Lolling and Rolling
TÍTULO ORIGINAL: Lolling and Rolling*
ARTISTA: Jaha Koo / CAMPO
45 min | Classificação indicativa 14 anos
*O título faz um trocadilho em inglês para pontuar a dificuldade da pronúncia do som de “r” na língua coreana.
Sinopse
O artista sul-coreano Jaha Koo se debruça sobre o imperialismo linguístico, mostrando como a linguagem pode ser utilizada como arma política e fonte de poder. O espetáculo aborda o impacto da chamada “cirurgia da língua presa”, que, por anos, foi um fenômeno na Coreia do Sul. O procedimento era utilizado para tornar o músculo da língua supostamente mais capaz de pronunciar corretamente o som do “r” em inglês. Ao esmiuçar essa prática, os absurdos e os significados que a envolvem, a obra revela como a negação e a desvalorização de um idioma também instiga a perda de uma identidade, fazendo com que os ditos subalternos sejam colonizados não apenas linguisticamente, mas também culturalmente.
A Trilogia Hamartia
Lolling and Rolling é a primeira parte da Trilogia Hamartia de Jaha Koo, também composta pelos espetáculos Cuckoo e A História do Teatro Ocidental Coreano. O imperialismo do passado e do presente e seu impacto pessoal, às vezes inesperado, são os fios condutores dessas três obras de teatro documental apresentadas na MITsp. Em grego, hamartia significa “falha ou defeito trágico”, conceito que costura de forma distinta cada um dos trabalhos, cujos temas envolvem o choque entre as culturas oriental e a ocidental.
Alerta de gatilho: contém imagens fortes em vídeo e música alta.
Histórico
Jaha Koo é um criador de teatro e compositor sul-coreano. Seu trabalho, intimamente ligado à política, à história e às suas questões pessoais, transita entre as multimídias e a performance, trazendo músicas, vídeos, textos e instalações. Atualmente, apresenta seus espetáculos pelo mundo, além de trabalhar em uma nova obra, Haribo Kimchi, com estreia prevista para 2024, e em seu projeto musical, GuJAHA. Desde 2017, cria seu trabalho com o apoio da CAMPO, plataforma de pesquisa, desenvolvimento e produção artística com sede na Bélgica.
FORTUNA CRÍTICA
Lolling and Rolling aborda como a Coreia é assombrada pelo espectro da superioridade norte-americana e do imperialismo cultural, demonstrando como a linguagem e a violência estão profunda e intrinsecamente ligadas. […] É uma produção bem encenada, que traz à tona pontos importantes e profundos com uma combinação potente de imagem, música e performance.
Um ataque calmo, mas feroz, à colonização da linguagem.
Ficha Técnica
Conceito, texto, direção, música, vídeo e performance: Jaha Koo
Dramaturgia: Dries Douibi
Cenografia: Eunkyung Jeong
Orientação artística: Pol Heyvaert
Técnica: Korneel Coessens, Jan Berkmans e Bart Huybrechts
Produção: OFFICENEINOFFICE
Apoio original: DAS Theatre
Produção executiva (2021): CAMPO
Coprodução: Kunstenfestivaldesarts
ESTE ESPETÁCULO É APOIADO PELO CENTRO CULTURAL COREANO NO BRASIL