Textos cotidianos em cena

Susanne KennedyDepois da participação na 4ª edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp) com o espetáculo Por que o Senhor R. Enlouqueceu?, a encenadora alemã Susanne Kennedy volta ao festival para conduzir uma residência artística entre os dias 19 de fevereiro e 4 de março de 2018, cujo mote principal é o trabalho com novas formas de linguagem verbal aliadas à precisão das expressões corporal e vocal. Serão dez artistas brasileiros escolhidos para trabalhar sob a orientação de Susanne, com apoio das performers holandesas Suzan Boogaerdt (atriz de Senhor R.) e Bianca van der Schoot, que conduzirão a preparação física. A residência faz parte da pesquisa artística de Susanne, que vem explorando as possibilidades da escrita não-criativa, conforme definição do poeta e crítico estadunidense Kenneth Goldsmith, no espaço teatral. Deste modo, procura incorporar expressões, diálogos e ruídos cotidianos na cena a fim de ampliar as possibilidades narrativas. A residência ocorrerá de segunda a sábado, das 10h às 15h, sempre no Instituto Goethe de São Paulo. No domingo 4 de março, será apresentado o experimento cênico resultante da experiência. A atividade contará com o acompanhamento de um tradutor.

* A residência conta com o apoio do Goethe-Institut São Paulo

Quando: De 19/2 a 04/3, de segunda a sábado, das 10h às 15h, com apresentação de experimento cênico no domingo (4), das 11h às 11h30
Onde: Goethe-Institut São Paulo (R. Lisboa, 974, Pinheiros, São Paulo – SP)
Público-alvo: atores, atrizes, bailarinos e performers

Selecionados para a residência artística com a encenadora alemã Susanne Kennedy e as performers holandesas Suzan Boogaerdt e Bianca van der Schoot:

Amanda Lyra
Bruno Guida
Carlos Eduardo Canhameiro
Carolina Leiderfarb (Carol Leider)
Cristina Simões da Rocha (Cris Rocha)
Frederico Vittola
Mariana Marinho
Matheus Macena
Rafael Pimenta
Renata Hardy Muller (Reni Hardy)

Lista de espera

No caso de desistência, serão chamados, pela ordem, os seguintes candidatos:

  1. Thiago di Giovanni
  2. Luana Mincoff Menegon
  3. Elaine Alves
  4. Renata Carlomagno

Tão logo o grupo de dez selecionados seja definitivamente confirmado os artistas da lista de espera serão avisados.

Ouvintes-pesquisadores selecionados para a residência artística com Susanne Kennedy:
Alexandre Dal Farra
Dalmir Rogério Pereira
 
Convidado da MITsp para registro da atividade: Rafael Steinhauser
Compartilhar