MITbr - PLATAFORMA BRASIL
Convocatória Nacional
TA | Sobre Ser Grande
ARTISTA: Corpo de Dança do Amazonas
70 min | Classificação indicativa Livre
- 10 e 11/3, terça e quarta, 20h30
- Teatro Sérgio Cardoso Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista
- A sessão do dia 11/3 conta com audiodescrição
- Há momentos pontuais de som em volume alto
SINOPSE
Para os tikuna, povo originário que ocupa uma vasta área do estado de Amazonas, a palavra “TA” significa grande. Eles acreditam que a língua é parte deles, assim como os sons do ambiente fazem parte do idioma que se fala, sejam roncos, chiados e tantas outras sonoridades que conseguem escutar. Os tikuna também definem onde vivem como “TA”, um território que abriga, acolhe, alimenta e precisa de cuidados. Com coreografia de Mário Nascimento e trilha sonora original do DJ Marcos Tubarão, o espetáculo, que conta com bailarinos do Corpo de Dança do Amazonas, apresenta a dor e a beleza dos tikunas, e simboliza a conexão entre a dança e a identidade cultural amazônida, homenageando seu povo e a natureza local.
HISTÓRICO
O Corpo de Dança do Amazonas foi criado em 1998. Referência em dança contemporânea na região amazônica, a companhia mantém uma programação artística com repertório diverso. São mais de 60 obras realizadas com a colaboração de artistas convidados do Brasil e do exterior, que mostram a diversidade cultural local por meio da pluralidade da linguagem. O CDA visa articular diálogos que ampliam e potencializam sua capacidade de atuação, pensando e repensando sua função e contribuição na formação cultural, levando em consideração a singularidade da Amazônia e a diversidade e abrangência da cultura.
FORTUNA CRÍTICA
“O espetáculo, com sua dialética, nos surpreende de uma maneira justa. Não porque, uau, vejam, é um ótimo espetáculo vindo da Amazônia — aquele tipo de surpresa solidária que só indica as formas amáveis da xenofobia; mas porque é um ótimo espetáculo que nos arranca das tipificações. E, nessa direção, nos prepara para receber, no Sul e no Sudeste, artistas amazônidas que, com trabalhos sustentados como este, possam circular representando Nelson Rodrigues, Heiner Müller, Shakespeare, ou eles e elas mesmas.”
Kil Abreu, Festival de Curitiba
FICHA TÉCNICA
Direção artística: Mário Nascimento
Elenco: Adailton Santos, Adriana Goes, Felipe Cassiano, Frank William, Gabriela Lima, Huana Viana, Ian Queiroz, Julio Galucio, Larissa Cavalcante, Luan Cristian, Marcos Felipe, Pammela Fernandes, Talita Torres, Thaís Camillo, Victor Venâncio, Valdo Malaq
Produção artística: Wallace Eldon
Assistentes de coreografia: Helen Rojas, Paulo Chamone
Trilha sonora original: DJ Marcos Tubarão
Design de luz: João Fernandes
Figurinos: Ian Queiroz
Professora de condicionamento físico: Liene Neves
Inspetor: Eduardo Klinsmann
Fisioterapeuta: Danilo Mattos
Estagiária de fisioterapia: Eduarda Vitória
Apoio: Governo do Amazonas e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas