Ministério da Cultura
e Redecard apresentam

 13 a 23 
 de Março 
 de 2025 

13 a 23 de Março de 2025

OLHARES CRÍTICOS

PRÁTICA DA CRÍTICA

MESA: A Crítica em Tensão - Desafios no Contemporâneo

COM Silvana Garcia, Dione Carlos e Daniele Avila Small  

 

Reflexão sobre os desafios enfrentados pela crítica teatral e cultural em tempos de polarização, tensões políticas e transformações sociais. O debate aborda o papel da crítica como mediadora e como ela pode se manter relevante diante de novas estéticas e práticas artísticas.

Quando e onde

19 de março, quarta, das 18h às 18h30

CCSP

Gratuito

SOBRE

Silvana Garcia é diretora, dramaturga e pesquisadora. Doutora em artes cênicas e professora aposentada da Escola de Arte Dramática (ECA/USP), é também autora de Teatro da Militância, As Trombetas de Jericó: Teatro das Vanguardas Históricas e Territórios e paisagens: Estudos sobre teatro. É diretora, entre outros, dos espetáculos Não vejo Moscou da janela do meu quarto (Lasnoias & Cia, 2014), Senhora X, Senhorita Y (Damas & Cia, 2018) e Casa Tomada (Cia Escola da Noite, Coimbra, 2024).

 

Dione Carlos é dramaturga, roteirista, atriz e curadora. Escreveu dezenas de peças encenadas no Brasil e no exterior, por grupos como Cia Capulanas de Arte Negra, Cia Livre, Coletivo Legítima Defesa e Companhia de Teatro Heliópolis. Criou roteiros para diversos canais e atualmente trabalha na Rede Globo. Foi orientadora artística da Escola Livre de Teatro de Santo André no Núcleo de Dramaturgia. Ministra oficinas de dramaturgia pelo país. Agraciada com os Prêmios Shell e APCA 2022 na categoria Dramaturgia.


Daniele Avila Small é artista de teatro, crítica e curadora. É idealizadora da Questão de Crítica (2008 a 2024) e autora do livro O crítico ignorante – Uma negociação teórica meio complicada (7Letras, 2015). Tem dramaturgias publicadas pelas editoras Cobogó e Javali. Integrou equipes de curadoria de diversos festivais e dos Olhares Críticos da MITsp.  Atualmente, é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, com bolsa de pós-doutorado do CNPQ.