Reflexões Estético-Políticas
ENCONTRO: Subjetivações e Corporeidades PCDs
Com Aline Rodrigues, Ana Claudia Monteiro, Juliana Caldas, Pedro Fernandes e Sara Wagner York
Mediação Felipe Ribeiro
Neste encontro, com mediação de Felipe Ribeiro, as práticas criadoras e os pensamentos críticos de Aline Rodrigues, Ana Claudia Monteiro, Sara Wagner York e os atores de Meu corpo está aqui, Juliana Caldas e Pedro Fernandes, amplificam a conversa sobre corpos, travessias e desejos de pessoas que se autodenominam PCDs, questionando o que o sistema social categoriza como “normal” e como norma, seja na vida seja na obra.
Quando e onde
8/3, sexta, das 10h às 12h
Biblioteca Mário de Andrade / Auditório
R. da Consolação, 94 – República, São Paulo – SP.
Gratuito. Os ingressos serão distribuídos 1h antes do início do evento. Entrada sujeita à lotação
Sobre
Aline Rodrigues é pessoa negra, autista, tdah e demissexual. Formada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, é especialista em Ensino de Estudos e Histórias Africanas e Afro-brasileiras pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro.
Ana Claudia Monteiro é professora de psicologia da Universidade Federal Fluminense com pesquisas voltadas aos estudos interseccionais e sobre o movimento da neurodiversidade.
Juliana Caldas é uma mulher com nanismo que trabalha há 15 anos como atriz. No teatro, participou de mais de dez produções, como VIK O Micro Espetáculo, de Maicon Clenk, e Brian ou Brenda?, de Franz Keppler. Na TV, um dos seus principais trabalhos foi na novela O Outro Lado do Paraíso, de Walcyr Carrasco, na Rede Globo.
Pedro Fernandes é ator, diretor, apresentador, repórter e palestrante. Tem paralisia cerebral com cognitivo preservado e é usuário de cadeira de rodas. Formado em artes dramáticas pelo Instituto Técnico Brasileiro e em serviço social pela Unopar, faz parte do elenco fixo dos Doutores da Alegria.
Sara Wagner York é professora vinculada ao CLAS, em Pittsburgh, na Pensilvania. É, também, apresentadora do jornalístico Programa de Travesti, na TV Brasil247, doutoranda em Educação (UERJ), Mestra em Educação (GENI/ProPEd/UERJ) e especialista em gênero e sexualidades (CLAM/IMS/UERJ).
Felipe Ribeiro é artista da imagem, curador independente e professor. Doutor em Artes pelo PPGARTES (UERJ) e Mestre em Cinema Studies pela TISCH (NYU). É diretor e programador da Plataforma Atos de Fala, professor do Departamento de Arte Corporal da UFRJ e coordenador e professor do Mestrado em Dança do PPGDAN (UFRJ).