Ministério da Cultura, Redecard, Sabesp e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo apresentam

Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

1º a 10 de
março
de 2024

Cuckoo

TÍTULO ORIGINAL: Cuckoo*
ARTISTA: Jaha Koo / CAMPO

55 min | Classificação indicativa 16 anos

*Marca de panelas de arroz popular na Coreia do Sul

MITSP_CUCKOO_Foto de Wolf Silveri
@Wolf Silveri

2/3, sábado, às 19h

3/3, domingo, às 16h

Teatro do SESI-SP

Avenida Paulista, 1313, Jardins

 

ENCONTRO COM JAHA KOO

No sábado (2), após a apresentação, o Centro Cultural Coreano no Brasil oferece um encontro entre Jaha Koo, o público presente para o espetáculo e convidados da comunidade coreana, em homenagem ao artista em foco da 9ª edição da MITsp.

Centro Cultural Coreano no Brasil
ENCONTRO COM JAHA KOO

No sábado (2), após a apresentação, o Centro Cultural Coreano no Brasil oferece um encontro entre Jaha Koo, o público presente para o espetáculo e convidados da comunidade coreana, em homenagem ao artista em foco da 9ª edição da MITsp.

Sinopse

Um dia, quando sua panela elétrica de arroz, uma popular Cuckoo, informou que sua comida estava pronta, Jaha Koo experienciou o golibmuwon, termo coreano intraduzível que expressa o sentimento de isolamento que caracteriza a vida de muitos jovens de seu país – fruto, principalmente, de uma crise econômica que assolou a Coreia do Sul há cerca de 20 anos. Em cena, acompanhado por três dessas panelas, o intérprete apresenta uma palestra-performance que mergulha pela história de seu país. Combinando imagens documentais, música e diálogos bem-humorados, o artista investiga questões endêmicas que impactam sua geração – como taxas crescentes de suicídio e retraimento social – e constrói uma narrativa a partir de sua experiência pessoal e de reflexões sobre eventos políticos, felicidade e morte.

Trilogia Hamartia

Cuckoo é a segunda parte da Trilogia Hamartia de Jaha Koo, também composta pelos espetáculos Lolling and Rolling e A História do Teatro Ocidental Coreano. O imperialismo do passado e do presente e seu impacto pessoal, às vezes inesperado, são os fios condutores dessas três obras de teatro documental apresentadas na MITsp. Em grego, hamartia significa “falha ou defeito trágico”, conceito que costura de forma distinta cada um dos trabalhos, cujos temas envolvem o choque entre as culturas oriental e a ocidental.

Alerta de gatilho: contém imagens de suicídio e luz estroboscópica.

Histórico

Jaha Koo é um criador de teatro e compositor sul-coreano. Seu trabalho, intimamente ligado à política, à história e às suas próprias questões pessoais, transita entre as multimídias e a performance, trazendo músicas, vídeos, textos e instalações autorais. Atualmente, apresenta seus espetáculos pelo mundo, além de trabalhar em uma nova obra, Haribo Kimchi, com estreia prevista para 2024, e em seu projeto musical, GuJAHA. O artista deu seus primeiros passos no Brussels Arts Workshop Pianofabriek e no Bâtard Festival. Desde 2017, cria seu trabalho sob as asas da CAMPO, plataforma de pesquisa, desenvolvimento e produção artística com sede na Bélgica.

FORTUNA CRÍTICA

Ao considerar como a macroeconomia e os acordos e políticas governamentais em larga escala esmagaram as vidas individuais de inocentes, Cuckoo é uma peça de teatro documental densa e afetuosa, que utiliza com maestria sua multimídia tanto para o humor ácido quanto para um efeito penetrante. 

Bakchormeeboy

 

Cuckoo opera como uma narrativa documental que todos devem assistir. Sua originalidade brilha, desafiando preconceitos ao destacar o poder de três panelas de arroz como improváveis contadoras de histórias.

Lorenzo Belenguer, Escapadas

Ficha Técnica

Conceito, direção, texto, música e vídeo: Jaha Koo

Performance: Hana, Duri, Seri e Jaha Koo

Hackeamento das panelas Cuckoo: Idella Craddock

Cenografia e suporte digital: Eunkyung Jeong

Orientação dramatúrgica: Dries Douibi

Técnica: Korneel Coessens, Jan Berkmans e Bart Huybrechts (e Wim Clapdorp)

Produção: Kunstenwerkplaats Pianofabriek

Produção executiva: CAMPO

Coprodução: Bâtard Festival

Apoio: CAMPO, STUK, BUDA, DAS, SFAC e Noorderzon/Grand Theatre

Com o apoio da Flemish Community

ESTE ESPETÁCULO É APOIADO PELO CENTRO CULTURAL COREANO NO BRASIL

SITE E REDES SOCIAIS