Project Description

100% SÃO PAULO

Companhia

Rimini Protokoll

Direção

Helgard Haug, Stefan Kaegi e Daniel Wetzel

Compre seu Ingresso

Ficha Técnica

Concepção: Rimini Protokoll (Helgard Haug, Stefan Kaegi, Daniel Wetzel)
Direção: Helgard Haug, Stefan Kaegi, Daniel Wetzel
Cenário: Andreas Mihan, Mascha Mazur, Marc Jungreithmeier
Diretor técnico/ desenho de luz e vídeo: Andreas Mihan
Pesquisa e produção de elenco: Claudia Burbulhan

Sinopse

100% São Paulo é uma criação cênica elaborada a partir da realidade vivida pela população de São Paulo. A peça será representada por cem moradores da capital paulista. Cada participante foi escolhido de acordo com critérios estatísticos que refletem a demografia da cidade, com base em dados do censo. Esses cem cidadãos formam um retrato vivo e pulsante da cidade: parte teatro, parte realidade e 100% São Paulo.

Histórico

Os autores e diretores Helgard Haug, Stefan Kaegi e Daniel Wetzel trabalham juntos desde 2000 e, a partir de 2002, passaram a assinar suas criações coletivas como Rimini Protokoll, com o intuito de desenvolver ferramentas teatrais que permitam perspectivas incomuns da realidade. São reconhecidos por explorar possibilidades entre a realidade e a ficção, por criar seus projetos a partir de situações concretas e lugares específicos, e por trabalharem com pessoas comuns como atuadores, aos quais chamam de “especialistas”, em palcos e outros espaços das cidades.

Em 2007, o coletivo criou, com Lola Arias, a instalação Chácara Paraíso, sobre o trabalho da polícia militar de São Paulo e, em 2014, Stefan Kaegi criou o audiotour Remote São Paulo, partindo do Sesc Belenzinho. Desde 2008, o projeto 100% City já foi realizado em diversas cidades, como Berlim, Zurique, Londres, Paris, Copenhague, San Diego, Melbourne e Tóquio, sempre a partir de especificidades locais e com um grupo de cem pessoas que represente estaticamente a composição daquela população.

Ao longo de sua trajetória, o Rimini Protokoll conquistou o Prêmio do Teatro Europeu de Novas Realidades Teatrais, em 2008; o Leão de Prata na 41ª Bienal de Veneza, em 2011; o prêmio de Excelência no 17º Japan Media Festival, pela video instalação Situation Rooms, sobre a indústria armamentista, em 2013; e o Grande Prêmio de Teatro da Suíça, em 2015, entre outros prêmios.

Fortuna Crítica

“O grande círculo verde do cenário, que vemos filmado de cima, sugere sutilmente a natureza cíclica da vida da cidade, assim como uma sequência impressionante em que o elenco freneticamente representa suas atividades típicas de diferentes momentos do dia, simplesmente evocando o barulho e o movimento da cidade. Mas a qualidade mais atrativa de 100% Londres é a sábia incerteza sobre si mesma, seu constante questionamento da própria veracidade. Porque embora revele um instanâneo, nunca será o quadro completo”.

Catherine Love, Fourth Wall Magazine

“Os membros da Rimini Protokoll apagam o traço literário do teatro para manter apenas o essencial: uma ou mais pessoas em ação diante de outras. (…) A experiência de 100% Paris chama a atenção para as questões da democracia, da arte política, da tomada de posição em uma sociedade, do anonimato”.

Anne Destival, Ma Culture

“O genial de 100% Melbourne é como ele força o público a responder às suas próprias questões. Será que ficaríamos felizes, bravos, estúpidos o suficiente para responder às perguntas na frente de estranhos, da família e dos amigos presentes? Em 90 minutos, esse trabalho criou uma intimidade e uma compreensão rara entre cem estranhos”.

Anne-Marie Peard, AussieTheatre

Vídeo