Tragédia e Perspectiva I - O Prazer de Não Estar de Acordo

ARTISTA: Alexandre Dal Farra, Lisandro Rodríguez

Argentina, Brasil, 2022 |  85 min. | Classificação indicativa: 16 anos

Estreia

Tragédia e Perspectiva 1 - O Prazer de Não Estar de Acordo

6/6, às 20h

7/6, às 20h

8/6, às 20h

9/6, às 20h

10/6, às 20h

11/6, às 20h

12/6, às 20h

LOCAL: Galpão do Folias

Sinopse

Tragédia e Perspectiva I – O Prazer de Não Estar de Acordo é uma produção da MITsp que reúne o brasileiro Alexandre Dal Farra, autor da dramaturgia, e o argentino Lisandro Rodríguez, diretor do espetáculo. Garimpando ideias, cinco pessoas se encontram em volta de uma garrafa de água. São indivíduos desencantados, como se enterrados vivos no ambiente claustrofóbico em que estão. Ali, conversam, revisam as suas posições, as suas discordâncias, mudam de posição, descobrem coisas sobre si mesmas, e sobre os outros, cometem crimes e se amam, mas nunca ninguém exclui ninguém. Trata-se de uma peça sobre a linguagem, uma ode à capacidade de sustentar a divergência, vivenciar o desacordo sem a necessidade de aniquilar o outro. O processo teve seu lançamento na última edição presencial da MITsp, em 2020, e continuou de forma remota durante a pandemia.

Histórico

Alexandre Dal Farra é dramaturgo, diretor, escritor, doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Foi vencedor e indicado diversas vezes aos principais prêmios brasileiros. Teve textos traduzidos e montados no exterior. Em 2001, fundou o grupo Tablado de Arruar, com o qual criou 19 espetáculos e intervenções até o momento. Igualmente premiado e com carreira internacional, Lisandro Rodríguez é diretor, ator e dramaturgo nascido na cidade de Quilmes, Argentina. Em 2004, criou o estúdio de teatro, cinema e música Elefante Club de Teatro (posteriormente renomeado Estudio Los Vidrios), em Buenos Aires, onde produz e apresenta grande parte de sua obra. Lisandro Rodríguez e Alexandre Dal Farra trabalharam juntos pela primeira vez  em uma direção de Lisandro da obra Abnegação 3, de autoria de Dal Farra, que foi apresentada no terceiro Festival Internacional de Dramaturgia, em 2018, e depois no FIBA 2019, na cidade de Buenos Aires, no estúdio Los Vidrios, local de trabalho de Lisandro Rodríguez, de onde o trabalho se desdobrou para uma pesquisa mais continuada, que realizam agora Tragédia e Perspectiva I – O Prazer de Não Estar de Acordo como o início de uma obra em conjunto que terá outros desdobramentos.

FORTUNA CRÍTICA

Se o teatro clássico e dramático soube jogar com a ilusão, Rodríguez parece ir contra esse artifício complexo, até o momento em que o exibe: neste caso, uma mudança brusca de luz revela o que sempre esteve presente e o público não pôde assistir ; uma forma de falar da nossa própria cegueira política, cegueira a partir da qual, como indivíduos (ou como representantes de famílias), impomos um destino inelutável à sociedade. Mas Rodríguez encena, desta vez nas mãos de Dal Farra.

FEDERICO IRAZÁBEL, La Nación 

Ficha Técnica

Uma obra de Alexandre Dal Farra e Lisandro Rodríguez

Atores: Aldo Bueno, Pedro Guilherme, Flow Kountouriotis, Rodrigo Bianchini, Rafael Sousa Silva
Música: Guillermo Rodríguez
Cenografia e desenho de luz: Matías Sendón
Produção e coordenação técnica: Fernanda Guedella
Assistência de direção: Leila Monsegur e Romulo Alexis
Cenotécnia: Wanderley Wagner da Silva
Operação de luz e som: Fagner Lourenço