Dançarino Brabo, Nyandra Fernandes, May Eassy, Romulo Galvão, Sanderson BDD, Thamires Candida, GB Dançarino Brabo e Ronald Sheik
Assistência de direção/Operador de som: Alan Ferreira
Produção: Rafael Fernandes
Iluminação: Andréa Capella
Figurino: Raquel Theo
Direção musical de funk: DJ Pop Andrade
Design gráfico: Caick Carvalho
Fotos e vídeo: Renato Mangolin
Apoio: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Casa do Jongo e Rafael Machado Fisioterapia

Críticas