DIÁSPORA COMO ÍNTIMA EXPLOSÃO QUE NÃO CESSA
Crítica escrita a partir do espetáculo sal., por Juliano Gomes (Revista Cinética) sal. se escreve começando com minúscula e sucedido por um ponto. Ponto que é uma pausa, uma interrupção, mas também um grão, talvez a representação da pedra de [...]
POLÍTICAS DA SOLIDARIEDADE NUMA ESCRITA ESTILHAÇADA
Crítica escrita a partir do espetáculo Hamlet, por Clóvis Domingos (Horizonte da Cena/MG) Ser e não ser uma peça de teatro. Ser e não ser uma performance. Ser e não ser um concerto musical. Ser e não ser teatro documentário. [...]
“EMBORA SEJA LOUCURA, HÁ NELA CERTO MÉTODO”.*
Crítica escrita a partir do espetáculo Hamlet, por Diogo Spinelli (Farofa Crítica/RN) Dentre os inúmeros olhares lançados sobre Hamlet, de William Shakespeare, existe aquele que vê a obra como um tratado sobre a representação teatral. Apesar de essa perspectiva ser [...]
A DESESPETACULARIZAÇÃO DA RUÍNA
Crítica escrita a partir do espetáculo Palmira, por Cesar Ribeiro (artista convidado, diretor do grupo Garagem 21/SP) O sociólogo polonês Zygmunt Bauman afirma, em Modernidade Líquida, que o que distingue a modernidade dos modos anteriores de convívio humano é “a compulsiva [...]
PALMIRA É AQUI?
Crítica escrita a partir do espetáculo Palmira, por Clóvis Domingos (Horizonte da Cena/MG) Ao lermos a sinopse de Palmira, criação de Bertrand Lesca e Nasi Voutsas, somos informados que o trabalho é inspirado na destruição da antiga cidade síria, que [...]
AOS NOSSOS AMIGOS?
Crítica a partir da ação Você tem um minuto para ouvir a palavra?, escrita por Juliano Gomes (Revista Cinética) Agir contra o isolamento histórico autoproduzido pelas instituições tradicionais das artes e do pensamento é talvez a ação política mais urgente [...]
BOMBONS PARA PLATEIAS IMAGINÁRIAS
Crítica escrita a partir do espetáculo King Size, por Renan Ji (Questão de Crítica/RJ) Christoph Marthaler, diretor do espetáculo King Size, não tem medo dos papéis de bala: coloridos, sortidos e barulhentos, encerrando um doce prêmio. De certa forma, pode-se [...]