Ministério da Cultura, Redecard, Sabesp e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo apresentam

Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

1º a 10 de
março
de 2024

Prática da Crítica

Com Adriana Pavlova, Adriana Schneider, Alexandra Dumas, Anderson Feliciano, Carmen Luz, Julia Guimarães, Lucelia Sergio e Valmir Santos

Coordenação Júlia Guimarães
Edição Ferdinando Martins

Como causar a leitura de uma reflexão escrita com a liberdade desenhando palavras no tempo?

Como podemos performar a crítica que atravessa espaços de criação em uma programação continuada?

Como produzir arquivos e criar memórias sobre as artes da cena que já instauram futuros agora, ao despertar em quem lê o desejo de estar presente com e nas peças que a MITsp apresenta?

No programa pensado como Crítica Performativa, reunimos pessoas artistas pesquisadoras para agir com as peças da programação da MITsp, instaurando documentos que buscarão performar coreografias do pensamento, nas quais as peças apareçam coletivamente em conversas de investigação, tanto do modo de escrever a pesquisa reflexiva quando do modo de ler a prática da escrita crítica.

Cada pessoa artista pesquisadora partilhará seu percurso pela MITsp em uma matéria-testemunho, marcando impressões e expandindo questões do micro ao macro acontecimento das cenas plurais que a mostra propõe como ato criador coletivo com a cidade e as pessoas na cidade.

Letras a serem lidas on-line, escritas no acúmulo de quem performa em ato o próprio corpo, percorrido presencialmente pelas questões que a programação apresenta. E convoca!

MITsp 2024 - Prática da Crítica

Sobre

Adriana Pavlova é jornalista, crítica de dança, pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Dança da UFRJ e colaboradora da Redes da Maré. 

Adriana Schneider é atriz, diretora e pesquisadora de teatro. Professora do Curso de Direção Teatral e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (ECO/UFRJ). Membro da Akademie der Künste der Welt (Academia das Artes do Mundo), de Colônia, na Alemanha. 

Alexandra Dumas é professora Doutora da Escola de Teatro e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia. Atua nos campos da pedagogia teatral negrorreferenciada e das poéticas cênicas negras.

Anderson Feliciano dedica-se à escrita, performance e curadoria. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Performatividades Negras do Galpão Cine Horto. Como performer participou de festivais em vários países da América Latina, da Europa e dos Estados Unidos.

Carmen Luz é coreógrafa, cineasta, artista visual, curadora e pesquisadora carioca em dança e teatro. Suas obras abordam as artes do corpo e imaginários afrodescendentes.

Julia Guimarães é professora no Departamento de Artes Cênicas da UnB. Editora da revista Subtexto (Galpão Cine Horto/BH) e do jornal Letras (Café com Letras/BH), além de colaboradora na plataforma de crítica teatral Horizonte da Cena.

Lucelia Sergio  é atriz, diretora, arte educadora e co-fundadora da Cia de teatro Os Crespos. É formada pela Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP) e em Licenciatura em Artes Cênicas na Faculdade Paulista de Artes. 

Valmir Santos é jornalista e crítico fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, que edita desde 2010. Cursa doutorado em artes cênicas pela ECA-USP.