O AVESSO DA FAMILIARIDADE
Crítica escrita a partir do espetáculo King Size, por Julia Guimarães (MG) Existe, em King Size, uma lógica de contrastes e de desvios que leva o espetáculo a um estranhamento permanente de si mesmo. Em cena, vemos um casal que [...]
AGUENTAR, SEM DESABAR
Texto escrito a partir do espetáculo Árvores abatidas, por Renan Ji (Questão de Crítica/RJ) A arte está morta desde que percebemos que, num curso para atores do Teatro Nacional, nenhum apareceu para as aulas. Os artistas estão sentados na sala [...]
SOBRE INSURREIÇÕES E RECUSAS
Texto escrito a partir do espetáculo Árvores Abatidas, por Cesar Ribeiro (artista convidado, diretor do grupo Garagem 21/SP) O capitalismo transforma tudo e todos em produtos, mediados pela lógica dos produtos, culminando em uma coisificação que acaba se configurando como [...]
TEATRO DA GUERRA
Texto escrito a partir do espetáculo Campo Minado, por Julia Guimarães (MG). À primeira vista, seria possível considerar o espetáculo Campo Minado, da diretora argentina Lola Arias, como um trabalho de teatro documentário centrado no episódio histórico da Guerra das [...]
UMA POLÍTICA DOS MODOS
Texto escrito a partir do espetáculo Suíte nº2, por Juliano Gomes ( Revista Cinética). A base do trabalho do diretor francês Joris Lacoste e sua equipe é coletar materiais de fala variados pelo mundo e trazê-los para o palco de forma [...]
CAMPO MINADO: MUSEU VIVO DA GUERRA
Texto escrito a partir do espetáculo Campo Minado, por Diogo Spinelli ( Farofa Crítica/RN). Segundo David Jackson, um dos veteranos da Guerra das Malvinas (1982), retornar às ilhas é deparar-se com um museu vivo da guerra. Ele faz essa afirmação [...]
PERFOMATIVIDADE DA PALAVRA
Texto a partir do espetáculo Suíte nº2, escrito por Michele Rolim (AGORA Crítica Teatral/RS). O diretor francês Joris Lacoste, artista em foco da 5ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, abriu a programação com a montagem Suíte nº 2. [...]