O eixo Encontros Formativos prevê ações de intercâmbio entre artistas internacionais e brasileiros para a troca de experiências. As iniciativas permitem que os profissionais das companhias convidadas partilhem seus métodos de criação e suas concepções sobre a cena contemporânea. Aos artistas brasileiros, oferecem a oportunidade de um aprendizado único ao lado de figuras de destaque no cenário artístico mundial.

Coordenação: Maria Fernanda Vomero

Devido ao número restrito de vagas, para alguns dos encontros formativos haverá um processo seletivo baseado no envio de um currículo resumido (de uma página) e de uma breve carta de intenção (máximo de 1400 caracteres). No caso dos encontros abertos, sem seleção, a inscrição prévia por meio da carta de motivação garante uma vaga se a procura ultrapassar o número máximo de participantes. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail inscricoes@mitsp.org, indicando, no campo assunto, qual a atividade de interesse. Abaixo, estão informados o número de vagas e o perfil dos participantes aos quais cada ação se destina. As inscrições se encerram no dia 27 de fevereiro (domingo). A lista de aprovados será divulgada a partir de 02 de março (segunda-feira). Em caso de dúvidas, consulte a seção “Perguntas mais frequentes”.

Importante! Como essas atividades são gratuitas, a MITsp tem como objetivo o efetivo preenchimento de todas as vagas oferecidas. Portanto, antes de se inscrever, esteja certo de que poderá comparecer às aulas e aos workshops, respeitando os horários e a duração deles.

Toneelgroep Amsterdam 
O espetáculo Canção de Muito Longe, do diretor holandês Ivo van Hove e sua companhia Toneelgroep Amsterdam, produzido em conjunto com a MITsp, fará sua estreia mundial no dia 10 de março de 2015, em São Paulo. A parceria inédita permitirá que profissionais das artes cênicas acompanhem o processo de finalização da montagem, ao lado do encenador Ivo van Hove, e participem de aulas-conferência com outras figuras fundamentais para a realização do espetáculo: o jovem e premiado dramaturgo britânico Simon Stephens; o músico e compositor norte-americano Mark Eitzel; e o diretor de produção holandês Wouter van Ransbeek. As quatro atividades serão independentes.

Acompanhamento dos ensaios finais com Ivo van Hove
Os participantes terão a oportunidade de conhecer, durante dois dias, as etapas de criação artística e técnica do espetáculo ao lado do diretor holandês. A atividade destina-se a encenadores, iluminadores, diretores musicais e sonoplastas.
8 e 9 de março, das 10h30 às 14h. Sesc Consolação. 10 vagas.

Workshop com Simon Stephens: aspectos do drama contemporâneo
Autor de textos incensados como Pornography (2007) e Punk Rock (2009), Stephens falará exclusivamente a dramaturgos e conduzirá uma série de exercícios voltados à escrita teatral.
6 de março, das 14h às 17h. Sesc Consolação. 12 vagas.

Workshop com Mark Eitzel: criação musical no diálogo com a cena
O compositor norte-americano trabalhará o processo de elaboração de uma canção com base na composição de um personagem. O grupo partirá de um texto clássico para criar – e cantar – uma música em conjunto. O workshop destina-se a músicos e atores.
6 de março, das 14 às 17h. Sesc Consolação. 12 vagas.

Conferência com Wouter van Ransbeek: processos de gestão no teatro europeu – o caso da Toneelgroep Amsterdam
No formato de uma entrevista aberta, o experiente diretor de produção conversará com gestores culturais, produtores e programadores de teatro e com o público em geral. Entrevistador: Ricardo Muniz Fernandes.
13 de março, das 11h às 13h. Centro de Formação e Pesquisa do Sesc São Paulo. 60 vagas.
Inscrições abertas até 11 de março pelo e-mail inscricoes@mitsp.org

O teatro da ausência: workshop com Heiner Goebbels
Rua Rui Barbosa, 153
Diretor de Stifters Dinge, o compositor e encenador alemão falará sobre a concepção de um
espetáculo sem atores, construído com base em atmosferas sonoras e imagéticas, e partilhará suas escolhas estéticas. A atividade, dividida em dois dias, abordará os temas: “Teatro da Ausência” e “Rumo a um Drama da Percepção”. A conferência é voltada a artistas de teatro, música e artes visuais, e também ao público em geral.
8 e 9 de março, das 11h às 14h. Instituto Goethe. Até 160 participantes.
Inscrições abertas até 06 de março pelo e-mail inscricoes@mitsp.org

A relação ator-diretor no processo de criação: masterclass com Yuri Butusov
Rua Rui Barbosa, 153
O prestigioso artista russo, diretor de A Gaivota, falará sobre como atores e encenadores contribuem de modo mútuo para o aprofundamento do processo criativo durante a montagem de um espetáculo. A atividade se destina prioritariamente a atores e diretores.
6 de março, das 11h às 14h. Sesc Consolação. Até 60 participantes.

O método Emma Dante: workshop prático com artistas da Cia. Sud Costa Occidentale
Rua Rui Barbosa, 153
Ator e dançarino da Compagnia Sud Costa Occidentale, Sandro Maria Campagna – com apoio de atrizes do grupo – conduzirá um workshop sobre os métodos e procedimentos aplicados pela diretora Emma Dante durante a criação de seus espetáculos: improvisação, voz, corpo e composição de personagens. A atividade se destina a atores e dançarinos.
7 de março, das 11h às 14h. Sesc Consolação. 25 vagas.

O teatro do risco: como matar o mau ator. Workshop prático com Andriy Zholdak
Rua Rui Barbosa, 153
Provocativo e controverso, o encenador ucraniano – diretor de Woyzeck – partilhará as técnicas que usa em seu trabalho com os intérpretes durante a criação de seus espetáculos. Destinada exclusivamente a atores.
4 e 5 de março, das 11h às 15h. Sesc Consolação. 20 vagas.

A criação da cena e o ator: workshop prático com a companhia La Maldita Vanidad
Rua Rui Barbosa, 153
O diretor Jorge Hugo Marín e os atores Ella Becerra e Fernando de la Pava conduzirão a atividade, utilizando cenas de um espetáculo da companhia como ponto de partida para as criações e improvisações. O workshop destina-se a atores e a jovens diretores.
10, 11 e 12 de março, das 10h às 13h. Centro Cultural São Paulo. 15 vagas.

Laboratório DocumentaCena de crítica de teatro
Rua Rui Barbosa, 153
Coordenados pelo coletivo de profissionais de quatro espaços digitais de Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, os encontros pretendem debater questões inerentes à crítica teatral na atualidade, sugerindo conceitos norteadores para um pensamento sobre a crítica, mais do que ferramentas técnicas para a prática da mesma. Nessas breves jornadas, o grupo vai conversar sobre a crítica jornalística e a crítica acadêmica, sobre dificuldades e caminhos possíveis para a formação do crítico e a importância do diálogo com outras artes e outras áreas de conhecimento na lida com as poéticas contemporâneas. Além disso, será oferecido um conjunto de sugestões de leitura para que os participantes da oficina possam estudar posteriormente. O coletivo DocumentaCena é articulado desde março de 2014 pelos blogs Horizonte da Cena (Belo Horizonte) e Satisfeita, Yolanda? (Recife), revista eletrônica Questão de Crítica (Rio de Janeiro) e site Teatrojornal – Leituras de Cena (São Paulo). Esses espaços digitais singulares estão dedicados à informação e reflexão em artes cênicas e têm em vista a criação de uma plataforma comum.
11 e 12 de março, das 10h às 14h. Centro de Formação e Pesquisa do Sesc São Paulo. 15 vagas.
Inscrições abertas até 09 de março pelo e-mail laboratorio@mitsp.org