Ministério da Cultura, Redecard, Sabesp e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo apresentam

Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

1º a 10 de
março
de 2024

Lolling and Rolling

TÍTULO ORIGINAL: Lolling and Rolling*
ARTISTA: Jaha Koo / CAMPO

45 min | Classificação indicativa 14 anos

*O título faz um trocadilho em inglês para pontuar a dificuldade da pronúncia do som de “r” na língua coreana.

MITSP_LOLLING AND ROLLING_Foto de Marie Clauzade
@Marie Clauzade

4/3, segunda, às 20h

 

Teatro do SESI-SP

Avenida Paulista, 1313, Jardins

 

Sinopse

O artista sul-coreano Jaha Koo se debruça sobre o imperialismo linguístico, mostrando como a linguagem pode ser utilizada como arma política e fonte de poder. O espetáculo aborda o impacto da chamada “cirurgia da língua presa”, que, por anos, foi um fenômeno na Coreia do Sul. O procedimento era utilizado para tornar o músculo da língua supostamente mais capaz de pronunciar corretamente o som do “r” em inglês. Ao esmiuçar essa prática, os absurdos e os significados que a envolvem, a obra revela como a negação e a desvalorização de um idioma também instiga a perda de uma identidade, fazendo com que os ditos subalternos sejam colonizados não apenas linguisticamente, mas também culturalmente.

A Trilogia Hamartia

Lolling and Rolling é a primeira parte da Trilogia Hamartia de Jaha Koo, também composta pelos espetáculos Cuckoo e A História do Teatro Ocidental Coreano. O imperialismo do passado e do presente e seu impacto pessoal, às vezes inesperado, são os fios condutores dessas três obras de teatro documental apresentadas na MITsp. Em grego, hamartia significa “falha ou defeito trágico”, conceito que costura de forma distinta cada um dos trabalhos, cujos temas envolvem o choque entre as culturas oriental e a ocidental.

Alerta de gatilho: contém imagens fortes em vídeo e música alta.

Histórico

Jaha Koo é um criador de teatro e compositor sul-coreano. Seu trabalho, intimamente ligado à política, à história e às suas questões pessoais, transita entre as multimídias e a performance, trazendo músicas, vídeos, textos e instalações. Atualmente, apresenta seus espetáculos pelo mundo, além de trabalhar em uma nova obra, Haribo Kimchi, com estreia prevista para 2024, e em seu projeto musical, GuJAHA. Desde 2017, cria seu trabalho com o apoio da CAMPO, plataforma de pesquisa, desenvolvimento e produção artística com sede na Bélgica. 

FORTUNA CRÍTICA

Lolling and Rolling aborda como a Coreia é assombrada pelo espectro da superioridade norte-americana e do imperialismo cultural, demonstrando como a linguagem e a violência estão profunda e intrinsecamente ligadas. […] É uma produção bem encenada, que traz à tona pontos importantes e profundos com uma combinação potente de imagem, música e performance.

Bakchormeeboy

Um ataque calmo, mas feroz, à colonização da linguagem.

Helmut Ploebst, Der Standard

Ficha Técnica

Conceito, texto, direção, música, vídeo e performance: Jaha Koo

Dramaturgia: Dries Douibi

Cenografia: Eunkyung Jeong

Orientação artística: Pol Heyvaert

Técnica: Korneel Coessens, Jan Berkmans e Bart Huybrechts

Produção: OFFICENEINOFFICE

Apoio original: DAS Theatre

Produção executiva (2021): CAMPO

Coprodução: Kunstenfestivaldesarts

 

ESTE ESPETÁCULO É APOIADO PELO CENTRO CULTURAL COREANO NO BRASIL

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