Ministério da Cultura, Redecard, Sabesp e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo apresentam

Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

1º a 10 de
março
de 2024

Ações Pedagógicas

Atividades e ações que investigam novas pedagogias e novos modos de produzir e transmitir conhecimento.

Curadoria: Dodi Leal

Curadora convidada: Luh Maza

Encontra de Pedagogias da Teatra: a Teatra na Centra e a Centralidade na Teatra 

Curadora convidada: Luh Maza

AÇÕES PEDAGÓGICAS_LUH MAZA_Foto de Luciana Zacarias
@Luciana Zacarias

 

A Encontra é um espaço para revitalizar as metodologias de criação teatral a partir das experiências disruptivas de saberes não hegemônicos. Serão realizadas trocas reflexivas e práticas nas quais as corporalidades se arriscam em novas possibilidades de encontrar: outras formas de riscar os fazeres de espaço e de cena. A combinação de rodas com oficinas, sarau e momentos de convívio pretende instigar os afetos vetorizados pela perspectiva transfeminista de transição de gênero da área teatral: do teatro para a teatra.

A proposta é instigar novas pedagogias baseadas nos saberes trans.

Nesta edição da Encontra, a própria arte teatral é o tema. Levando ao centro uma discussão metacrítica e trazendo criações e criadores das margens ao centro de foco, fusionamos São Paulo mais uma vez com elaborações e experimentações acerca dos ofícios trans nas artes.

A produção de artistas não-bináries, homens e mulheres trans e travestis, repensam os dispositivos de expressão cênica ao mesmo tempo que introduzem novas linguagens do fazer, e novas temáticas no repertório das já conhecidas histórias. Focamos em discussões pertinentes à era da pós-identidade – estratégia que esvazia o sentido e sentir das artistas.

A Encontra volta a historiografia do teatro brasileiro em um olhar decolonial para nossas escritas e escritores. Em 2024, refletimos, repensamos e retomamos a identidade da própria História do teatro ou, melhor, da teatra, como forma de ler a memória e desenhar o futuro. 

Todos os eventos foram criados pela curadora e propostos às artistes convidades para a edição.

Laboratório de Pedagogia da Performance

Curadoria: Dodi Leal

AÇÕES PEDAGÓGICAS_DODI LEAL_Foto de Dodi Tavares Borges Leal
@Dodi Tavares Borges Leal

 

Espaço dedicado ao estudo e à experimentação da arte da performance a partir de matrizes do Brasil e de outros países, numa programação que articula estudos teóricos com realizações estéticas concretas provenientes de coletivos, movimentos, festivais e trabalhos artísticos autorais.