Programadores NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Confira quem são os programadores que acompanham a MITbr – Plataforma Brasil 2022 e quais festivais eles representam:

Alaôr Rosa
Arteviva Produções Artísticas – BRASIL

Alaôr Rosa, ator, produtor, diretor e curador. Iniciou nas artes cênicas em São Paulo, em 1980, com Paulo Betti, Miriam Muniz, Beto Martins e Antônio Abujamra. Desde 1986 reside e atua no cenário cultural do Distrito Federal.  

Sua inquietação, o tornou um artista múltiplo, com várias experimentações, passando pelas artes plásticas, cinema, música, teatro e dança. Dentre os projetos de sucesso estão Temporadas Populares (sete edições); CONAE – Conferência Nacional de Educação; Cerrado Sempre Vivo, com ações em todas as cidades do Distrito Federal; “O Guarani”, ópera de Carlos Gomes, com direção Joãozinho Trinta; I Festival Nacional da Juventude; Festival de Cinema de Brasília; I Festival Internacional das Artes de Brasília; Festival Internacional de Teatro de Brasília – Cena Contemporânea, onde trabalhou por 20 anos, na direção de produção e nos últimos quatro anos, também na direção artística. 

Na área musical destacam-se os projetos com os shows de Cássia Eller; Renato Matos; Ney Mato Grosso; Rita Lee; Tetê Espindóla; Renato Teixeira; Moraes Moreira; Chico César; Mestre Ambrósio; Zeca Baleiro; Lenine; Maria Bethânia; Daniela Mercury; Copa das Confederações; Fifa FanFest e outros. 

Diretor Artístico da Arteviva Produções desde 1987 e realiza os projetos continuados da Mostra de Interpretes Criadores, da Cia Alaya Dança (oito edições; Hilaridade Fatal – Festival do Bom Humor Brasileiro (três edições). 

Em 2021 criou e realizou o Travessia – Festival Internacional de Artes Performáticas. 

Arteviva Produções

A Arteviva Produções, empresa do cenário artístico brasiliense, fundada em 1987, com o objetivo de criar em Brasília uma infra-estrutura eficiente que respalde o encaminhamento de projetos de âmbito nacional e internacional, pautada pela seriedade na organização, dedicação ao trabalho e qualidade dos projetos apresentados.

Além da produção, preocupa-se em criar projetos de relevante importância para o desenvolvimento, nas áreas cultural, social, educacional e ambiental do Distrito Federal.

Alina Buchberger
Kampnagel - International Production House – ALEMANHA

Alina Buchberger (ela) é curadora de performance, linguagem e dança no Kampnagel – Centro Internacional de Artes em Hamburgo, Alemanha, com foco no feminismo queer, na prática ativista e na transferência de conhecimento nas artes, no teatro como espaço de política de memória antifascista, mudança institucional e reflexão crítica da canonização artística. Viveu em Portugal e França, estudou literatura, idiomas e teatro. Antes de se voltar para as artes cênicas, trabalhou na publicação de livros.

Kampnagel – International Production House

Kampnagel – Centro Internacional de Artes (Hamburgo, Alemanha) é um dos maiores espaços de produção cultural da Alemanha. A programação inclui performance, dança e teatro, conferências, shows e festas, artes visuais e arquitetura; conectando artistas locais, nacionais e internacionais, ativistas e pesquisadores.

Aline Olmos
Brasil Cena Aberta – BRASIL

Bacharel em artes cênicas pela Universidade Estaduais de Campinas (Unicamp), mestra em Artes da Cena pela mesma instituição e formada em Gestão Cultural no Centro de Pesquisa e Formação do SESC. Fez intercâmbio universitário duas vezes para a França (2010 – Universidade Sorbonne Nouvelle e 2014 – Théâtre du Soleil). Em 2016 realizou intercâmbio de aprofundamento artístico sobre o teatro indiano Kathakali, na Índia. Ministrou aulas regularmente no curso profissionalizante de Teatro do Conservatório Dramático de Tatuí e no Curso Técnico de Teatro do SENAC-SP. É integrante do coletivo  ultraVioleta_s onde atua como co-diretora artística e atriz. Participa da plataforma de internacionalização artística Brasil Cena Aberta (BCA) na qual atua como relações internacionais e assistente de curadoria.

Brasil Cena Aberta

O Brasil Cena Aberta, é uma inciativa que visa abrir caminhos e fomentar a discussão sobre novos modos de produção artística no país. Para isso, promove uma plataforma de internacionalização das artes cênicas brasileiras (dança, teatro e performance) que comporta um festival anual com a presença de programadores internacionais; idealiza, produz e seleciona artistas para residências artísticas nacionais e internacionais; realiza co-produções e atua como promotor de discussões urgentes para o setor. Criado em 2019 o BCA já realizou três edições e é idealizado e dirigido por Andrea Caruso e Ricardo Muniz.

Allen Moon
David Lieberman Agentes – ESTADOS UNIDOS

A carreira de Allen Moon nas artes cênicas passa pela experiência da apresentação, performance, gestão e produção. Moon trabalha faz vinte anos na David Lieberman Agentes, atualmente como Diretor de Turnês & Gerenciamento de Artistas para uma lista de grupos internacionalmente aclamados e trabalhando com centros de arte performática e festivais de todo o mundo.  A atual lista de turnês inclui Kronos Quartet, Circa Contemporary Circus, Los Angeles Master Chorale, Bang on a Can All-Stars, Brooklyn Rider, Spectrum Dance Theater, Indian Ink Theater Company, Eighth Blackbird, The Triplets of Belleville, Wild Up & Compagnia TPO.  Excursões anteriores incluem Merce Cunningham Dance Company, Meryl Tankard ‘s The Oracle, The Actors’ Gang, Richard Alston Dance Company, Diavolo e Tectonic Theater Project.  As regiões visitadas incluem os Estados Unidos, Canadá, Espanha, Alemanha, Itália, Brasil, Colômbia, Equador, Chile, México, Austrália, Nova Zelândia, Holanda, Alemanha, Bélgica, Japão, Áustria, Coreia do Sul e Hong Kong.  Como performer, Moon fez uma turnê nacional e internacional com a Mehmet Sander Dance Company e o Diavolo Dance Theater. 

David Lieberman Agentes

Apoiamos um elenco de excelentes artistas das artes cênicas cuidadosamente selecionado e de uma grande variedade de campos de atuação. Trabalhamos para tornar o diálogo significativo entre esses artistas e os apresentadores que os contratariam para trabalhar em seus palcos e em suas comunidades.

Atendemos instituições artísticas que focam principalmente em fazer novos trabalhos e que podem demandar apoio no desenvolvimento de estruturas administrativas dinâmicas e confiáveis para que seus projetos sejam devidamente realizados. Atendemos instituições apresentadoras reforçando seus desejos de envolver suas comunidades através das artes. Fazemos isso ao permitir que comuniquem claramente seus objetivos aos artistas e permitindo aos artistas também esclarecer suas agendas institucionais com os apresentadores. Nos empenhamos para que as conversas entre artistas e apresentadores sejam as mais transparentes e autênticas.

Andréa Alves
Sarau Agência - BRASIL

A carioca Andréa Alves fundou a Sarau Agência quando concluía seus estudos em jornalismo, nas Faculdades Integradas Hélio Alonso, e produção cultural, na Universidade Cândido Mendes. É autora de dois livros sobre ícones da música brasileira: “Tempos de Outrora – Vida e Obra de Babaú da Mangueira” e “O Samba é meu Dom” (Entrevistas com D Ivone Lara, Luiz Carlos da Vila, Monarco, Nelson Sargento, Walter Alfaiate, Wilson Moreira, e Xangô da Mangueira). O prazer pela música encostou no apreço pela escrita e pela história da cultura nacional. Junto a um lado bastante pragmático de organização e gestão, construiu uma trajetória sólida, alcançando reconhecimento no Brasil, com a idealização e realização dos espetáculos de maior sucesso de público e mais premiados nos últimos anos, tais como Gota D´água [a Seco], da obra de Chico Buarque e Paulo Pontes, com direção de Rafael Gomes; “Elza”, de Vinícius Calderoni, com direção de Duda Maia e todos os espetáculos da cia Barca dos Corações Partidos, “Gonzagão – A Lenda”, “Ópera do Malandro”, “Auê”, “Suassuna – O Auto do Reino do Sol” e o mais recente “Jacksons do Pandeiro”. Foi fundadora da Escola Portátil de Música, tendo sido diretora de produção e de planejamento. Atua como produtora fonográfica e mantém o Selo Sarau. Em 2018, o jornal Folha de São Paulo a procurou para fazer uma matéria sobre a originalidade e brasilidade de suas produções, que reinventaram o mercado de musicais no Brasil: http://bit.ly/AndreaFolhaSP_POR 

Anna Helena Polistchuk & Daniele Carolina Lima

Anna Helena Polistchuk é produtora cultural, pesquisadora na área de curadoria e internacionalização das artes cênicas. Está atualmente Analista de Atividades Culturais do SESI-SP, sendo curadora, programadora e produtora da programação do Centro Cultural FIESP e dos Teatros do SESI-SP no estado de SP.  

Daniele Carolina Lima é produtora e programadora cultural nos espaços culturais do Sesi-SP e no Centro Cultural Fiesp. Atualmente, integra a equipe das Artes Cênicas da instituição, atuando nos Núcleos de formação, Dramaturgia e Experimental de Artes Cênicas, e também nos projetos e na circulação de espetáculos teatrais.

SESI São Paulo 

O SESI-SP, na sua Gerência de Cultura, apresenta um vasto escopo de programas que promovem múltiplas experiências estéticas e com amplo repertório temático. Sua missão é fomentar a diversidade cultural, democratizar o acesso à arte e à informação, formar plateias e estabelecer o diálogo contínuo entre obra e público, comunidade e sociedade.

Bia Junqueira
Arquitetura do Efêmero / TEMPO_Festival – BRASIL

Artista interdisciplinar, curadora, diretora de arte, cenógrafa, consultora, diretora artística é sócia diretora do estúdio de criação e produção, Arquitetura do Efêmero.  Viveu onze anos na França, onde trabalhou com Bob Wilson, Tadeuz Kantor, Patrice Chéreau, Joseph Svoboda  e na Ópera de Paris. Desde seu retorno, vem criando obras e instalações sensoriais e recebendo indicações e prêmios no âmbito teatral e cinematográfico dentre eles pelo conjunto de suas obras realizadas em 2016 pelos prêmios APTR e Fundação Cesgranrio.  Representou o Brasil nas últimas Quadrienais de Praga 2015, 2019 e faz parte da curadoria para a de 2023. Lecionou na École Supérieure du Spectacle-Paris, coordenou cursos na Fundação Getúlio Vargas e ministrou na Funarte, SP Escola de Teatro, Academia Internacional de Cinema (AIC) e na EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas. Participou do Fórum Cultural Mundial 2004, e participa de simpósios e fóruns nacionais e internacionais em torno da curadoria, cooperação cultural, difusão e espaços de criação. Jurada do Prêmio Shell de Teatro de 2013 a 2019, integrou em 2013 e 2014, o júri internacional do Divine Komedy International Festival – Cracóvia, Polônia. Curadora no festival online RIOFESTIV.AL, criadora, diretora-geral e curadora do riocenacontemporanea e do TEMPO_FESTIVAL.

Arquitetura do Efêmero – nasceu como uma produtora especializada em desenvolver e realizar conceitos e projetos espaciais em diálogos com arte, arquitetura, a cena, e a imagem. As pesquisas e conceitos desenvolvidos em seus projetos e a relação com o público resultou na criação, realização e produção de projetos culturais e artísticos multidisciplinares, em consultorias, e a criar parcerias artísticas, institucionais, com outras produtoras e organizações. Entre eles, centro cultural francês FRAC LORRAINE, Janela para Mulheres, Adam Mickiewiicz Institute, Funarte, Sesc Rio, Canal Disney, Campanha Fome Zero. Propor novos conhecimentos, ferramentas, provocar encontros e experiências seja na criação ou para o público, são metas na realização e difusão de seus projetos. Como as Instalações Sensoriais dos Sintoclimas para o Green Nation Fest. O que a levou a prestar serviços na área de formação, no planejamento e coordenação de cursos como para a FGV- Fundação Getúlio Vargas. A empresa foi fundada por Bia Junqueira, ao retornar da França onde viveu e trabalhou com teatro, artes plásticas,  áudio visual e eventos por 11 anos e com quem mantém relações profissionais.

TEMPO_FESTIVAL – Criado em 2009, o TEMPO_FESTIVAL é o Festival Internacional de Artes Cênicas do Rio de Janeiro. A cada edição, os curadores e diretores Bia Junqueira, Cesar Augusto e Márcia Dias oferecem ao público a possibilidade de imersão no universo das artes, com a intenção de estabelecer um espaço para a difusão do conhecimento e tendências nas artes cênicas. Uma programação artística de alta qualidade, extremamente diversificada. A idéia é apostar na inovação da cena local e global, por meio de um diálogo entre manifestações artísticas, com destaque, para o teatro, a performance e a dança. Investir no “tempo de criação” –  processos, residências, coproduções, encontros, mesas, oficinas – e acompanhar o desenvolvimento artístico em todas as suas etapas: do pensamento à realização.

Carmen Mehnert
PLAN B - Creative Agency for Performing Arts – ALEMANHA

Carmen Mehnert nasceu em Lima, Peru, e possui mestrado em Ciências Teatrais Aplicadas pela Universidade de Giessen, Alemanha. De 1994 a 1999, foi chefe de organização do Int. Sommertheater Festival Hamburg, e de 1999-2000 chefe de organização e colaboradora de programação no Festival Theatreformen da World Expo em Hannover. De 2009 a 2018, foi diretora de programação de Artes Cênicas em Hellerau – Centro Europeu de Artes em Dresden. Em 2019, fundou a PLAN B – Creative Agency for Performing Arts em Hamburgo.

PLAN B – Creative Agency for Performing Arts

PLANO B – Agência Criativa para Artes Cênicas é um escritório de produção e distribuição, de Carmen Mehnert e Anne Schmidt, com sede em Hamburgo. A PLAN B media produções de diversos tamanhos de artistas de renome internacional e cria e produz projetos inovadores em todo o mundo. A PLAN B colabora com os artistas de acordo com as suas necessidades individuais, desde a criação de redes e distribuição até à organização e gestão de digressões. A PLAN B centra-se na internacionalização e está ativa na Europa e não só.

Celso Curi
RESIDE/FIT Pernambuco - BRASIL

Produtor, gestor cultural, tradutor e jornalista. Diretor da OFF Produções Culturais. Criador e Editor do “OFF Guia de Teatro”. Criador do Espaço OFF – espaço destinado a apresentações teatrais e musicais. Curador do FIT / Recife – Reside (desde 2018). Membro do Movimento Artigo Quinto.

RESIDE/FIT Pernambuco

A OFF Produções Culturais tem o seu foco na produção, circulação, intercâmbio de obras e artistas de vanguarda e novas linguagens. Nesses 30 anos a OFF tem executado e criado projetos em parceria com artistas e instituições dentro e fora do Brasil. Em 1996 criou o OFF Guia de Teatro, uma mídia impressa, de distribuição gratuita, que publica mensalmente uma lista detalhada das salas de espetáculos e suas programações. 

RESIDE.FIT/PE – Festival internacional de Teatro que tem como objetivo primordial a colaboração e formação, compartilhamento de  experiências e saberes, debates de  ideias e processos criativos, através de encontros de formação, apresentações e residências artísticas. 

Cynthia Margareth
Aflorar Cultura e FIMC - Festival Internacional De Máscaras Do Cariri – BRASIL

Cynthia Margareth é gestora cultural, atriz e fundadora da AFLORAR CULTURA. Articula grandes projetos, mobiliza  ações culturais por diferentes eixos regionais do Brasil, buscando integrar a potência da criação e produção como eixos estruturantes para a difusão das obras de diferentes territórios. 

Há 10 anos oferece ações e capacitação em produção cultural, através de palestras, cursos, residências em produção e organização de Seminários de Artes Cênicas.

Por 15 anos dedicou-se à coordenação de produção do LUME Teatro – Unicamp e à coordenação geral do Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas. 

Atualmente apresenta o solo desmontagem – cênica “4, 5, 4, 3 …Um passo por vez” integrando a sua atuação como produtora e atriz. Além de coordenar a produção de grandes projetos da idealização à implementação, através de editais, leis de incentivo, parcerias institucionais e financiamentos independentes. 

Aflorar Cultura e FIMC – Festival Internacional De Máscaras Do Cariri – BRASIL

A Aflorar Cultura nasceu em 15 de outubro de 2018, como um coletivo com foco na produção como eixo criativo, que impulsiona ações colaborativas, criação de redes, formação e coordenação de equipes de trabalho. Oferece ações e capacitação em produção cultural, através de palestras, cursos, residências em produção e assessoria para grupos. É fruto dos anos de dedicação de Cynthia Margareth por outros territórios, como coordenadora de produção do LUME Teatro e Diretora do FEVERESTIVAL – Festival Internacional de Teatro de Campinas. Atualmente integra e coordena equipes de produção de diversas ações e grupos nacionais e internacionais e representa grupos e festivais como o LUME Teatro (Brasil) e Grupo Cultural Yuyachkani (Peru) e o  “FIMC – Festival Internacional de Máscaras do Cariri” . O conceito da Aflorar Cultura é um coletivo de criação artística, de produção e capacitação cultural que visa o desenvolvimento de profissionais de diversas áreas artísticas através do aflorar das habilidades de cada indivíduo ou grupo de trabalho. O coletivo acredita em um olhar específico para práticas cênicas e em produção que despertam reflexões que se transformam em ações.

O FIMC – Festival Internacional de Máscaras do Cariri é um Festival bienal, que reúne grupos, pesquisadores e amantes em torno da temática máscara cênica. Idealizado pela gestora de cultura Dane de Jade, o festival tem parceria com o Festival de Máscaras de Quebec, no Canadá, o Mask’alors e o FIMBÓ – Festival Internacional da Bolonha/Itália.  Tem como objetivo desenvolver a troca de conhecimento entre os mascaramentos do Cariri com os de outros estados do Brasil e de países. Além disso, o FIMC também busca promover o engajamento das comunidades do Cariri na cultura local.

David Cabecinha
Alkantara Festival – PORTUGAL

David Cabecinha, co-director artístico do Alkantara, associação cultural dedicada às artes performativas sediada em Lisboa, Portugal. Licenciou-se em teatro, ramo actores, na Escola Superior de Teatro e Cinema. Trabalha regularmente nas artes performativas desde 2008, tendo colaborado com companhias de teatro como a mala voadora, e artistas como Dinis Machado, Rita Natálio e João dos Santos Martins. Trabalha regularmente em cinema com Jorge Jácome como co-argumentista, ator, produtor e assistente de realização.  Entre maio de 2016 e abril de 2017 assume a direcção artística do festival Temps d’Images Lisboa. Integrou a equipa do Alkantara em 2018.

Alkantara Festival

Alkantara é uma associação cultural sediada em Lisboa, Portugal, dedicada ao apoio de artistas e públicos na relação com ideias determinantes, na arte e na sociedade. O Alkantara Festival, promovido anualmente, junta pessoas à volta de projetos de dança, teatro, performance, festas e conversas sobre o trabalho de artistas de Portugal e de outros contextos. Como o seu antecessor, Danças na Cidade (1993-2004), o festival co-produz e apresenta artistas de Portugal e internacionais de diferentes gerações, sendo também um local importante de encontro entre profissionais. Ao longo do ano, no Espaço Alkantara, desenvolve ainda residências, pesquisas, encontros, workshops e outros programas públicos.

Dries Douibi
Kunstenfestivaldesarts – BÉLGICA

Dries Doubi (1990, Sint-Niklaas) tem nacionalidade belga-argelina e vive e trabalha em Bruxelas. Estudou artes visuais na Royal Academy of Fine Arts (KASK) em Ghent e seguiu o programa preparatório para mestrado em Filosofia na Vrije Universiteit Brussel (VUB). Desde 2017 é programador de artes cênicas no Beursschouwburg (Bruxelas), onde conceitua e organiza programas direcionados e minifestivais (The Future is Feminist, Mind The Gap, Poetic Practices). Desde 2012 é coprogramador e curador do Festival Bâtard, que apoia jovens criadores europeus em seu desenvolvimento artístico. Nos últimos anos esteve envolvido em inúmeros projetos e produções artísticas, tanto como curador (Lesfest, INFINI 1-15) quanto como dramaturgo (In Many Hands – Kate McIntosh, Mikado Remix – Louis Vanhaverbeke, Cuckoo – Jaha Koo).

Kunstenfestivaldesarts

O Kunstenfestivaldesarts é um festival internacional de artes dedicado às  criações contemporâneas: teatro, dança, performance, cinema e artes visuais. Acontece em maio de cada ano e dura três semanas, com apresentações em cerca de 20 teatros e centros culturais, bem como em espaços públicos em Bruxelas. O Kunstenfestivaldesarts compreende uma seleção de obras criadas por  artistas belgas e internacionais: projetos novos em evidência que traduzem as visões pessoais que os artistas têm do mundo, trazendo-os a públicos preparados para desafiar e ampliar suas perspectivas. O Kunstenfestivaldesarts é um festival  urbano cosmopolita. Parte de uma complexa rede de comunidades, serve para aumentar a porosidade das divisões territoriais, linguísticas e culturais. A cidade é um ambiente por excelência para vivenciar um evento tão multifacetado. O Kunstenfestivaldesarts acontece em Bruxelas, a única cidade belga habitada pelas duas maiores comunidades linguísticas do país. Diversas instituições de língua flamenga e francesa fazem parte do projeto. Fundamentalmente pensado como um projeto bilíngue, o festival contribui para incentivar o  diálogo. A Kunstenfestivaldesarts também realiza uma série de  encontros  e oficinas junto à sua programação que visam colocar esse projeto artístico no coração da cidade, inspirando as pessoas que ali vivem.

Fabio Pascoal & Marianne Consentino
Festival de Teatro do Agreste – BRASIL

Fábio Pascoal

É idealizador, produtor e curador do Festival de Teatro do Agreste (FETEAG), e coordenador pedagógico do Curso de Iniciação Teatral mantido pelo Teatro Experimental de Arte (TEA), Grupo em atuação permanente desde 1962, na cidade de Caruaru, Pernambuco. É membro participante do rol dos programadores internacionais de dança na plataforma digital Mercadança.

Marianne Consentino

É artista-docente e curadora do Festival de Teatro do Agreste (PE). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Artes e coordenadora do Curso de Teatro – Licenciatura, da Universidade Federal de Pernambuco.

Festival de Teatro do Agreste (FETEAG)

Criado em 1981, na cidade de Caruaru, Pernambuco, foi idealizado como ferramenta de promoção e difusão da cultura teatral no âmbito escolar, contribuindo com as políticas públicas de democratização do ensino e prática de atividades artísticas entre o alunado da rede de ensino formal. Posteriormente, em 2004, incluiu em sua grade uma Mostra Profissional buscando estabelecer uma conexão local com a produção contemporânea em artes cênicas no mundo.

Federico Irazábal
FIBA - Festival Internacional de Buenos Aires – ARGENTINA

Nascido em 1974, Federico Irazábal obteve o MBA em Artes Cênicas na Universidade de Buenos Aires. Como crítico de teatro, trabalhou na imprensa, rádio e televisão. Atualmente, dirige Funambulos, uma revista sobre teatro, e seus trabalhos são publicados no La nación, um dos principais jornais argentinos, bem como na Los inrockuptibles, o local da prestigiada revista Les inrockuptibles. Anteriormente, publicou em vários jornais e revistas, incluindo El cronista, Magazine literario, El atajo, Vea más. Na rádio, ele co-apresentou El refugio de la cultura, Funámbulos. Los viudos de la certeza e Náufragos. Na televisão foi apresentador do espetáculo Ciudad Cultura e atualmente é crítico de teatro em Liliana de regreso, papel que já desempenhou antes em outros espetáculos, incluindo El refugio de la cultura e Tomá nota.

Ele publicou os livros El giro político. Una introducción al teatro político en el marco de las teorías débiles [A Virada Política. Uma Introdução ao Teatro Político no Contexto das Teorias Fracas/Enfraquecidas], Por una crítica deseante. De quién, para quién, qué, cómo [Por uma crítica desejante. De quem, para quem, quem, o que, como] e Teatro Anaurático. Espacio y representación después del fin del arte [Teatro Anaurático. Espaço e Representação após o término das Artes]. Foi também Chefe Editorial do Festival Internacional de Teatro de Buenos Aires (FIBA).

Em pesquisa, participou do Centro de Investigação em História e Teoria Teatral do Centro Cultural Rector Ricardo Rojas e foi Coordenador das Jornadas Nacionais de Teatro Comparado da Universidade de Buenos Aires. Em 1999 foi contemplado com uma bolsa de estudos do Fundo Nacional das Artes e, em 2001, com outra do Instituto Nacional do Teatro. Publicou vários artigos nas revistas acadêmicas Teatro al sur, Teatro San Martín, Puentes e em vários livros, incluindo Poéticas argentinas del siglo XX, Micropolítica de la resistencia de Eduardo Pavlovsky, Nuestras actrices (I, II e iii), Samuel Beckett en la Argentina, Cuadernos de historia y teoría teatral, Escenas interiores.

Atualmente leciona no programa local da California Pepperdine University (EUA), na Universidade de Buenos Aires e é Diretor Artístico do FIBA (Festival Internacional de Buenos Aires).

FIBA – Festival Internacional de Buenos Aires

A FIBA se coloca como uma ferramenta fundamental para acompanhar e incentivar os artistas a criar no âmbito de uma etapa pandêmica. Para tanto, foram geradas propostas de palco e performativas de diferentes magnitudes sob diferentes formatos, sendo apresentadas como conteúdo cultural de consumo para os bairros da Cidade de Buenos Aires, bem como fonte de trabalho e recuperação para grande parte do setor.

Após um 2020 atravessado por medidas como isolamento e distanciamento social, as artes performativas tornam-se um vetor central para a recuperação de instâncias sociais e artísticas que haviam sido postas em espera, mas sempre atendendo às novas necessidades e perspectivas.

Por isso, atenta ao que se passa e fomentando a lógica do Festival, esta edição busca acompanhar o redesenho do dispositivo teatral, produções site-specific, jogando com as alternativas oferecidas pelos diferentes espaços da Cidade de Buenos Aires, vários espaços ao ar livre e uma grande quantidade de espaços não convencionais, sempre obedecendo às medidas de distanciamento social. Uma enorme quantidade de conteúdo ao ar livre e em teatros independentes, tanto públicos quanto privados, sempre respeitando o distanciamento social e os protocolos de saúde em vigor.

FIBA é o primeiro grande festival no cenário cultural argentino a retornar com novas formas de abordar as artes cênicas presenciais e uma forte aposta pela virtualidade, com propostas que chegam a todo o país em um contexto tão incomum.

Fernando Zugno

Graduado em teatro pelo Teatro Escola de Porto Alegre – TEPA – em novembro de 2005; Graduado em Comunicação Social, especialização em jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS – em agosto de 2010. Desde 2006 é produtor do festival internacional de artes cênicas, Porto Alegre em Cena, pro qual faz a programação desde 2012 e do qual é diretor desde 2017. De 2017 a 2020 foi coordenador de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Em 2012 abriu a produtora Artworks Produções, encarregada de montar espetáculos de teatro, dança e música, circular com essas e outras produções e criar ações de artes cênicas com espetáculos de diversas origens. Montou obras como Inimigos de Classe de Nigel Williams, Marxismo, Ideologia e Rock’n’roll de Tom Stoppard, O Lugar Escuro de Heloisa Seixas. Trabalhou com a Cia. Brasileira de Teatro de Marcio Abreu, Sarau Produções e eventos como Canoas Tango, Canoas Jazz, concerto de Bibi Ferreira e Elza Soares e a estreia da Godspell, a Esperança. Nos últimos anos participou de festivais, seminários e reuniões na Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Australia, Peru, Chile, Argentina, Colômbia e Estados Unidos.

CANARD Produções – BRASIL

Canard é uma realizadora de projetos artísticos ligados às artes contemporâneas, nas suas diversas linguagens circulando especialmente entre performance, música e artes visuais. É responsável pela idealização e produção de publicações como e revista anual de arte Corpo Futuro que surgiu em 2020, em meio a pandemia, afim de proporcionar um espaço de debate entre diversos artistas e pesquisadores científicos a cerca das relações entre humanidade e natureza para refletir sobre possibilidades dos nossos corpos habitarem o futuro. Corpo Futuro é um festival de obras de arte impressas. Também está lançando uma Mostra Internacional de Arte Contemporânea de Porto Alegre que busca programar trabalhos artísticos que borrem as fronteiras entre teatro, dança, performance, música e artes visuais. Sua edição de lançamento irá ocorrer em agosto de 2022 e, a partir de 2023 irá ocorrer sempre entre março e abril de cada ano. Hoje, Fernando Zugno, diretor da Canard, também é curador do Canoas Jazz, Virada Sustentável de Porto Alegre, Museu de Arte Contemporânea 4D de Porto Alegre, entre outros eventos e instituições das artes.

Gabriel Zayat
El Cultural San Martín – ARGENTINA

Gabriel Zayat é formado pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires e, paralelamente a seus estudos acadêmicos, iniciou sua formação em artes cênicas, primeiro como ator e depois como produtor em teatro e performance. Trabalhou com alguns dos principais diretores da cena de Buenos Aires, em diferentes papéis. Hoje, trabalha como programador do Centro Cultural San Martín do Ministério da Cultura da Cidade, coordenando e gerenciando a programação em artes cênicas e performáticas, cinema e artes visuais.

El Cultural San Martín

Ao longo de sua história, a El Cultural San Martín se destaca como uma instituição inovadora, ampla, diversificada e inclusiva, com uma forte mística pluralista e multicultural.

O Cultural é um espaço particular com uma ligação muito especial com a cultura independente, que produz experiências únicas nas artes cênicas, pois somos motivados pela experimentação e trabalhamos com formatos que dificilmente podem ser vistos em outras salas da Argentina. Portanto, nosso interesse gira em torno de grande parte do que é criado aqui, então transcende para El Cultural. 

Aqui também florescem as experiências mais heterogêneas em dança, música, cinema, literatura e cultura digital. Trabalhamos em conjunto com os artistas do nosso país e de diferentes partes do mundo, oferecendo-lhes espaços que permitem criações muitas vezes únicas e irrepetíveis. O Cultural proporciona acompanhamento, pois isso não é feito em outros espaços da Cultura. Nosso modelo de coprodução permite que cada pessoa que vem compartilhar sua arte receba atenção abrangente: desde as amplas possibilidades oferecidas por nossas salas não convencionais até o apoio em cada área de produção e comunicação.

El Cultural também é um Centro de Pensamento e Expressões Contemporâneas. Prova disso são as Residências Artísticas iniciadas no ano passado e que, em alguns casos, farão parte do programa 2022 e 2023. Essas Residências foram concebidas para que os artistas tenham um espaço de contêineres para pesquisa, experimentação e inovação, que concluem em propostas que reflitam sobre a arte, a fim de cumprir nosso objetivo principal: a promoção da cultura em todas as suas formas.

Geoffroy Faribault
Nadère Arts Vivants – CANADÁ

Após anos de experiência como cantor e guitarrista, como Maître D do renomado Cabaret Lion d’Or em Montreal, e como assistente dos diretores do Grupo RUBBERBANDance, Geoffroy Faribault é atualmente chefe de desenvolvimento internacional da Nadère Arts vivants, uma empresa interdisciplinar que ele fundou junto a Andréane Leclerc em 2013. Seu objetivo é construir colaborações de longo prazo com apresentadores, gerentes e trabalhadores culturais com ideias semelhantes. É apaixonado por facilitar encontros interculturais entre artistas, produtores, apresentadores e públicos, por meio de apresentações, colaborações, workshops e outros eventos artísticos. Geoffroy viaja internacionalmente para participar de festivais e conferências, incluindo IETM, IPAM, ENARTES, PAMS, CINARS, e garantiu turnês da Nadère Arts Vivants para Canadá, EUA, França, Itália, Espanha, Dinamarca, República Tcheca, Brasil, Uruguai e Egito.

Nadère arts vivants 

Através de uma abordagem interdisciplinar, Nadère arts vivants cria peças performativas, coreográficas, dramatúrgicas e circenses, inovadoras e singulares que questionam ativamente a forma e o gênero. Nadère contribui para o avanço e a influência da arte ao vivo tanto em Montreal quanto internacionalmente, concentrando-se em pesquisas fundamentais e incentivando colaborações artísticas incomuns. Sob a visão artística de Andréane Leclerc, fornece uma plataforma de testes independente, nascida de uma abordagem experimental não conformista, aberta a outras práticas artísticas. 

A empresa interdisciplinar Nadère arts vivants foi criada em 2013 para apoiar a visão de Andréane Leclerc, colocando a pesquisa fundamental em novas práticas corporais no centro de sua missão. Desde então, as obras de repertório de Andréane Leclerc – Nadère arts vivants foram apresentadas em cinco continentes, incluindo Montreal (La Chapelle), Rouyn-Noranda (Musée d’Art de Rouyn), Cairo (Festival D-CAF), Tóquio (Seleção Oficial da TPAM), Florença (Fabbrica Europa), Olot (Sismogràf), Tenerife (Tetro Lleal), Copenhague (Teatre RePublique), Paris (La Briqueterie), Guadalajara (Festival Internacional de Danza Contemporánea Onesimo Gonzalez), São Paulo (Circos), Montevidéu (FIDAE), Nova York (Skirball Center), para citar alguns. O repertório possui 6 grandes obras, incluindo a performance in situ Di(x) parue (2009), o solo interdisciplinar Cherepaka (2011), a peça curta Mange-Moi (2013), a criação interartística com Dany Desjardins Sang Bleu (2018), a peça em grande escala The Whore of Babylon com The Tiger Lillies (2015-2020) e a atual criação transdisciplinar À l’est de Nod (2022)Andréane oferece masterclasses em contorção, escrita cênica contemporânea ou abordagem artística da Colômbia até o Japão, através do México e da Itália, e, claro, para a comunidade artística de Montreal de Tio’tia:ke. Ao mesmo tempo, Nadère arts vivants está desenvolvendo um acampamento artístico além de um acompanhamento e programa de residência. Em outubro de 2020, a Nadère Arts Vivants produziu o evento em Montreal da IETM Multi Locations.

Giovana Soar
Festival de Teatro de Curitiba – BRASIL

Giovana Soar, é atriz, diretora, programadora e tradutora. Possui bacharelado em Artes Cênicas, pela PUC/PR, desde 1991, com habilitação em Direção Teatral. Fez licenciatura e mestrado em Teatro, na Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle. Tem formação e cursos de especialização em atuação, roteiro e direção teatral. Atuou como interprete e assistente de inúmeros diretores franceses, dentre eles: Claude Regy, Georges Lavaudant, Sotigui Kouiaté, e Benoît Lambert. Como tradutora de francês integra o quadro de tradutores da Maison Antoine Vitez, da França. Tem inúmeros textos editados no Brasil. Entre 1999 e 2002 foi membro da equipe de Programação do Teatro Alfa de São Paulo. Entre 2003 e 2006 foi idealizadora da Mostra Coletiva de Teatro, dentro do Fringe no Fesival de Curitiba. É Diretora Artística da Mostra Novos Repertórios, mostra de teatro Curitibano, desde 2017. Desde 2017 é também Curadora e Coordenadora da Mostra Interlocuções dentro do Festival de Teatro de Curitiba.

Festival de Teatro de Curitiba

O Festival de Curitiba começa como um presente de aniversário para a cidade em 1992 e inaugura um capítulo brilhante no calendário da cultura brasileira. Desde então promove o encontro das artes com o entretenimento na capital do Paraná e reforça a cada edição a marca de maior Festival de artes cênicas da América Latina. Em 1998 inaugura a Mostra Fringe, um espaço aberto, democrático e sem curadoria que recebe companhias artísticas do Brasil e do mundo que vêm ao Festival em busca de visibilidade, audiência e crítica especializada. O Festival hoje é composto por diversas Mostras, como o Interlocuções, Mish Mash, Risorama, Guritiba e Gastronomix. A Direção Geral do Festival é de Leandro Knopfholz, e a Direção Artística assinada por Fabíola Passini. A Curadoria da Mostra Oficial é composta por convidados, dentre os artista e pensadores do teatro no Brasil, que se alternam com frequência, ao longo deste 30 anos de história.

Grazi Medrado
Festival de Arte Negra – Secretaria de Cultura de Belo Horizonte - BRASIL

Pós-graduanda em Gestão Estratégica de Pessoas e com formação em Tecnologia de Eventos, atua como diretora criativa, assessora, curadora, programadora, consultora de projetos e pesquisas com recorte étnico-racial, analista de projetos culturais, júri, produtora cultural, locutora e atriz. Realiza trabalhos com diversos artistas, grupos e coletivos de teatro, música, dança, arte urbana, audiovisual e performance. Integrou o júri do 1º Festival da Música de Itabirito/MG (2021), a curadoria do 10º Festival de Arte Negra FAN-BH (2019), a comissão de seleção de espetáculos locais do FIT-BH (2018), e participou do júri do Festival ¼ de Cena de Brasília (2017). É articuladora da segundaPRETA – movimento-território-quilombo – um espaço de reflexão, debate, prática artística, fabulações e outras histórias. É coautora e produtora do espetáculo “violento.” e recentemente dirigiu o documentário de mesmo nome. Atualmente está Diretora de Desenvolvimento e Articulação Institucional na Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte (SMC).

Festival de Arte Negra de Belo Horizonte

O Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN BH, instituído pela Lei nº 10.919, de 17 de março de 2016, é parte integrante da política pública de cultura do município, considerado um dos maiores eventos dedicados à valorização e à difusão da arte de matriz africana na América Latina. Suas referências articulam as raízes ancestrais dessa cultura às expressões da sua contemporaneidade, dedicando-se a fortalecer as matrizes tradicionais africanas, que são de alguma forma ainda preservadas, e aquelas resultantes do contato com outras culturas.

Com periodicidade bienal, o Festival compreende uma ampla programação cultural, marcada pela diversidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas, grupos e pesquisadores da arte e da cultura negra. Desde 1995, atua como um importante instrumento para valorização de manifestações culturais diversas, impulsionando a formação da rede de um mercado local e fomentando a inserção de artistas da cidade em variados circuitos culturais.

Ao longo de sua trajetória, o Festival tem se consolidado como um importante fórum de encontro entre artistas locais, nacionais e internacionais para compartilhar ideias, procedimentos, perspectivas e técnicas sobre a Arte Negra. A programação é gratuita e composta por atividades de formação, ações reflexivas, intercâmbios, apresentações artísticas, exposições e mostra de filmes, além de encontros no OJÁ – Mercado das Culturas, espaço que conta com empreendedores de arte, artesanato, culinária, literatura, moda e beleza. 

Além disso, o caráter internacional da programação do Festival corrobora com a formação e com intercâmbios artísticos, e consolida o nome de Belo Horizonte na realização de eventos mundiais do gênero, conectando a produção artística e cultural da cidade às diásporas negras do mundo.

Secretaria de Cultura de Belo Horizonte

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) é órgão gestor do Sistema Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Compete à Secretaria planejar, organizar, dirigir, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do Município em cooperação com os demais entes federados e com os diferentes segmentos culturais, formulando políticas culturais democráticas, transversais, participativas, transparentes e descentralizadas; garantindo o pleno exercício dos direitos culturais, a universalização do acesso à cultura e à diversidade cultural e étnico-racial. Além disso, tem como responsabilidade a proteção do patrimônio cultural material e imaterial, por meio da coordenação da política municipal de arquivos e memória, fomento à pesquisa e a formação em artes, cultura e gestão cultural. 

Integra sua estrutura a Fundação Municipal de Cultura – FMC, cabendo a SMC a gestão do Fundo Municipal de Cultura, o Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte – FPPC-BH, tendo em sua área de competência o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte – CDPCM; Conselho Municipal de Política Cultural – Comuc e a Câmara de Fomento à Cultura Municipal – CFCM. 

A Fundação Municipal de Cultura – FMC é responsável pela gestão de 32 unidades, entre bibliotecas, centros culturais, centros de referência, arquivo público, cinema, museus e teatros, distribuídas por todas as regionais do município, onde são oferecidas atividades de formação, fomento e difusão artística e cultural. A Escola Livre de Artes Arena da Cultura, vinculada à FMC, promove ações de formação em sete áreas artísticas, contemplando pessoas de todas as faixas etárias, nas nove regionais da cidade. Realiza também eventos referenciais como o Festival de Arte Negra – FAN-BH,  o Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH, o Festival Literário Internacional – FLI-BH, o Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ-BH, Descontorno Cultural, Circuito Municipal de Cultura e a Virada Cultural de Belo Horizonte.

Guylherme Almeida
Festival Ibero-americano de Artes Integradas – BRASIL

Guylherme Almeida é curador e produtor cultural. Especialista em atrair multidões, recebeu o convite da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal para compor a curadoria de diversos eventos estratégicos, como: Reveillon de Brasília, Carnaval de Brasília e Aniversário de Brasília. Juntos, os eventos mencionados acima atraíram mais de 1 milhão de pessoas.

Na produção cultural, já conduziu mais 65 eventos nos cargos de produtor executivo, coordenador de produção, descentralização e mobilização de grandes eventos e instituições, como: Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Setor Carnavalesco Sul, Bloco Sereias Tropicanas, Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, Musicar – Festival de Música Infantil, Curta Brasília – Festival Internacional de Curtas Metragens, entre outros.

Atualmente, assina a direção artística do Festival Ibero-americano de Artes Integradas de Brasília e da Mostra Internacional de Teatro do Fundão.

FIAIB – Festival Ibero-americano de Artes Integradas

Apresentado pelo Banco do Brasil, o FIAIB – Festival Ibero-americano de Artes Integradas estreia em Brasília, Capital Ibero-americana da Cultura 2022. Em sua 1ª edição, que acontece de 21 de junho a 02 de julho, o público poderá experimentar dinâmicas que unem artes cênicas, cinema, dança e música com mais de 100 atrações, nacionais e internacionais, ao longo dos 12 dias de evento. O projeto é financiado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal através do Fundo de Apoio à Cultura do DF.

 

Hanna Parry
Baltic Circle Festival – FINL NDIA

Hanna Parry é diretora artística do Baltic Circle International Theatre Festival desde 2019. Ela trabalhou em vários festivais multidisciplinares na Finlândia, Reino Unido e EUA. Hanna trabalhou como produtora sênior do Baltic Circle Festival entre 2014 e 2018 e como curadora e produtora no Cirko – Center of New Circus entre 2016 e 2019. Ela é responsável pela criação do programa sazonal do Cirko e pelo Cirko Festival, o maior festival de circo dos países nórdicos. Entre 2012 e 2016 foi produtora no Helsinki Festival com foco em espetáculos de larga escala e eventos em espaços públicos. Entre as organizações com as quais colaborou se incluem por exemplo: LIFT (Londres), American Realness (New York), DocPoint Documentary Film Festival and Tero Saarinen Company. Possui mestrado em estudos teatrais pela Universidade de Helsinki.

Baltic Circle Festival

Sobre o Baltic Circle Festival: Baltic Circle é um festival internacional de teatro contemporâneo realizado anualmente no mês de novembro em Helsinki. Sua próxima edição se dará de 20 a 28 de novembro de 2020. O festival traz intensidade à cidade, se posiciona sobre questões urgentes e incita o diálogo.

O Bartic Circle acredita no poder estético e afetivo da arte e no poder social e político da performance. Os trabalhos vistos no festival se relacionam com os fenômenos e questões cruciais de nossos tempos e buscam por novas formas em artes cênicas e modos de produção. Para além da produção do festival, o Baltic Circle participa ativamente em networking tanto na Finlândia como internacionalmente, se envolve em iniciativas pedagógicas, publicações, organiza residências e intercâmbios artísticos, auxilia na construção da cena independente de artes cênicas influenciando políticas culturais locais.

Hector Herrera
Festival Emilio Carballido – MÉXICO

Héctor Herrera é um gestor cultural dedicado ao teatro e às artes. Atualmente é diretor da revista Tramoya da Universidade de Veracruz; e diretor-fundador do “Festival Emilio Carballido” no estado de Veracruz. A revista foi recentemente nomeada pelo CELCIT (festival ibero-americano de teatro em Cádiz, Espanha). De 1988 a 1991, dedicou-se ao estudo e treinamento na escola de dança contemporânea do Ballet Nacional do México, depois estudou na Escola Martha Graham, em Nova York. Mais tarde, de 2000 a 2002, viajou para Bubhaneshwar, na Índia, para participar do workshop de verão Odissi Dance.

Pelo mundo Héctor Herrera tem colaborado, bem como dançarino, coreógrafo e diretor de vários teatros, e recentemente recebeu o diploma de bacharel em Teatro.

Em 2018 editou e compilou o livro Emilio Carballido, de 2011 a 2014 foi diretor do Teatro Estadual de Veracruz.

Festival Emilio Carballido

O Festival Emilio Carballido, dirigido por Héctor Herrera, é um projeto cultural que oferece uma ampla gama de atividades artísticas e acadêmicas, com o objetivo de alcançar a população das diferentes camadas sociais do estado de Veracruz através da apresentação de peças, livros, revistas e oficinas relacionadas às artes cênicas.

O Festival de Teatro de Carballido posicionou-se como um espaço para o encontro das Artes Cênicas no mundo, que abrirá suas portas para divulgar os destaques nacionais e estrangeiros dessa área artística. 

O festival contou com atores de carreiras reconhecidas e de companhias como a Catherine Delattres Company da França, Avante Group dos EUA, University Theater da Costa Rica, National Opera Company de Pekin, Lie Counters do Brasil e Natsu Nakajima do Japão. 

http://cultura.uanl.mx/premio-nacional-de-dramaturgia-emilio-carballido-2022/

Iva Horvat
Art Republic – ESPANHA

Iva é professora universitária de Cinesiologia, dançarina, coreógrafa e diretora de palco em dança e teatro. A ART REPUBLIC é a agência para estratégias e mobilidade nas artes cênicas, fundada e dirigida em conjunto com Elise Garriga. 

Mentora e professora em gestão e distribuição. Professora convidada na HKU, Hogeschool voor de Kunsten Utrecht. Principal mentora no Programa de Desenvolvimento de Produtores do Grand Theatre Groningen. “Como internacionalizar suas estruturas de projetos e estratégias nas artes cênicas” é um workshop compartilhado por ela em Santiago a Mil (Chile), Santiago Off (Chile), Dramatic Arts Center (Irã), Institut del Teatre (Espanha), HKU (Holanda), Glej Theatre (Eslovênia), Danseu Festival (Espanha), Scena Europa (Itália), COPRODAC (México), Dferia (Espanha) ArteCale (Espanha), MIT (Brasil), Athens and Epidaurus Festival (Grécia), FITEI (Portugal), IETM (Portugal), IETM (Ucrânia), Cena Contemporânea (Brasil), CAMBIO festival (Brasil), Porto Alegre em Cena (Brasil), TEMPO festival (Brasil), FIAC (Brasil),  SIN Cultural Centre & MU Theatre (Hungria), Teatros del Canal (Espanha), Kunstenfųdesarts CIAS (Bélgica), Grand Theatre Groning (Holanda), Nau Ivanov ( Espanha), Teatro Abadía Madrid ( Espanha).

Art Republic

Especializada em estratégias criativas e conexões para circulação e turnês na área das artes cênicas

Apenas projetos artísticos originais – relevantes – inovadores.

Com agilidade e intuição.

Sem resultados apressados, sem vendas forçadas. sem papel. sem DVD.

Acreditamos em relacionamentos fortes e de longo prazo, baseados na transparência e na confiança.

Hora de nos encontrarmos e conversarmos pessoalmente.

Sempre ávidos de aprender, compartilhar e ensinar.

Desejamos e nos movemos com paixão. viciados em beleza de todas as formas.

É sobre pessoas.

Vamos re-pensar, re-fletir, re-lacionar e colocar em prática. juntos.

Julia Gomes

Julia Gomes colabora com a programação do Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, SESC (Serviço Social do Comércio), Consulado Francês de São Paulo, entre outros. Em 2011, ela foi premiada com o título de “Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres” pelo Ministério da Cultura e Comunicação da França.

Jurgen Berger
ADELANTE Festival – ALEMANHA

Jürgen Berger estudou literatura alemã e ciência política na Universidade de Heidelberg. Ele escreve como crítico de teatro freelance para o Süddeutsche Zeitung e Theatre Heute. Foi membro de longa data do júri do Berlin Theatretreffen and Mülheim Playwrights’ Prize, e faz parte do júri do Prêmio Osnabrück Playwrights desde a sua criação em 2013. Em 2017 e 2020, foi curador do Festival Ibero-Americano de Teatro ¡Adelante! em Heidelberg. É professor na Akademie für Darstellende Kunst Baden-Württemberg. Desde 2008, dirigiu sete produções teatrais internacionais como autor e gerente de produção com teatros na América do Sul e Ásia em cooperação com o Staatstheater Karlsruhe e o Munich Residenztheater. Seu próximo projeto lida com pessoas transgênero e estreará em Bangkok e Munique no outono de 2022.

ADELANTE Festival – ALEMANHA

¡Adelante!

Em fevereiro de 2017, o Teatro Heidelberg foi palco do primeiro festival ibero-americano ¡Adelante! O festival de uma semana reuniu artistas ibero-americanos que responderam aos problemas sociais e políticos de seus países com poderosos projetos estéticos, questionando assim as relações entre a América Latina e a Europa em termos de conteúdo e estética. Com esta primeira edição do festival, o Teatro Heidelberg tornou-se rapidamente um dos parceiros europeus mais importantes no cenário cultural da América Latina. A segunda edição do festival decorreu de 1 a 8 de fevereiro de 2020. Mais uma vez, ¡Adelante! apresentou apresentações de convidados excepcionais da América Latina. Com Bolívia, Equador e Venezuela, três países estão representados nesta série, que – quase desconhecidas na Europa – são apresentadas pela primeira vez na ¡Adelante! como novas descobertas do festival. Argentina, Cuba e Brasil completam o programa.

Como festival internacional, ¡Adelante! é uma tentativa modelo de abrir o sistema de teatro alemão, buscar cooperação com grupos de teatro internacionais e independentes e ajudar a moldar o futuro do teatro a longo prazo. Em fevereiro de 2024 haverá a terceira edição do ¡Adelante!. Com o apoio dos curadores Ilona Goyeneche (México) e Jürgen Berger (Alemanha), a equipe do festival do Teatro Heidelberg está iniciando a busca por importantes produções teatrais na América Latina e espera que após os meses de pandemia haja novamente um encontro entre os criadores de teatro da América Latina e da Europa.

https://www.adelante-festival.de/de/

Márcia Dias
Buenos Dias Projetos e Produções Culturais – BRASIL

Diretora da Buenos Dias, é Especialista em Leis de Incentivo à Cultura e Esporte, analisa e elabora pareceres sobre as modificações e aprimoramentos da legislação, contribuindo para o desenvolvimento do setor cultural e esportivo. Recebeu os Prêmios de melhor produção – APCA, APTR, Mambembe, Moliere, Sharp e Shell.  

Buenos Dias Projetos e Produções Culturais

Há 30 anos, a Buenos Dias realiza projetos artísticos, culturais e esportivos, nacionais e internacionais. Principais trabalhos: TEMPO_FESTIVAL, a coprodução de Elis, a Musical; a Stock Car, parceria com a Vicar Brasil, e, atualmente, realizando a coprodução dos espetáculos musicais Clube da Esquina – Os sonhos não envelhecem e Los Hermanos – Para viver de amor.

Marcos Alexandre
nstituto Odeon / FIT-BH - BRASIL

Marcos Antônio Alexandre é Professor Titular da UFMG, onde atua na graduação e na pós-graduação do curso de Letras e ministra disciplinas no curso de Teatro. É bolsista do CNPq –Nível 1C, integrante cofundador do Mayombe Grupo de Teatro (1995), Coordenador do CEA – Centro de Estudos Africanos da UFMG, do NEIA – Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade da FALE-UFMG, dos projetos extensão “Contos de Mitologia”, “Skené Trágica: entre a medida e o excesso” e “Literatura Afro-brasileira em Foco”. Realizou pesquisas de pós-doutorado sobre “Teatro Negro”, no ISA – Havana e no PPGAC, da UFBA (2008-2009), e sobre “Alteridades e Performance”, no Instituto Hemisférico de Performance e Política das Américas – NYU e no NEPPA – PPGAC – Unirio (2017-2018). É crítico colaborador do Site Horizonte da Cena e Membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro (IACT-AICT). Publica e desenvolve pesquisas sobre literaturas hispânicas, performance, teatro latino-americano e teatro negro. Entre os livros publicados e organizados, destaca-se: O teatro negro em perspectiva: dramaturgia e cena negra no Brasil e em Cuba (Malê, 2017).

Instituto Odeon

O Instituto Odeon é uma associação privada de caráter cultural, sem fins lucrativos, que tem a missão de promover a gestão e a produção cultural e artística de excelência, em diálogo com a educação, agregando valor público para a sociedade. O Instituto foi formado a partir de uma ampliação da Odeon Companhia Teatral, organização criada em 1998. Entre 2012 e 2020, foi parceiro da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro na gestão do Museu de Arte do Rio – MAR, e gestor do Theatro Municipal de São Paulo entre 2017 e 2020, por meio de um termo de colaboração junto ao município de São Paulo.

Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte

Realizado pela primeira vez em 1994, o Festival Internacional de Teatro, Palco & Rua de Belo Horizonte – FIT BH alcançou, desde sua origem, excelente recepção junto à população belo-horizontina, indo ao encontro da forte vocação da cidade para o teatro de grupo e a experimentação artística.

Sua relevância foi reiterada em 31 de janeiro de 2008​, por meio da Lei 9.517​,​ ​que ​instituiu ​o FIT BH ​​como ​evento oficial a ser realizado bienalmente pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.​

Desde a sua primeira edição, o Festival trouxe a Belo Horizonte grupos e artistas de 45 países diferentes, contemplando produções de todos os continentes, e gerou grande impacto sobre a dinâmica cultural da cidade. Com uma programação ampla e diversificada, o FIT BH ocupa teatros, ruas, praças, parques e espaços alternativos da cidade.

Hoje, consolidado como um dos mais importantes festivais internacionais de teatro do país, com grande repercussão internacional, segue aliando qualidade artística e multiplicidade de linguagens, operando sobre diferentes eixos de ação e valorizando a difusão, a formação, a reflexão e o intercâmbio. 

Maria Siman
Instituto Evoé - BRASIL

Maria Siman é produtora cultural e curadora de artes cênicas e música. Desde 2019 é responsável pela programação artística do Instituto Evoé,  gestor  dos Teatros Riachuelo e Prudential no Rio de Janeiro. Além da programação dos Teatros, desenvolve projetos como festivais de Teatro, Música e Dança para ocupação dos espaços. Atua, também, como programadora do Centro Cultural Casa Quintal de Artes Cênicas – espaço de residência artística, pesquisa, ensaios e exibições. É jurada do Prêmio APTR de Teatro. 

Como produtora e diretora geral da Primeira Página Produções Culturais, criada em 1997, é responsável por mais de 40 produções teatrais, dentre as quais destacam-se grandes sucessos de público e crítica. Em 2018 a peça AGOSTO recebeu 7 prêmios e 22 indicações, entre elas de Melhor Produção/Espetáculo aos Prêmios APTR, FITA e APCA. Em 2015 sua produção INCÊNDIOS, protagonizada por Marieta Severo recebeu mais de 50 indicações a prêmios e foi vencedora em 21 categorias. Suas produções ENSINA-ME A VIVER e O GRANDE CIRCO MÍSTICO foram vencedoras do Prêmio APTR em 2008, 20114, respectivamente, como as melhores produções do ano. Em 2013recebeu o Prêmio FITA como melhor produtora, em reconhecimento à sua participação em todas as edições nos 10 anos da Festa de Teatro de Angra dos Reis – RJ.

Instituto Evoé

O Instituto Evoé é responsável pela gestão e curadoria nas programações do Teatro Riachuelo Rio e do Teatro Prudential, localizados em prédios icônicos tombados do Rio de Janeiro, com uma estrutura moderna e tecnologia de ponta para receber todos os tipos de espetáculos em seus palcos. Tradicionais e vanguardistas, as casas reabertas há três e cinco anos, respectivamente, se reinventaram nos mais recentes e desafiadores anos para a cultura. 

Com aproximadamente 3.500m² e 999 lugares na plateia, o Teatro Riachuelo foi aberto em 2016 totalmente restaurado e modernizado no prédio construído em 1890. Tornou-se um espaço efervescente e plural que une variadas expressões artísticas, com o objetivo de atrair os mais diversos públicos, incluindo atividades gratuitas ou a preços populares. Privilegiado em sua localização, na Cinelândia, a casa que a poucos metros um aeroporto Santos Dumont, metrô, VLT, barcas e a Marina da Glória, já recebeu, desde a sua reabertura, mais de 500 mil pessoas. 

Localizado no histórico Edifício Manchete, na Glória, Rio de Janeiro, projetado por Oscar Niemeyer e com paisagismo de Burle Marx, o Teatro Prudential dá nova vida ao Teatro Adolpho Bloch, palco de momentos lendários da nossa cultura. Em maio de 2019, o Instituto Evoé devolveu ao carioca esse icônico, porém cada vez mais moderno, complexo cultural. Graças à genialidade de Niemeyer, que criou um palco  reversível, é possível promover espetáculos  tanto na área externa, ao ar livre,  quanto na interna, ou usando as duas ao mesmo tempo, em formato arena. Em sua programação prioriza a pluralidade cultural para os amantes das mais diversas expressões culturais. Desde sua abertura,  recebeu mais de 180 atrações, atraindo mais de 30 mil pessoas. Realiza os festivais SOMAMOS – A nova MPB  e Festival da Consciência Negra – com atrações de todos os gêneros artísticos. 

Natasha Faria
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – BRASIL

Natasha Faria é superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. É Mestra em Estudos Teatrais pela Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris, e graduada em Dramaturgia pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Possui MBA em Gestão Executiva pela Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de gestão de políticas públicas para as Artes, com ênfase em Teatro, Música e Circo, e gestão de espaços culturais. Foi responsável pelas políticas de Teatro e Circo da Secretaria de Cultura de Fortaleza e coordenadora da Escola Porto Iracema das Artes. É cantora e atriz.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) foi assim nomeado em homenagem ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, o “Chico da Matilde”, mais conhecido como Dragão do Mar, pelo seu protagonismo na greve que impediu o transporte de escravos no Porto de Fortaleza e, com isso, lançou o estado na vanguarda da abolição da escravidão no Brasil, em 1884, quatro anos antes do restante do país.

Construído em uma antiga área portuária de Fortaleza, o CDMAC possui 14,5 mil metros quadrados de área total, onde abriga equipamentos como o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, o Planetário Rubens de Azevedo, o Teatro Dragão do Mar e o Cinema do Dragão, além de espaços como a Biblioteca Leonilson de Artes Visuais, o Anteatro Sérgio Motta, a Multigaleria, o Auditório, a Arena Dragão do Mar, o Espaço Rogaciano Leite Filho e a Praça Verde, onde também são realizadas as mais diversas ações culturais.

Com até 1,7 milhão de visitantes por ano, se consolidou como um dos mais relevantes complexos de arte e cultura do nosso estado e é um dos principais pontos turísticos do Ceará. No dia 28 de abril de 2022, o CDMAC completou 23 anos dedicados à arte, à cultura e ao pensamento, lugar do encontro e da valorização da pluralidade. Tem como propósito a democratização do acesso à cultura por meio da oferta de uma programação potente, rearmadora da força cultural e artística do Ceará.

Neto Machado
IC - ENCONTRO DE ARTES (BA) – BRASIL

Neto Machado é artista envolvido com dança, teatro, audiovisual, comunicação, curadoria, escrita e educação. Seus trabalhos tem conexões mais diretas com as ideias de coreografia, memória e infância. Mestre pelo programa de pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA e graduado em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do PR, foi artista bolsista do Instituto Akademie Schloss Solitude – Alemanha (2013/14) e do projeto e.xe.r.ce do Centro Coreográfico de Montpellier – França (2008). Integrante da Dimenti Produções Culturais e da Conexões Criativas (BA), Neto é um dos curadores do IC Encontro de Artes, festival multidisciplinar que, em 2022, realiza sua décima quinta edição. Neto já apresentou em mais de 50 cidades brasileiras e 10 países, em locais como: Tate Modern (Inglaterra), MIT (EUA) e o Station One (Sérvia). Dentre seus trabalhos estão: a coleção de livros-objeto para infância “Coreografias de Papel” (tendo o livro “Pequena Coleção de Insignificâncias” sido finalista do prêmio Jabuti 2020 na categoria Literatura Infantil); “Biblioteca de Dança” (obra destacada pela Revista Antropositivo dentre os melhores trabalhos de 2017); “Desastro” (peça para crianças e adolescentes participante do Palco Giratório do Sesc 2018 e diversos outros contextos); “Kodak” (peça para criança que recebeu o Prêmio Cultura Inglesa Festival 2011); a série televisiva “A Lei do Riso: Crimes Bizarros” (indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019 como melhor série de ficção). Mais informações em: netomachado.com.

IC ENCONTRO DE ARTES

O IC é um encontro internacional de artes, realizado anualmente em Salvador – Bahia – Brasil desde 2006. IC é sigla para “Interação e Conectividade”, dois dos conceitos-motores do encontro, junto a princípios como experimentação artística, deslocamento, risco, livres relações entre processo e produto, flexibilidade e criticidade. A cada edição, uma questão simbólica orienta o processo curatorial e a composição da programação, articulando assuntos que têm movido a criação de artistas em diferentes partes do mundo às pesquisas dos próprios artistas-curadores-produtores do IC: Ellen Mello, Fábio Osório Monteiro, Jorge Alencar, Larissa Lacerda e Neto Machado. Organizado como uma plataforma pluriartística de criação e difusão, o IC articula os campos da dança, música, teatro, audiovisual e artes visuais, por meio de diversas ações. Nas últimas edições, o pensamento e a ação curatorial do evento trouxe à tona os seguintes lemas: “Arte dá Trabalho” (2021), “Arte e Outras Magias”(2019) e “Arte Como Luta”(2018).

Paula de Renor
RESIDE/FIT Pernambuco - BRASIL

Pernambucana, atriz, produtora, curadora, gestora e diretora da Remo Produções Artísticas, com extensa lista de realizações desde 1983 em artes cênicas e algumas produções audiovisuais. Foi produtora e uma das curadoras do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos por 17 anos. Atualmente produz o RESIDE-FIT/PE, em sua 4º edição, compondo o Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil.

Presente e ativa nas lutas em defesa de políticas públicas para cultura, foi a primeira presidenta do Conselho Estadual de Política Cultural do Estado de PE, eleita em 2 mandatos. 

RESIDE FESTIVAL 

RESIDE – Festival Internacional de Teatro de PE, está em sua 4ª edição. Segue seu objetivo primordial de colaboração e formação, compartilhando experiências e saberes, debatendo ideias e processos criativos, através de encontros de formação, apresentações e principalmente residências artísticas, realizando um intercâmbio cada vez maior com artistas de outros países, estreitando laços de convivência e estimulando a quebra de eventuais barreiras territoriais e linguísticas. O RESIDE  integra o  Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil e tem como curadores Celso Curi  e Paula de Renor .

Paulo Feitosa
Quitanda das Artes – BRASIL

Empreendedor Social, Publicitario, Produtor e Gestor Cultural.

Bacharel em comunicação social – Publicidade e propaganda, especialista em gestão cultural, mestrando em ciências da cultura e comunicação pela universidade Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal. 

Fundador e diretor da empresa Quitanda soluções criativas, classificada com um negócio de impacto social, empresa dedicada á inovação social que tem como princípios o fortalecimento da educação, da cultura, e da inovação social e tecnológica, através do desenvolvimento de programas e projetos

inovadores e sustentáveis. A instituição se baseia na compreensão de que refletir sobre cultura e educação é pensar valores e novos códigos sociais. 

Dirige projetos culturais e educacionais em diversos segmentos, com destaque para a direção e curadoria de diversos festivais de artes cênicas, música em âmbito nacional e internacional. Assina também idealização do projeto Escolas Criativas e do programa de formação Laboratórios culturais. 

Dedicou-se à gestão de políticas públicas para a cultura, como Secretário Executivo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult)2012-2014.  

Quitanda Soluções Criativas 

Com sede no Ceará, no Rio de Janeiro e em São Paulo,  a Quitanda Soluções Criativas é uma empresa que desenvolve negócios de impacto,  especializada na criação e no desenvolvimento de tecnologias sociais e ações inovadoras. Há 15 anos, vem realizando projetos voltados para criação, execução, formação, produção cultural e difusão artística. Realizando projetos de intercâmbio, circulação, pesquisa, formação e difusão cultural, nos planos regional, nacional e internacional, com destaque para a articulação entre Poder Público, iniciativa privada, terceiro setor, produtores culturais,  artistas e públicos. 

Atua nas áreas de Educação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Presta serviços nos segmentos de Consultoria em elaboração, planejamento e de programas de impacto social

Sandrina Martins
Le Carreau du Temple – FRANÇA

Desde 2015, Sandrina Martins é diretora do Le Carreau du Temple, um estabelecimento de arte, esporte e cultura em Paris. Ela está empenhada com uma trajetória singular, focada na questão dos corpos contemporâneos, combinando arte e esporte, práticas profissionais e amadoras, e também dando espaço importante às questões feministas e ambientais. Convencida da necessidade de reinventar espaços culturais, desenvolve a proximidade com os habitantes e enfatiza a conexão com os principais desafios do nosso tempo. Atualmente, implementa um programa de dança contemporânea e propõe novas abordagens para desenvolver relações entre arte e políticas públicas.

Iniciou a sua carreira profissional no Centre Chorégraphique National, dirigido pelo coreógrafo Jean-Claude Gallotta, em Grenoble (França), de 1997 a 2000. Em seguida, assumiu o comando das atividades de circo e artes de rua no Departamento Cultural da cidade de Paris, onde contribuiu para a política proativa em favor da criação contemporânea. Em 2005, integrou a equipe do ActOral, o «Festival Internacional de Artes Contemporâneas» em Marselha (França). Em 2009, integrou a equipe da « Marseille Provence 2013, Capital Europeia da Cultura », como chefe de um programa inovador de residências artísticas em empresas privadas em toda a área metropolitana. Em outubro de 2021, foi nomeada diretora artística da Nuit Blanche em Paris.

Le Carreau du Temple 

Le Carreau du Temple é um estabelecimento artístico, esportivo e cultural, restaurado em 2014 e localizado no Centro de Paris. Posiciona-se como um espaço dinâmico de criação e difusão no coração do ecossistema cultural e de eventos da cidade.

Um lugar maravilhoso para as artes, educação e aprendizagem, Le Carreau du Temple é também um verdadeiro espaço de convivência, oferecendo muitas oportunidades de inovações, iniciativas sociais, convívio, bem como experiências multidisciplinares destinadas a todos os públicos, graças a um variado programa cultural, artístico, desportivo e de estilo de vida, abrigando 230 eventos por ano.

Os muitos recursos do Le Carreau du Temple permitem o desenvolvimento de novas e emergentes formas de eventos, refletindo as tendências atuais. A sua posição geográfica estratégica no coração do Haut Marais, a sua elegante arquitetura industrial do final do século XIX e seu pavilhão com uma superfície de mais de 1800 m2 proporcionam um ambiente único para todos os organizadores de eventos de grande escala que buscam por uma excelente localização.

Silvia Rambaldi
Festival Internacional Santiago a Mil – CHILE

Silvia Rambaldi é Coordenadora de Programação da Fundação Teatro a Mil (Chile). Nascida na Itália, gerente cultural baseada no Chile, ela faz parte da equipe permanente da Fundação Teatro a Mil desde 2016, quando começou como parte da equipe administrativa. Desde 2019, integra a área de programação da Fundação. É graduada em Ciência e Tecnologia da Comunicação (Iulm- Milão, Itália), com especialização em Ciências da Música e Artes Cênicas (Unimi – Milão, Itália) e mestre em Ensino de Cultura e Língua Italiana para Estrangeiros (Unimi – Milão, Itália). Na Itália, trabalhou como gerente cultural e produtora no Piccolo Teatro (Milão), Irma  spettacoli, Rai Radio 2, entre outros. Vive no Chile desde 2015. 

Festival Internacional Santiago a Mil

A Fundação Teatro a Mil foi criada como uma organização sem fins lucrativos em 2004, após a expansão e consolidação do Festival Internacional Santiago a Mil, nosso projeto mais importante, realizado em janeiro de cada ano desde 1994. Desde então, nosso trabalho tem sido contribuir para a descentralização geográfica, social e econômica do acesso à cultura, por meio de projetos, treinamentos e programas educacionais de alta qualidade tanto para o público quanto para os artistas e oportunidades de turnê para companhias chilenas e latino-americanas. 

Tatyana Rubim
Festival Teatro em Movimento - BRASIL

Como produtora contratada trabalhou na assessoria do evento “Canadá nas Gerais”, iniciativa internacional que trouxe importantes CEO’S responsáveis por empresas de grande contribuição ao PIB canadense, uma delas a Nortel Telecom. Este evento foi idealizado para difusão da cultura, bem como para o fechamento de negociações expressivas para os governos canadense e mineiro, por meio da parceria entre a FIEMG e a Embaixada do Canadá. Como assessora da Gerência de Cultura do Sesiminas foi responsável pela gerência de projetos especiais, sendo a pessoa de relacionamento com os idealizadores dos seguintes projetos: FID, ECUM e Cia Armatrux. Além disso, foi secretária da Câmara de Cultura do Sistema FIEMG (com a presidência de Francesco Ciranni) e responsável pela análise de projetos culturais solicitantes de patrocínios por verba direta. Dirigiu o Centro de Cultura Nansen Araújo acumulando a função de Gerente de Cultura do SESIMINAS, expandido sua ação gerencial por 9 unidades de centros culturais pelo interior de Minas Gerais, onde administrou a gestão também dos corpos estáveis (orquestra, coral e corpo de baile), além de outras frentes de serviços sociais por meio de projetos culturais. É diretora da empresa Rubim Produções Culturais e Eventos, sendo também diretora administrativa e financeira da AB Comunicação e Cultura, responsável pelo projeto Sempre um Papo, que em 2016 completou 30 anos. Na gestão estratégica desenhou o plano de regularização administrativa e interiorização / nacionalização / internacionalização do projeto para 5 anos.

Festival Teatro em Movimento

Idealizado e realizado pela Rubim Produções, com coordenação de Tatyana Rubim, o Teatro em Movimento é um festival permanente, que acontece de forma presencial e online, e já levou mais de 300 grandes espetáculos a 16 cidades brasileiras. O Teatro em Movimento propõe-se também a levar teatro ao interior de Minas Gerais e a propagar a produção mineira para outras regiões do Brasil. Com o lançamento da plataforma online, criada durante a pandemia, o Festival reafirma seu compromisso com a formação e a pesquisa de novas linguagens, através do curso de Formação em Teatro Digital, pioneiro do Brasil, e cenas e espetáculos digitais.

Tomasz Kirenczuk
Festival Santarcangelo – ITÁLIA

Nascido na Polônia em 1983, Tomasz Kireńczuk é dramaturgo, crítico de teatro e curador. Em 2008, juntamente com um grupo de jovens artistas, fundou o Teatr Nowy em Cracóvia, um lugar de pesquisa teatral que em poucos anos se transformou de uma entidade temporária em um centro independente de produção teatral. Durante alguns anos, foi o director de projetos, fazendo a curadoria de aspectos artísticos, educacionais e sociais do teatro. Em 2018, inaugurou o Laboratório do Novo Teatro, um programa dedicado à educação de jovens artistas, com foco em proporcionar-lhes meios de produção e total liberdade criativa. Sua prática curatorial concentrou-se no trabalho sócio artístico com várias comunidades locais. É também cocriador do Dialog – Wrocław International Theatre Festival, um dos mais importantes festivais de teatro da Polônia, onde trabalhou de 2011 a 2019. Entre 2005 e 2006 viveu em Roma, desenvolvendo um projeto de pesquisa dedicado ao teatro futurista italiano. Em 2008, publicou um ensaio em polaco intitulado From art in action to action in art [Da arte em ação à ação na arte]. Filippo Tommaso Marinetti and the theatre of Italian Futurists [e o teatro dos futuristas italianos]. Estudou e lecionou na Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Jaguelônica em Cracóvia. Desde 2021 é diretor artístico do Festival Santarcangelo/ Itália.

Festival Santarcangelo

Santarcangelo é um festival de arte e performance, animado, vibrante e surpreendente, que traz o mais inovador e emocionante na criação contemporânea para uma pequena e bela cidade no topo de uma colina, no norte da Itália. Oferece um programa diversificado de arte e música e transforma a cidade por 10 dias, criando uma atmosfera única e imersiva e construindo uma comunidade temporária de artistas, cidadãos e espectadores que se reúnem em torno das artes cênicas contemporâneas. O festival tem sido realizado com sucesso desde 1971, tornando-se um importante polo cultural e uma referência no cenário artístico internacional. Oferecemos um programa radical com um contexto agradável para encontros e conversas.

O festival sempre questiona como a liberdade pode ser expandida, compartilhada, apreciada. Garantida pela autonomia do time curatorial do festival e pela atitude de assumir riscos e ousadia de toda a equipe. No Festival Santarcangelo, você pode ver e sentir como é o agora, experimentar práticas de atuação inovadoras: apresentamos artistas de uma ampla gama de linguagens artísticas, seguindo a liberdade da geração pós-internet que cria arte fora dos limites institucionais dos gêneros. Centrado em teatro, dança e música, o festival apresenta um leque de artistas que não se enquadram em nenhuma dessas categorias, criando uma polinização cruzada com outros setores, do ativismo político à pesquisa científica. O festival não é neutro – é um cidadão ativo que tem uma posição forte e não tem medo de expressá-la. Defendemos assumir riscos enquanto o status geral parece mudar para evitar quaisquer riscos, promovemos a abertura e celebramos a diversidade enquanto o cenário político trabalha fortemente para fechar fronteiras; nos concentramos na inclusão e na construção da comunidade enquanto a crise econômica leva as pessoas a priorizar as necessidades individualistas. Somos francos e defendemos nossos valores publicamente. 

Wesley Kawaai
OFF Produções Culturais - BRASIL

É diretor da OFF Produções Culturais, e editor do OFF Guia de Teatro.

OFF Produções Culturais

A OFF Produções Culturais tem o seu foco na produção, circulação, intercâmbio de obras e artistas de vanguarda e novas linguagens. Nesses 30 anos a OFF tem executado e criado projetos em parceria com artistas e instituições dentro e fora do Brasil. Em 1996 criou o OFF Guia de Teatro, uma mídia impressa, de distribuição gratuita, que publica mensalmente uma lista detalhada das salas de espetáculos e suas programações. 

Willie White
Festival de Teatro de Dublin – IRLANDA

Willie White é o Diretor Artístico do Festival de Teatro de Dublin desde 2011. É mestre em Inglês pela University College Dublin e em Teatro Irlandês pelo Trinity College Dublin. Anteriormente, trabalhou na RTÉ, emissora de serviço público da Irlanda, de 1998 a 2002 e foi Diretor Artístico do Project Arts Centre, Dublin de 2002 a 2011. Foi membro do conselho da IETM, uma rede internacional de artes cênicas com sede em Bruxelas, por 7 anos e seu presidente de 2013 a 2017. Atualmente, é presidente da rede de dança Aerowaves Europe e membro do conselho do Phizzfest local community and arts festival.

Dublin Theatre Festival

Fundado em 1957, o Dublin Theatre Festival traz o teatro contemporâneo mais renomado para a capital, apoia os artistas na criação de trabalhos de excelência e fornece uma plataforma para mostrar o melhor do teatro irlandês ao mundo. Geralmente inicia na última quinta-feira de setembro e dura 18 dias. A próxima edição ocorrerá de 29 de setembro a 16 de outubro de 2022.

O festival apresenta até 30 projetos combinando produções irlandesas e internacionais em escalas variadas, desde performances intimistas até trabalhos nos maiores palcos da cidade. O programa incorpora eventos de teatro, música, dança e família, bem como palestras de artistas, debates públicos e programas de desenvolvimento de artistas, com apresentações ocorrendo em espaços e partes de toda Dublin e de sua área metropolitana.

Wolfgang Hoffmann
Aurora Nova – ALEMANHA

Wolfgang Hoffmann é diretor de festival, coreógrafo, dançarino, professor de dança e representante artístico. Crescendo na RDA, ele estudou para ser um fabricante de ferramentas e veio para a dança somente aos 21 anos. Ele cofundou o fabrik Potsdam, um local para música e dança na Alemanha, e criou o Potsdamer Tanztage, um festival de dança anual. Com sua companhia fabrik Potsdam produziu e dançou em 12 espetáculos diferentes e excursionou por mais de 20 países mundo afora. Em 2001 fundou a Aurora Nova, um local aclamado para teatro físico e a dança em Edimburgo, e de 2004 a 2008 foi diretor do Dublin Fringe Festival. Atualmente dirige a Aurora Nova como uma agência de teatro fora de Berlim, representando as mais recentes tendências do circo contemporâneo, teatro físico e novas formas teatrais para espaços e festivais em todo o mundo.

Aurora Nova

A Aurora Nova é uma agência de teatro e empresa de consultoria com sede em Berlim. É especializada em levar teatro físico, circo contemporâneo e novos formatos teatrais para festivais e espaços em todo o mundo. Também fornece soluções de programação sob medida para profissionais de teatro. A agência representa um leque crescente de shows altamente artísticos, ainda assim prazerosos.

Criada por Wolfgang Hoffmann em 2001, originalmente como espaço alternativo do The Edinburgh Festival Fringe, o programa multipremiado de teatro e dança visual internacional da Aurora Nova foi rapidamente aclamado pela crítica.

A experiência de mais de 20 anos como artista e produtor, incluindo 4 anos como diretor artístico do Dublin Fringe Festival e a extensa rede de apresentadores, produtores e artistas internacionais de Wolfgang, combinada ao seu comprovado talento para detectar excelência, fez a transição da Aurora Nova para agência de teatro e empresa de consultoria algo natural e emocionante.