Estádio

TÍTULO ORIGINAL: Stadium

ARTISTA: Mohamed El Khatib

França, 2017 |  110 min. | Classificação indicativa: 10 anos

2/6, às 20h*

3/6, às 21h

4/6, às 21h

*(Cerimônia de abertura) / 21h: espetáculo (para convidados)

LOCAL: Sesc Pinheiros

Sinopse

Estádio é uma homenagem de El Khatib a seu pai, amante de futebol. Neste trabalho de teatro documentário, que discorre sobre estar junto, ele reuniu torcedores do clube de futebol RC Lens, chamados de “os melhores fãs franceses”. Eles se sucedem em depoimentos pessoais que, aos poucos, se configuram em uma investigação antropológica sobre o comportamento dos torcedores, geralmente associado a rivalidades, violência, xenofobia e outras formas de discriminação. Revelam-se, para além dos estereótipos, valores complexos, vínculos sociais e a importância do ritual futebolístico. A montagem põe o espectador de teatro frente a frente com o dos estádios, colocando em questão o que é uma audiência e o que diferencia, além da roupa, os dois públicos.

Histórico

Mohamed El Khatib é ator, diretor e escritor nascido em Orleans, na França, em 1980. É artista associado do Théâtre de la Ville de Paris, do Centre Dramatique National de Tours – Théâtre Olympia e do Théâtre National de Bretagne – Centre Européen Théâtral et Chorégraphique. Seu trabalho combina o teatro a outras disciplinas, como a dança, as artes visuais, o cinema e as mídias digitais, revelando diferentes olhares sobre essas relações. Em 2008, foi um dos fundadores do coletivo Zirlib, resultado de um encontro entre autores, atores, pesquisadores, dançarinos, cinegrafistas e músicos de diversas formações e formações. O grupo considera a criação contemporânea como uma experiência, um gesto no qual a dimensão estética mais exigente pode ser confrontada diariamente.O encontro é o ponto de partida de cada criação. Essa é a segunda participação El Khatib na MITsp. Em 2019, apresentou o espetáculo Partir com Beleza.

FORTUNA CRÍTICA

“Fiel ao conceito de ready made que afirma, El Khatib não dá uma resposta. Ele expõe situações e protagonistas sem tomar partido, recortando algumas peças escolhidas da realidade, que ele coloca no palco, e não em cena. Em vídeo ou ao vivo, os depoimentos são entregues crus, sem processamento ou filtro artístico.” 

KHAMSA O KHMIS, Baz’art

“Não é preciso entender de futebol para apreciar Estádio: mesmo quem não sabe diferenciar um pênalti de um chute a gol se encontra lá, porque a questão técnica é deixada de lado. O espetáculo é sobretudo o teatro de uma comunidade que se encontra por trás de uma bandeira: ‘Orgulho de ser Lensois’. E essa comunidade está longe de ser homogênea: ao contrário da imagem dada pelos torcedores, que tendemos a considerar uma massa quando não frequentamos os estádios, ela se desdobra no cenário em toda a sua diversidade e se torna humana, encarnada por pessoas que nunca pensaram em se encontrar um dia em um teatro e a quem Mohamed El Khatib oferece a oportunidade única de aparecer como são.” 

BRIGITTE SALINO, Le Monde

Ficha Técnica

Texto:  Mohamed El Khatib
Concepção e realização: Mohamed El Khatib, Fred Hocké 
Com torcedores do Racing Club de Lens
Torcedores locais: Afonso Costa, Bárbara Lins, Carol Cax, Clarissa Ferreira Monteiro, Danilo Arrabal, Fellipe Sótnas, Gabriel Góes, Gabriel Pangonis, Izaa Robert da Silva Pinheiro, Joy Catharina, Julia Pedreira Monteiro, Lipe Lima, Luana Melo Franco Boamond Rodrigues, Lucas Reitano, Moni Bardot, Paulo Gircys, Pedro Massuela
Cenografia, iluminação e vídeo: Fred Hocké
Som: Arnaud Léger
Colaboração artística: Eric Domeneghetty, Violaine de Cazenove
Direção: técnica: Violaine de Cazenove, Jonathan Douchet, Fred Hocké, Arnaud Léger
Produção: Martine Bellanza
Difusão: Sylvia Courty
Administração: Alice Le Diouron
Imprensa: Nathalie Gasser
Fotos: Yohanne Lamoulère 
Conselho editorial: William Nuytens 

Uma produção Zirlib 

Com o apoio da Fondation d’entreprise Hermès, no âmbito do programa New Setting, e do Fundo SACD Théâtre.

Em co-produção com Théâtre Olympia, Centre dramatique national de Tours – Tandem Douai-Arras, Scène nationale, Festival d’Automne à Paris – Théâtre de la Ville, Paris – La Colline – Théâtre National, Châteauvallon, Scène nationale – Le Grand T, Théâtre de Loire Atlantique – Théâtre National de Bretagne – Théâtre du Beauvaisis – Scènes du Golfe – Vannes, La Scène – Musée du Louvre – Lens Résidences Le Quai – CDN Angers Pays de la Loire, la Ville de Grenay.

Este espetáculo é apoiado pelo Consulado Geral da França em São Paulo.