Ação Pedagógica
Roda de Conversa
Culturas Def e Criação: Onde Está o Acesso?
COM Edu O. e Leo Castilho
MEDIAÇÃO Estela Lapponi
- 12 de março, quinta, das 16h às 18h
- iBT – Instituto Brasileiro de Teatro | 1º andar
- A programação conta com interpretação em Libras
- Grátis | Reserva de ingresso pela Sympla
SINOPSE
Uma noção hegemônica e impositiva sobre o corpo opera na nossa sociedade ao impor uma padronização capacitista de funcionamento na estrutura social. Trata-se de uma forma de pensamento que não promove acessos nem possibilidades dignas de existência e atuação para corpos que não atendem a essa normatividade. A conversa vai mostrar como artistas com deficiência enfrentam essa estrutura de exclusão, ao mesmo tempo em que lutam contra ela, criam poéticas que borram, tensionam e desafiam esses limites.
SOBRE
Edu O. é professor da Escola de Dança da UFBA, coreógrafo, dançarino, performer e escritor. Doutor em difusão do conhecimento pelo PPGDC/Uneb e mestre em dança pelo PPGDança/UFBA, tem graduação em artes plásticas pela EBA/UFBA e especialização em arteterapia pela UCSal. É diretor do Grupo X de Improvisação em Dança, colíder do Grupo PORRA e coordenador do mapeamento Acessa Mais (MinC/UFBA).
Leo Castilho é ator, performer, poeta, educador, produtor cultural, apresentador, slammaster e curador. Surdo sinalizante, faz parte do Slam do Corpo, a primeira batalha de poesia sinalizada e falada. Já recebeu o prêmio de melhor direção, com Cintia Alves, pelo Proaccom o espetáculo Feio. Fez residência no MAM/SP por 19 anos e foi se “metamorfoseando” até se tornar arte-educador, professor e produtor cultural do museu. Também leciona performance e faz parte do projeto Corposinalizante do Programa Igual Diferente.
Estela Lapponi é performer, videoartista e terrorista poética paulistana. Investiga o discurso cênico do corpo Def, a prática performativa e relacional e o trânsito entre as linguagens visuais e cênicas. Desde 2009 realiza práticas investigativas a partir do conceito que criou – chamado Corpo Intruso, sobre o qual lançou um livro em 2023. Cursou um máster em práticas cênicas e cultura visual pela Universidad de Alcalá, de Madri, e tem especialização em estudos contemporâneos de dança pela UFBA.