Programadores
Confira quem são os programadores que acompanham a MITbr – Plataforma Brasil 2025.

Adriana Almeida Pees
Theater FreiburgAdriana Almeida Pees é diretora artística e curadora do departamento de dança do Theater Freiburg desde a temporada 2017/2018 e trabalha profissionalmente no setor de dança há mais de 30 anos. Possui doutorado e pós-doutorado pela UNICAMP.
Theater Freiburg
O Theater Freiburg é o maior e mais antigo teatro da cidade de Friburgo, na Brisgóvia. Ele está localizado nos limites da cidade velha de Friburgo, na esquina da Bertoldstraße com a Platz der Alten Synagoge. O edifício combina quatro locais sob o mesmo teto: o Großes Haus, o Kleines Haus, o Kammerbühne e o Werkraum. O foyer do Winterer também abriga leituras de autores, como o Litera-Tour, noites de palestras sobre temas atuais, como a série Schule träumen, e concertos de câmara. O teatro tem sido administrado como uma empresa independente desde setembro de 2005.

Adriana Macedo
Sesc SPAdriana Macedo é jornalista e bacharel em Letras/USP. Trabalha há 13 anos no Sesc com programação e curadoria teatral, atualmente na Gerência de Ação Cultural. Participou da curadoria de festivais como: Palco Giratório, Circuito Sesc de Artes, FENTEPP, FIT/Rio Preto e Festival Sesc de Teatro de Rua.
Sesc SP
Mantido pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, o Sesc – Serviço Social do Comércio é uma entidade privada que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida aos trabalhadores deste setor e sua família. No estado de São Paulo, o Sesc conta com uma rede de 43 unidades operacionais – centros destinados à cultura, ao esporte, à saúde e à alimentação, ao desenvolvimento infantojuvenil, à terceira idade, ao turismo social e a demais áreas de atuação. Este patrimônio forma um conjunto arquitetônico de múltiplas linguagens e influências. O Sesc desenvolve, assim, uma ação de educação não formal e permanente com o intuito de valorizar seus diversos públicos ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.

Adriana Souza
Sesc SPAdriana Souza é graduada em Comunicação Social (Unesp) e especialista em Comunicação Organizacional (Cásper Líbero) e Gestão e Políticas Culturais (Universidade de Girona – Espanha). Atualmente é responsável pela programação em artes cênicas do Centro de Pesquisa Teatral Sesc e Teatro Anchieta do Sesc Consolação.
Sesc SP
O Sesc São Paulo conta com uma rede de mais de 40 centros destinados à cultura, ao esporte, à saúde e à alimentação, ao desenvolvimento infantojuvenil, à terceira idade, ao turismo social e a demais áreas de atuação. Há mais de 40 anos, o CPT movimenta a cena do teatro brasileiro. Em 1982, o Grupo Macunaíma, dirigido por Antunes Filho (1929-2019), foi convidado para compor as ações artístico-culturais do Sesc, especificamente no Sesc Consolação. Atualmente, expande seu campo de atuação para diversas perspectivas da cena teatral do País.

Ana Carla Ribeiro
Sesc SPAna Carla Ribeiro é bacharela em Dança pela Unicamp. É programadora de dança e circo no Sesc Vila Mariana e integra a comissão de curadoria do Festival Circos de 2025, festival internacional de circo do Sesc São Paulo.
Sesc SP
Mantido pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, o Sesc – Serviço Social do Comércio é uma entidade privada que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida aos trabalhadores deste setor e sua família. No estado de São Paulo, o Sesc conta com uma rede de mais de 40 unidades operacionais – centros destinados à cultura, ao esporte, à saúde e à alimentação, ao desenvolvimento infantojuvenil, à terceira idade, ao turismo social e a demais áreas de atuação. Este patrimônio forma um conjunto arquitetônico de múltiplas linguagens e influências.

Ana Dias
Sesc SPAna Dias é gestora cultural, atualmente integra a equipe de artes cênicas e de cinema no Sesc Avenida Paulista. Compõe a equipe curatorial da Bienal Sesc de Dança 2025, tendo participado também das edições de 2021 e 2023.
Sesc SP
O Sesc é uma organização privada mantida por empresários dos setores de negócios, turismo e serviços. Seu foco são projetos culturais e educacionais que promovem o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais dessas indústrias.

Andre Fischer
Festival Mix Brasil de Cultura da DiversidadeAndre Fischer é criador e diretor do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade. É também diretor de Comunicação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, curador de projetos audiovisuais e cênicos de temática LGBT+, consultor de DEI, Comunicação Inclusiva, Curadoria Transmídia e doutorando e mestre em Imagem e Som pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos.
Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade
Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade é um evento cultural LGBT+ realizado todos os anos em novembro, com foco em obras relacionadas à sexualidade e identidade de gênero em diversas formas de expressão artística. O festival ocupa prestigiados espaços culturais de São Paulo e aproveita ao máximo a diversidade da cidade. Referência nacional e internacional, nasceu em 1993 e hoje é o maior evento cultural LGBT+ da América Latina. Desde sua primeira edição, trouxe a vanguarda mundial das representações artísticas, promovendo a inclusão social e abrindo espaço para a expressão de diferentes estilos de vida, ampliando a conscientização sobre as questões LGBT+. Entre filmes, artes cênicas, literatura, expressões transmídia, oficinas, shows musicais e festas, reúne milhares de pessoas em torno de uma cultura de compreensão e respeito, seja em espaços físicos ou em plataformas digitais.

Anna Mülter
Festival TheaterformenAnna Mülter é diretora artística do festival internacional de artes cênicas Theaterformen em Hannover e Braunschweig desde 2021. De 2014 a 2020, ela trabalhou no programa regular de dança e nos festivais temáticos na Sophiensæle Berlin e dirigiu o festival anual Tanztage Berlin.
Festival Theaterformen
O Festival Theaterformen é um dos maiores festivais internacionais de artes cênicas da Alemanha e, desde 1990, tem apresentado uma variedade de produções teatrais contemporâneas em Braunschweig e Hannover. Ao longo dos anos, o festival tem se reinventado, reorientado e reposicionado continuamente, e um de seus objetivos é dar espaço a perspectivas que raramente são visíveis e audíveis no contexto local e que questionam as estruturas de poder existentes.

Anne Bechstedt
Goethe-Institut Bogotá/ColombiaAnne Bechstedt é gestora cultura do Goethe-Institut de Bogotá, na Colombia.
Goethe-Institut Bogotá/Colombia
O Goethe-Institut é a instituição cultural mundial da República Federal da Alemanha. Promove o conhecimento da língua alemã no exterior e fomenta a cooperação cultural internacional. Seu programa cultural reflete um amplo espectro de tópicos nas áreas de artes vivas, novas mídias, cinema, dança e teatro, música e memória histórica, com ênfase especial na diversidade de gênero e no conhecimento de comunidades indígenas e afro-colombianas, feminismo, participação social, inclusão e discursos atuais sobre conceitos como sustentabilidade e pós-colonialismo, por exemplo.

Anne Goalard
Young Performing Arts Lovers (YPAL)Anne Goalard é consultora artística internacional de vários teatros europeus: a Comédie de Reims (festival FARAWAY), o Théâtre des Amandiers, em Nanterre, e o Teatro Nacional da Catalunha, em Barcelona. Ela dirige a YPAL, uma plataforma para projetos artísticos.
Young Performing Arts Lovers (YPAL)
A Young Performing Arts Lovers (YPAL), dirigida por Anne Goalard, é uma plataforma para o desenvolvimento de projetos artísticos e culturais europeus com foco em práticas inovadoras. Suas atividades são desenvolvidas no cruzamento do monitoramento criativo, do apoio ao artista e do desenvolvimento de experimentos sobre o compartilhamento da cultura com o maior número possível de pessoas.

Ari Felipe Miaciro
Sesc SPAri Correia, arquiteto e designer gráfico, atualmente é Animador Cultural do Sesc SP.
Sesc SP
No estado de São Paulo, o Sesc conta com uma rede de mais de 40 unidades operacionais – centros destinados à cultura, ao esporte, à saúde e à alimentação, ao desenvolvimento infantojuvenil, à terceira idade, ao turismo social e a demais áreas de atuação. A presença da instituição no estado de São Paulo se expande, ainda, para além das cidades nas quais estão instalados seus equipamentos socioculturais. Ruas, praças, parques e outros espaços são ocupados com atividades culturais e esportivas, e toneladas de alimentos, fornecidos por empresas doadoras, são distribuídas a instituições sociais, por meio de projetos como Circuito Sesc de Artes, Dia do Desafio e Mesa Brasil, realizados em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio locais.

Arnaud Meunier
MC2Arnaud Meunier é diretor de teatro. Desde 2021 é o diretor artístico do MC2 Grenoble.
MC2
O MC2 é a maior instituição artística pública francesa fora de Paris. Conta com teatros, auditório, espaço modular e espaços de ensaio. É um local pluridisciplinar que está programando e produzindo artistas de todo o mundo. Uma conexão especial com a América Latina faz parte de seu novo projeto artístico.

Augusto Braz
Sesc SPAugusto Braz é artista visual, bacharel pela UERJ e mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF. Pós-graduado em Gestão Cultural e Indústria Criativa pela PUC-Rio. Atualmente, trabalha na programação de dança, teatro e literatura do Sesc 24 de Maio.
Sesc SP
O Sesc é uma organização privada mantida por empresários dos setores de negócios, turismo e serviços. Seu foco são projetos culturais e educacionais que promovem o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais dessas indústrias.

Augusto Paim
Goethe-Institut Porto AlegreAugusto Paim é assistente de programação cultural do Goethe-Institut Porto Alegre.
Goethe-Institut Porto Alegre
O Goethe-Institut é o Instituto Cultural da República Federal da Alemanha, atuante em todo o mundo e que promove o conhecimento da língua alemã no exterior e estimula a cooperação cultural em esfera internacional, transmitindo uma visão abrangente da Alemanha através de informações sobre a vida política, social e cultural do país.

Benoît Bradel
Passages TransfestivalBenoît Bradel é um artista e curador internacional com um forte gosto pela transculturalidade e transdisciplinaridade. Desde 2019, ele está trabalhando para o Passages Transfestival como diretor geral e artístico. Sua última produção como diretor, La 7e vie, de Patti Smith, está em turnê desde 2017.
Passages Transfestival
O Passages Transfestival carrega um projeto artístico naturalmente transdisciplinar, colocando em primeiro lugar a criação inovadora e multifacetada. A cada edição, o festival direciona o seu projeto para uma zona geopolítica identificada e marcante, seja ela transcontinental ou transeuropeia. O Passages Transfestival, em continuidade com as suas origens, pretende ser um espaço de transmissão, com apoio a projetos em produção e em residência e parte de uma rede internacional e hexagonal de apoio e cooperação que repensa as suas práticas econômicas e sociais para fazer parte de um processo que beneficia a todos.

Bia Junqueira
Bia Junqueira é artista multidisciplinar, diretora artística e criadora de experiências imersivas, além de idealizadora, diretora geral e curadora do riocenacontemporanea e do TEMPO_FESTIVAL. Está preparando duas óperas para julho no Theatro Municipal de São Paulo, além de se dedicar a seus projetos de artista visual e de residências internacionais.
Arquitetura do Efêmero
A Arquitetura do Efêmero é uma produtora especializada em desenvolver e realizar projetos multidisciplinares no âmbito cultural, empresarial e artístico. Colabora e realiza projetos com festivais, mostras e em residências artísticas, entre eles o TEMPO_FESTIVAL. Também representa os projetos e obras de Bia Junqueira.

Camila Amaral Tavares
Sesc SPCamila Amaral Tavares atua em projetos que se encontram na interrelação entre cultura e educação. Desde 2013, compõe a equipe de programação do Sesc SP, envolvida especialmente com ações socioeducativas e programação artística. A partir de 2023 passa a integrar o núcleo de teatro da Gerência de Ação Cultural
Sesc SP
Mantido pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, o Sesc – Serviço Social do Comércio é uma entidade privada que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida aos trabalhadores deste setor e sua família. No estado de São Paulo, o Sesc conta com uma rede de 43 unidades operacionais – centros destinados à cultura, ao esporte, à saúde e à alimentação, ao desenvolvimento infantojuvenil, à terceira idade, ao turismo social e a demais áreas de atuação. Este patrimônio forma um conjunto arquitetônico de múltiplas linguagens e influências. O Sesc desenvolve, assim, uma ação de educação não formal e permanente com o intuito de valorizar seus diversos públicos ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.

Carina Casuscelli
Companhia Nova de TeatroCarina Casuscelli é atriz, diretora e dramaturga da Companhia Nova de Teatro. Vencedora do Prêmio Internazionale Teatro dell’Inclusione (Itália, 2012), assinou a dramaturgia e direção de Caminos Invisibles… La Partida. Atua no grupo desde 2001, também desenvolvendo figurinos e projetos multimídia.
Companhia Nova de Teatro
Fundada em 2001, em São Paulo, por Lenerson Polonini e Carina Casuscelli, a Companhia Nova de Teatro se dedica à pesquisa contínua em teatro experimental, multimídia e novas dramaturgias. Com um repertório que inclui obras de Samuel Beckett, Heiner Müller, Gertrude Stein, Edgar Allan Poe, Richard Foreman, Marco Martinelli e criações autorais, a companhia busca explorar o hibridismo e a tridimensionalidade da cena. A Companhia tem uma forte vocação internacional, realizando parcerias e intercâmbios artísticos em países como Estados Unidos, Grécia, Itália, Romênia, Irã, Iraque, Rússia, Alemanha, Índia, Tunísia, França e Uruguai. Entre suas principais colaborações, destacam-se a residência artística no Attis Theatre (Grécia), apresentações no La MaMa ETC (Nova York) e o Prêmio Internazionale Teatro Dell’ Inclusione Teresa Pomodoro (Itália).

Carlos Magno Rodrigues
Sesc CearáCarlos Magno Rodrigues é ator, produtor e curador. Mestrando em Artes da Cena, na escola Célia Helena/Itaú Cultural, possui graduação no curso de Teatro (IFCE) e Pós-graduação em Arte Educação (Uniasselvi). Atuou em mostras e festivais, como Palco Giratório, Mostra Sesc Cariri e São João de Maracanaú.
Sesc Ceará
O regional Sesc Ceará conta com uma programação sistemática, com espetáculos e mostras, como a Mostra Sesc Cariri e o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga. Também conta com demais curadorias pontuais, realizadas no âmbito das Artes Cênicas no estado.

Carmen Salinas
Siemens StiftungCarmen Salinas tem formação em história da arte e dramaturgia e trabalhou como produtora criativa e gestora de recursos para vários artistas, grupos de performance e instituições na Alemanha, como a Rhine-Main Dance Platform. Desde 2024, é gerente de projetos na fundação Siemens Stiftung.
Siemens Stiftung
A Siemens Stiftung é uma fundação sem fins lucrativos comprometida com o desenvolvimento social sustentável nas áreas de educação, cultura e serviços essenciais. Na área cultural, a fundação se concentra na colaboração e no intercâmbio entre diferentes cenários culturais regionais, com ênfase em questões de sustentabilidade e coesão social.

Cecília Kuska
Festival Proximamente - Teatro KVS. ProximamenteCecilia Kuska é uma trabalhadora cultural dinâmica (produtora criativa, curadora e gerente de artistas) especializada em colaboração interdisciplinar e na promoção da diversidade cultural em todos os continentes. Com raízes na América do Sul e uma base atual na Europa.
Festival Proximamente – Teatro KVS. Proximamente
O Festival Proximamente – Teatro KVS. Proximamente nasceu em 2019 como resultado de um encontro entre diferentes instituições da Argentina, Uruguai, Brasil, Chile e Bélgica, trabalhando em conjunto como uma cooperativa. Os países parceiros colaboram como uma voz curatorial compartilhada para enviar propostas, selecionando o que consideram importante destacar sobre o trabalho artístico na região latino-americana hoje. A partir de 2021, o programa começou a incorporar algumas das narrativas da diáspora Latinx na Europa. Desde 2022, recebe novos parceiros e países para fazer parte da plataforma.

Celso Curi
OFF Produções CulturaisCelso Curi é produtor, gestor cultural, tradutor e jornalista. Desde 1968 atua na área cultural. É diretor da OFF Produções Culturais, criador e editor do OFF Guia de Teatro SP e criador do Espaço OFF, destinado a apresentações teatrais e musicais, além de ser curador do FIT / Recife – Reside.
OFF Produções Culturais
A OFF Produções Culturais, criada em 1991 como sucessora do Espaço OFF, um dos espaços culturais mais importantes de São Paulo nas décadas de 1980 e 1990, concentra-se na produção, circulação e intercâmbio de obras e artistas de vanguarda e novas linguagens. Em 1996, criou o OFF Guia de Teatro São Paulo, uma mídia impressa de distribuição gratuita que publica mensalmente uma lista detalhada das salas de espetáculos e suas programações. Durante seus 34 anos de existência, a OFF realizou e criou projetos em parceria com artistas e instituições no Brasil e no exterior.

Chiara Organtini
Lavanderia a VaporeChiara Organtini é uma curadora apaixonada por arte interdisciplinar e espaço público. Desde 2022, é diretora da Lavanderia a Vapore em Collegno (TO), Casa Europeia da Dança e Centro de Residência da Região do Piemonte, administrada pela Fondazione Piemonte dal Vivo.
Lavanderia a Vapore
A Lavanderia a Vapore é um centro de residência e pesquisa nascido da regeneração de uma lavanderia da década de 1870 do antigo asilo real Regio Manicomio, que foi convertida em 2008 em uma casa de dança dedicada. O projeto Lavanderia a Vapore, lançado em 2015, é o resultado de um modelo inovador de rede sistêmica, compartilhamento de metas e governança entre diferentes entidades locais que promovem e programam a dança, resultando na criação de um RTO (Raggruppamento Temporaneo di Organismi/Associação Temporária de Organismos) com diferentes parceiros. A Lavanderia a Vapore se concentra em uma temporada diversificada que explora diferentes linguagens e atitudes do mundo da dança. Ela abriga um programa permanente e integrado que oferece grande diversidade na produção criativa. O programa é desenvolvido em acordo e sinergia com os parceiros do projeto, cujo objetivo é atrair artistas internacionais e oferecer oportunidades e apoio aos talentos locais.

Christoph Bertrams
Goethe-Institut PeruChristoph Bertrams é diretor do Goethe-Institut Peru, antes do Goethe-Institut Chile.
Goethe-Institut Peru
O Goethe-Institut trabalha para o intercâmbio cultural em muitos países do mundo. Como instituto cultural da República Federal da Alemanha com presença global, atua no entendimento entre a Alemanha, a Europa e o mundo. A base para isso é o acordo-quadro com o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. O Goethe-Institut informa ao mundo sobre a diversidade cultural e social da Alemanha e da Europa. A rede global do Goethe-Institut é formada por 151 unidades em 98 países, juntamente com inúmeras instituições parceiras.

Claudio Fuentes São Francisco
Santiago OffClaudio Fuentes San Francisco é formado em Artes Cênicas pela Faculdade de Comunicação da Universidad del Desarrollo e tem mestrado em Artes com especialização em Direção Teatral pela Universidad de Chile. Atualmente, é diretor artístico do festival internacional Santiago Off.
Santiago Off
Fundação cultural que projeta, gerencia e implementa projetos artísticos e programas sociais, culturais e educacionais. Duas necessidades relevantes convergem em sua missão: o vínculo entre arte e cidadania e o fortalecimento do setor profissional das artes cênicas. A missão da Fundação é democratizar o acesso à cultura e ao desenvolvimento artístico no país. Seu objetivo é aproximar a arte e suas manifestações dos cidadãos e, ao mesmo tempo, gerenciar novos meios, plataformas e oportunidades de treinamento, visibilidade, validação, circulação e promoção para criadores e criações nacionais.

Cléber Tasquin
Sesc SPCleber Tasquin é graduado em Letras e mestrando em Estética e Poéticas Cênicas pela Unesp, é Animador Cultural no Sesc SP, nas áreas cênicas, dramaturgo e parecerista. Atua em teatro, dança e literatura, com prêmios no ProAC e Funarte. Pesquisa hibridismos entre dramaturgia, corpo e mídias.
Sesc SP
O Sesc é uma organização privada mantida por empresários dos setores de negócios, turismo e serviços. Seu foco são projetos culturais e educacionais que promovem o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais dessas indústrias.

Corinna Humuza
International Summer FestivalCorinna Humuza trabalhou como pesquisadora em geografias negras e interseccionalidade na Universidade de Hamburgo e como assistente do diretor artístico na Kampnagel. Desde 2021, é curadora do International Summer Festival. Em 2023, foi professora visitante na Universidade de Belas Artes de Dresden.
International Summer Festival
O International Summer Festival é o evento de maior prestígio do Kampnagel e acontece durante três semanas em agosto no Kampnagel e em locais selecionados na cidade de Hamburgo. O festival apresenta teatro, dança, artes visuais, performance, música e teoria de todo o mundo e concentra-se no entrelaçamento da cultura pop e da vanguarda e na expansão interdisciplinar das fronteiras de gênero. Os artistas convidados se destacam por seu interesse e engajamento no presente e por suas abordagens estéticas radicais. A cada ano, o festival convida ou produz cerca de 50 obras diferentes que atraem até 50.000 visitantes de Hamburgo e do exterior.

Cristina Planas Leitão
Curadora de Artes Cênicas, Consultora e Coreógrafa. A partir de abril de 2025, assume a direção da Materiais Diversos e de seu festival, em Portugal.
Sobre
Cristina Planas é curadora de artes cênicas, consultora, dramaturga e coreógrafa. Em 2025, co-fundou a SUPERNOVÆ ao lado de Natalia Álvarez Simó (ES) – uma plataforma dedicada à consultoria artística e curadoria. Desde 2024, ela faz parte do grupo curatorial que contribui para o novo Something Great Arts Centre (DE). Entre 2018 e 2024, Cristina deixou um legado transformador como Diretora Artística do Teatro Municipal do Porto, do DDD – Festival Dias da Dança e do CAMPUS Paulo Cunha e Silva. Sua prática curatorial integrada se concentra no desenvolvimento de formatos criativos sustentáveis e novas narrativas nas artes cênicas, com um interesse crescente em práticas experimentais e formatos híbridos que ressoam política e socialmente.

Cynthia Margareth
Aflorar CulturaCynthia Margareth é gestora cultural, atriz e fundadora da Aflorar Cultura. Atua como produtora associada do Grupo Cultural Peruano Yuyachkani e colaboradora do LUME Teatro. Há 13 anos, oferece capacitação em produção cultural por meio de palestras, cursos, residências e seminários.
Aflorar Cultura
Aflorar Cultura é uma produtora cultural com sede em São Paulo, dedicada a estreitar fronteiras e criar conexões que fortalecem o diálogo artístico entre diferentes regiões e culturas. Com uma trajetória sólida na organização de festivais, mostras e representações artísticas, tanto no Brasil quanto internacionalmente, nosso foco está em promover a visibilidade e o intercâmbio de artistas de diversas partes do mundo.

Cynthia Petnys
Sesc SPCynthia Petnys é programadora de teatro no Sesc Santos.
Sesc SP
Mantido pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, o Sesc é uma entidade privada que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida aos trabalhadores deste setor e familiares. No estado de São Paulo, o Sesc conta com uma rede de mais de 40 unidades operacionais destinadas à cultura, ao esporte, à saúde e à alimentação, ao desenvolvimento infantojuvenil, à terceira idade, ao turismo social e a demais áreas de atuação. A instituição é referência por sua atuação no cenário cultural do estado, e também do país, organizando festivais de artes cênicas, como por exemplo o MIRADA, no Sesc Santos.

Dagmara Gumkowska
SIlesian Theatre e OPEN THE DOOR International FestivalDagmara Gumkowska é programadora, curadora de teatro, promotora, empresária, gerente de eventos artísticos e culturais e captadora de recursos. Chefe do departamento de apresentações convidadas, turnês e cooperação internacional (Silesian Theatre, Katowice). Curador do programa do Festival Internacional OPEN THE DOOR, organizado pelo Silesian Theatre.
SIlesian Theatre and OPEN THE DOOR International Festival
O Teatro da Silésia (Stanislaw Wyspianski Teatr Slaski), em Katowice, é o maior palco de teatro da Alta Silésia. São apresentadas obras de dramaturgia clássica e moderna polonesa e mundial, obras concebidas, apresentações de convidados (da Polônia e do exterior) de vários estilos e gêneros, apresentações para jovens e crianças, concertos e eventos interdisciplinares. No ano de 2018, a instituição iniciou um novo projeto, o Festival Internacional OPEN THE DOOR. Um dos festivais mais exclusivos do sul da Polônia, o OPEN THE DOOR International Festival inclui trabalhos de artistas com deficiência e artistas de grupos desfavorecidos, projetos que levantam questões sociais importantes e eventos ao ar livre. O festival tem como objetivo alcançar novas pessoas, está aberto a várias formas de teatro, mostrando sua diversidade – obras experimentais e tradicionais de vários gêneros, inclusive dança. É um projeto anual, a partir do ano de 2021 organizado em junho (antes acontecia em setembro). O programa do festival até agora incluiu apresentações e projetos criados por artistas da França, Espanha, México, Grã-Bretanha, República Tcheca, Israel, Bielorrússia, Ucrânia, Chile, Kosovo, Itália, Bélgica, Islândia, Peru e, é claro, Polônia.

Dane de Jade
FIMCDane de Jade é atriz, produtora, curadora e gestora de cultura. Idealizadora da Mostra Sesc Cariri, FIMC e Beatos. Realizou curadoria para diversos festivais. Integra o GT da Rede Brasileira de Festivais de Artes Cênicas e a Rede de Festivais do Ceará, além de ser Curadora do Prêmio Shell de Teatro na categoria nacional.
FIMC
O FIMC tem germinação e parceria com o já tradicional Festival de Máscaras de Quebec, no Canadá, um dos mais importantes festivais de máscara cênica. O FIMC, propõe o encontro de várias expressões artísticas, sempre com foco nas máscaras e suas diversas formas de expressões. O Festival acontece na região do Cariri cearense, que se torna palco de espetáculos de artes cênicas, cortejo, intervenções, performances, espetáculos de rua, entre outras ações que integram a programação potencializada em intercâmbios, formação e fruição.

Davi Ferreira
Sesc SPDavi Ferreira é animador cultural no Sesc Itaquera. Atua na curadoria das áreas de Teatro, Dança e Cinema.
Sesc SP
Sesc São Paulo é uma instituição cultural e de lazer sem fins lucrativos, ligada ao sistema Sesc (Serviço Social do Comércio). Ele oferece uma ampla variedade de atividades e serviços nas áreas de cultura, educação, esporte, saúde e lazer, com o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida da população.

Denise Pedron
Festival de Teatro Negro UFMGDenise Pedron é artista-pesquisadora e professora do Teatro Universitário da UFMG. É uma das idealizadoras e coordenadoras do Festival de Teatro Negro UFMG. Atualmente pesquisa Processos Criativos e Vivências Traumáticas. Faz formação em psicanálise no Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG).
Festival de Teatro Negro UFMG
O Teatro Universitário é uma escola de formação de atores em nível técnico que abriga programas e projetos de extensão. O Festival de Teatro Negro UFMG é um evento do Programa Teatro Universitário: por uma escola antirracista e acontece a cada dois anos. A programação do Festival de Teatro Negro UFMG conta com a exibição de cenas e espetáculos de estudantes selecionados por meio de chamada pública e ainda com obras performativas de artistas convidados. Além de realizar debates com pesquisadores e artistas negros, realiza também oficinas formativas.

Dmitry Kondrashov
State Theatre of NationsDmitry Kondrashov é gerente do departamento internacional do State Theatre of Nations.
State Theatre of Nations
O State Theatre of Nations é um teatro de repertório profissional fundado em 1885 como um teatro particular, atualmente subsidiado pelo Ministério da Cultura. Em 2006, Evgeny Mironov, uma estrela do teatro e do cinema nacional, tornou-se seu diretor artístico. Mironov convida os mais eminentes diretores de teatro russos para apresentar produções nas três salas do teatro. Além disso, a cada temporada, um diretor de teatro estrangeiro enriquece a programação do teatro com um espetáculo especialmente encomendado. O Theatre of Nations já trabalhou com artistas dos EUA, França, Canadá, Japão e China, que serão seguidos na temporada 2025/2026 por artistas da África do Sul, Índia e China novamente. O Theatre of Nations, como seu nome indica, busca reunir culturas, explorar suas colisões e apreciar o resultado do trabalho e da cocriação de artistas estrangeiros e atores russos.

Eliane da Rocha
SESI-SPEliane da Rocha é mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás e graduada em Artes Cênicas, com habilitação em Direção Teatral, pela Universidade Federal de Ouro Preto. É Analista de Atividades Culturais no SESI-SP, onde realiza gestão e curadoria de projetos teatrais e espaços culturais.
SESI-SP
O SESI-SP realiza gestão e produção cultural, nas linguagens de teatro, música, artes visuais e literatura, pautado em três eixos: difusão de projetos culturais, estímulo e democratização de acesso à produção cultural e formação em artes, promovendo o desenvolvimento social, humano e individual do público no estado de São Paulo.

Fábio Pascoal
Festival de Teatro do AgresteFábio Pascoal é idealizador e Diretor Geral do Festival de Teatro do Agreste (FETEAG), desempenhando um papel fundamental na promoção das artes cênicas na região.
Festival de Teatro do Agreste
O Festival de Teatro do Agreste (FETEAG), realizado desde 1981, é uma iniciativa cultural que se consolidou como um marco significativo de descentralização e democratização do acesso no cenário teatral de Caruaru, Pernambuco. Criado para celebrar e promover as artes cênicas, o FETEAG é muito mais do que um evento anual; é um ponto de convergência para artistas locais e internacionais, proporcionando uma plataforma única para a expressão criativa e a difusão da diversidade artística contemporânea.

Felipe de Assis
Festival Internacional de Artes Cênicas da BahiaFelipe de Assis é artista da cena, gestor e curador. Doutorando em Artes Cênicas pela UFBA. Foi curador em projetos como Rumos Itaú Cultural, Oi Futuro e MITbr. Co-criador do FIAC Bahia, integra redes colaborativas. Pela 7Oito Projetos, realiza festivais e ministra cursos.
Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia
O Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia coloca a Bahia no circuito internacional das artes cênicas, traçando um panorama com pluralidade de propostas que marca a cena contemporânea mundial e nacional. Com edições anuais, o FIAC Bahia tem trazido à Bahia uma série de atrações inéditas na região, programadas para diversos espaços cênicos da cidade. As atrações também dialogam com a produção cênica local, sempre presente na programação. Uma troca que não se resume apenas às apresentações, mas se potencializa através de outras atividades que estendem esse intercâmbio, como bate-papos, oficinas e encontros.

Filipe Dama
Mostra Cultural de PeçanhaFilipe Dama é Secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Peçanha (MG). Gestor público do patrimônio cultural, direitos humanos, reparação e promoção da igualdade racial, também é pesquisador de identidade étnica e cultural e mestre em estudos rurais, artista plástico, capoeirista e membro de povo de terreiro.
Mostra Cultural de Peçanha
A Mostra Cultural de Peçanha é um evento realizado pela Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo da Prefeitura Municipal de Peçanha (MG) e idealizado e dirigido por Filipe Dama. A Mostra Cultural reúne trabalhos de artes plásticas, audiovisual, literatura, saberes tradicionais, música, dança, teatro e economia solidária, com uma curadoria interdisciplinar pensada através de um estudo antropológico da identidade cultural e étnica do povo e territórios de Peçanha, do Vale do Rio Doce, o Estado de Minas Gerais e a América Latina.

Flip Couto
CURADOR INDEPENDENTEFlip Couto é curador, artista interdisciplinar e gestor cultural. Fundador do Coletivo AMEM e diretor criativo da Agência Voadoras, assina curadorias para o Sesc, Theatro Municipal e SPED. Suas pesquisas conectam culturas urbanas, afrodiaspóricas e saúde, com enfoque em projetos de diversidade racial e de gênero. Em 2025, é curador convidado da Bienal Sesc de Dança.

François Remandet
Sens InterditsFrançois Remandet é membro da Sens Interdits há mais de 6 anos. Ele é responsável pela cooperação internacional, reuniões, mesas redondas e atividades de mediação.
Sens Interdits
Sens Interdits, festival internacional de teatro na França, em Lyon, é construído em torno das questões de memória, identidade e resistência. Ele convida artistas cuja abordagem única os coloca frente a frente com o passado e o presente usando a mais tradicional das armas: o teatro. Sens Interdits participará da Temporada França-Brasil e acompanhará 4 companhias (de Camarões, Burkina-Faso/Burundi e França) ao Brasil em outubro de 2025. O início de uma grande parceria.

Friederike Moeschel
Goethe-Institut Salvador-BahiaFriederike Moeschel é a diretora do Goethe-Institut Salvador-Bahia desde 2021. Antes disso, trabalhou para o Goethe-Institut, o instituto cultural oficial da República Federal da Alemanha, nos Emirados Árabes Unidos, Uzbequistão, Ucrânia e Nigéria.
Goethe-Institut Salvador-Bahia
O Goethe-Institut é o instituto cultural da República Federal da Alemanha com presença global. Por mais de 70 anos, o instituto facilitou o intercâmbio cultural internacional, promoveu o acesso ao idioma alemão e apoiou o desenvolvimento desimpedido da cultura e da ciência. Como instituição cultural globalmente ativa da República Federal da Alemanha, o instituto defende o entendimento entre a Alemanha, a Europa e o mundo. O acordo-quadro com o Ministério Federal das Relações Exteriores da Alemanha é a base para esse trabalho. Em nível mundial, o instituto fornece informações sobre a diversidade cultural e social da Alemanha e da Europa. 151 Goethe-Instituts em 98 países, juntamente com inúmeras instituições parceiras, formam a base desta rede global.

Giovana Soar
Festival de Teatro de CuritibaGiovana Soar é atriz, diretora, produtora e curadora. Formada em Artes Cênicas pela PUC/PR, com licenciatura em Teatro pela Sorbonne Nouvelle – Paris III, hoje é integrante da equipe de Curadoria do Festival de Curitiba e é jurada do Prêmio Shell de Teatro na categoria Destaque Nacional.
Festival de Teatro de Curitiba
O Festival de Teatro de Curitiba completou 30 anos em 2022 e, em, 2025 terá sua 33ª edição. Desde sua criação até os dias de hoje, a principal razão pela criação do Festival foi trazer à Curitiba, montagens de espetáculos que são referências no Brasil e que até antes de sua criação não se apresentavam na cidade pela falta de circuito cênico; com o passar dos anos o projeto foi expandido e cada vez mais se tornando referência nos circuitos de festivais e hoje é visto como um dos mais importantes eventos culturais da América Latina.

Giulia Messia
lagosta neonGiulia Messia é produtora e curadora no campo das artes cênicas. Em 2023, ela fundou a neon lobster, juntamente com a gerente cultural Katharina Wallisch. Desde 2013, ela é membro da equipe principal do festival italiano de artes cênicas Short Theatre.
lagosta neon
A neon lobster é uma organização artística com sede em Berlim, dedicada à produção e distribuição internacional de artistas performáticos. Desde o início de 2023, ela representa e gerencia integralmente a artista Florentina Holzinger. Atualmente, também representa a artista canadense Dana Michel e apoia o desenvolvimento da artista emergente Marga Alfeirão. A organização é liderada pelas gerentes e produtoras criativas Katharina Wallisch e Giulia Messia.

Grzegorz Reske
SPRING Performing Arts FestivalGrzegorz Reske é diretor artístico do SPRING Performing Arts Festival, em Utrecht, na Holanda. Antes de se mudar para Utrecht, participou de diversos projetos internacionais de artes cênicas na Polônia, incluindo o Konfrontacje Festival, em Lublin, e o East European Performing Arts Platform.
SPRING Performing Arts Festival
O SPRING Performing Arts Festival é um festival internacional de dez dias com dança, teatro e performance realizado na cidade de Utrecht. Ele é realizado nos teatros, em locais especiais e em espaços públicos. O festival reúne apresentações aventureiras e urgentes que ousam fazer perguntas sobre a situação do mundo. Durante o SPRING, os criadores e um público curioso se encontram para troca, discussão, inspiração e diversão.

Guilherme Filho
Festival do Teatro BrasileiroGuilherme Filho é jornalista com especialização em crítica de arte pela Universidade Federal da Bahia. Filho já teve passagens pelas redações das TVs Bandeirantes e Globo, em Salvador, e Apoio, Globo e Record, em Brasília. Mentor, curador e diretor artístico do Festival do Teatro Brasileiro.
Festival do Teatro Brasileiro
O Festival do Teatro Brasileiro é um projeto de destaque da circulação das artes cênicas no Brasil. Em 22 edições promoveu a circulação nacional da produção de dança, teatral e circense de dez unidades federativas ao público de 14 estados. O festival promove atividades de qualificação artística, socioculturais, educativas, formativas e de qualificação de público.

Irene Müller
Goethe-InstitutIrene Müller é diretora.
Goethe-Institut
O Goethe-Institut é uma organização cultural alemã sem fins lucrativos que opera em todo o mundo com mais de 150 centros culturais, promovendo o estudo da língua alemã no exterior e incentivando o intercâmbio e as relações culturais internacionais. Cerca de 246.000 pessoas estudam alemão nesses cursos por ano. Seu nome é uma homenagem ao poeta e estadista alemão Johann Wolfgang von Goethe. Como uma associação registrada, o Goethe-Institut e.V. é politicamente independente. O Goethe-Institut promove o conhecimento sobre a Alemanha, fornecendo informações sobre a cultura, a sociedade e os assuntos sociopolíticos alemães. Isso inclui a promoção de filmes, música, teatro e literatura alemães. As sociedades culturais Goethe, as salas de leitura e os centros de exames e de idiomas têm desempenhado um papel importante nas atividades culturais e educacionais da Alemanha em muitos países há mais de 60 anos.

Isabel Hölzl
Goethe-Institut Rio de JaneiroIsabel Hölzl é bailarina e gestora cultural. Desde 2011 trabalha no Goethe-Institut, atuando em São Paulo, Helsinqui, Rio de Janeiro e Munique. Desenvolve programas sobre diversidade na literatura, o Sul Global, o guia de produção cultural INSPIRADOR e residências no Ártico, em territórios indígenas e tradicionais.
Goethe-Institut Rio de Janeiro
O Goethe-Institut está presente no Rio de Janeiro desde 1957, promovendo o intercâmbio cultural internacional, o acesso à língua alemã e o desenvolvimento livre da cultura e da ciência. Localizado no centro da cidade, o instituto está aberto ao público e oferece uma biblioteca que pode ser utilizada de forma gratuita por qualquer pessoa, presencialmente e online. O Goethe-Institut promove o aprendizado da língua alemã por meio de cursos, projetos em parceria com escolas públicas e particulares e treinamentos voltados para professoras e professores de alemão.

Iuri Mgebrishvil
Arts Research Institute of GeorgiaIuri Mgebrishvili é curador e gerente de Artes Cênicas, gerente do Children Theatre International e do Dance Theatre International Festival. Lidera workshops para gerentes e produtores culturais, além de ser especialista em marketing artístico.
Arts Research Institute of Georgia
O Arts Research Institute realiza pesquisas especiais de marketing de artes e cultura para organizações de artes cênicas e desenvolvimento de público. Organiza workshops para treinamento e reciclagem de gerentes culturais e faz curadoria de festivais com foco no apoio a artistas emergentes e a programas artísticos e educacionais.

Jan Linders
Humboldt Forum Berlin e Transkontinentale FestivalJan Linders é dramaturgo e programador de coproduções alemãs e internacionais.
Humboldt Forum Berlin e Transkontinentale Festival
Humboldt Forum Berlin, museu etnológico e centro cultural em um castelo reconstruído em Berlin Mitte, conta com um programa variado de exposições e eventos artísticos. Já o Transkontinentale Festival, voltado às artes vivas, ocorre anualmente em novembro.

Jessie Mill
Festival TransAmériquesJessie Mill é co-diretora artística do Festival TransAmériques (FTA) em Montreal/Tio’tia:ke com Martine Dennewald desde junho de 2021. Ela também é dramaturga e editora e, ocasionalmente, ensina e escreve sobre performance e prática.
Festival TransAmériques
O Festival TransAmériques (FTA) é um festival internacional de artes cênicas dedicado às expressões contemporâneas de dança e teatro. Desde sua primeira edição, em 1985, ele tem buscado trabalhos artísticos ousados e distintos e novas perspectivas. Localizado em Montreal/Tio’tia:ke/Mooniyang, o FTA busca um diálogo contínuo com a cidade e sua história, teatros e bairros.

Jimena Garcia Blaya
La InfinitaJimena Garcia Blaya é artista, curadora e gestora cultural especializada em dança. Fundadora da agência La Infinita, dedicada à curadoria e circulação de dança e artes vivas da América Latina. Co-diretora do Encuentro de Gestorxs Artistas – EGA e da Plataforma RADAR.
La Infinita
La Infinita é uma agência de conteúdos dedicada ao setor da dança e das artes vivas. Com sede na Argentina e vínculos estratégicos na América Latina e além, trabalha na criação de marcos curatoriais, projetos de gestão e mediação cultural que impulsionam o desenvolvimento artístico e a visibilidade de artistas cênicos. A agência é especializada em internacionalização e circulação, desenhando e produzindo projetos adaptados às necessidades de cada contexto e objetivo. Gerencia e distribui um catálogo de artistas latino-americanos, promovendo sua conexão com agentes culturais, festivais, ciclos e residências, fomentando uma abordagem colaborativa e em rede.

Joanna Dong
Performance InfinityJoanna Dong é fundadora e diretora da Performance Infinity, uma agência de gerenciamento de artes cênicas com sede em Londres, que oferece uma variedade de serviços a parceiros e clientes internacionais no setor de artes cênicas, incluindo curadoria, programação, turnês, licenciamento, coprodução e captação de recursos.
Performance Infinity
A Performance Infinity é uma corretora cultural que promove a colaboração internacional desde 2012. Ela apoia locais e festivais com programação global e faz a curadoria independente de festivais. Com profundo conhecimento do mercado chinês, ela facilita intercâmbios culturais e parcerias artísticas em todo o mundo.

Jonas Klabin
CâmbioJonas Klabin é diretor e curador do Câmbio, um projeto sediado no Rio de Janeiro que se concentra no intercâmbio internacional. Recentemente, ele co-curou um programa de teatro, música, dança e cinema representando o Brasil, país convidado de honra do Festival Internacional Cervantino 2024 em Guanajuato, México.
Câmbio
Câmbio é um projeto de programação artística que realizou diversas ocupações, festivais e curadorias entre 2010 e 2015 no Rio de Janeiro e, em 2021, em meio à pandemia, retomou as atividades no formato de um festival de residências artísticas, com foco no intercâmbio internacional multidisciplinar. Desde então, já foram realizadas quatro edições diferentes, trazendo artistas dos EUA, Países Baixos, Itália, Irã e Israel para colaborar com artistas locais e apresentar seus respectivos trabalhos.

Juarez Moniz
SESI-SPJuarez Moniz é mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (UFRN-2016) e graduado em Dança (UFRN-2013). Artista e pesquisador da dança, atua como Analista de Atividades Culturais – Dança, na Gerência Executiva de Cultura do SESI São Paulo – SP.
SESI-SP
O Serviço Social da Indústria – Departamento Regional de São Paulo – SESI- SP, através da Gerência Executiva de Cultura, realiza, fomenta e produz uma vasta programação em Teatro, Dança, Música, Artes Visuais e Audiovisual. Visa a difusão, programação e formação através das programações e dos Núcleos de Formação Continuada em Dança, Teatro, Música e Canto.

Júlio César Dória
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da cidade de São PauloJúlio César Dória é bacharel em interpretação teatral pela ECA/USP e produtor. Desde de 2011, está como supervisor e curador dos Teatros Municipais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo e também participou como curador de Artes Cênicas em várias edições da Virada Cultural.
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo estabelece diretrizes que formula, implementa e avalia a política de cultura; estimula o debate, a reflexão e a criação artística e intelectual; mantém e preserva os equipamentos e espaços culturais e promove a utilização dos espaços públicos com atividades artísticas e culturais, entre outras atribuições.

Layana Peres de Castro
Sesc SPLayana Peres de Castro é programadora das linguagens de teatro e circo no Sesc Avenida Paulista.
Sesc SP
O Sesc – Serviço Social do Comércio é uma entidade privada que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida aos trabalhadores deste setor e sua família. Sua base conceitual é a Carta da Paz Social e sua ação é fruto de um sólido projeto cultural e educativo que trouxe, desde a criação pelo empresariado do comércio e serviços em 1946, a marca da inovação e da transformação social.

Lenerson Polonini
Companhia Nova de TeatroLenerson Polonini é diretor, produtor e curador independente, cofundador da Companhia Nova de Teatro. Embaixador Cultural do La MaMa ETC (NY), dirigiu obras de Beckett, Heiner Müller, Poe e Foreman. Participou de festivais como ITFOK, Fadjr Festival e Youth Theatre Fest, com trabalhos em +10 países.
Companhia Nova de Teatro
Fundada em 2001, em São Paulo, por Lenerson Polonini e Carina Casuscelli, a Companhia Nova de Teatro se dedica à pesquisa contínua em teatro experimental, multimídia e novas dramaturgias. Com um repertório que inclui obras de Samuel Beckett, Heiner Müller, Gertrude Stein, Edgar Allan Poe, Richard Foreman, Marco Martinelli e criações autorais, a companhia busca explorar o hibridismo e a tridimensionalidade da cena. A Companhia tem uma forte vocação internacional, realizando parcerias e intercâmbios artísticos em países como Estados Unidos, Grécia, Itália, Romênia, Irã, Iraque, Rússia, Alemanha, Índia, Tunísia, França e Uruguai. Entre suas principais colaborações, destacam-se a residência artística no Attis Theatre (Grécia), apresentações no La MaMa ETC (Nova York) e o Prêmio Internazionale Teatro Dell’ Inclusione Teresa Pomodoro (Itália).

Leonel Henckes
Goethe-Institut Salvador-BahiaLeonel Henckes é ator, produtor e gestor cultural. Formado em Artes Cênicas pela UFSM (RS), é mestre e doutor em Artes Cênicas pela UFBA, com estágio na Freie Universität Berlin. É diretor de Operações no Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul, no Goethe-Institut Salvador-Bahia.
Goethe-Institut Salvador-Bahia
Como instituto cultural oficial da Alemanha, o Goethe-Institut promove o intercâmbio cultural, a educação e os discursos sociais em contexto internacional, além de apoiar o ensino e a aprendizagem do idioma alemão. Juntamente com parceiros locais, volta sua atenção para oportunidades e desafios globais, trazendo diferentes perspectivas para um diálogo de confiança. Presente em 98 países, com 151 unidades, atua em Salvador, na Bahia, desde 1962. O Goethe-Institut Salvador-Bahia organiza e apoia uma ampla gama de eventos culturais para apresentar a cultura alemã no exterior e promover o intercâmbio intercultural. Seu programa de residência internacional Vila Sul recebe artistas e especialistas renomados de todo o mundo que trabalham com temas particularmente relevantes para os países do chamado “Sul Global”.

Levan Khetaguri
UNESCO International Theatre Institute, Children Theatre e Dance Theatre FestivalsLevan Khetaguri é professor de Estudos Teatrais, diretor do Instituto de Pesquisa em Artes da Geórgia e membro da diretoria da rede de Ensino Médio da UNESCO ITI PA, membro do conselho executivo da organização mundial da UNESCO ITI PA, curador da Georgian New Theatre Showcase, diretor de festivais de teatro infantil e dança-teatro.
UNESCO International Theatre Institute, Children Theatre e Dance Theatre Festivals
A UNESCO ITI é uma organização mundial de artes cênicas apresentada em mais de 70 países. Festival Internacional de Teatro Infantil e Juvenil – organizado anualmente de 1 a 4 de junho e Festival Internacional de Teatro de Movimento, Física e Dança, organizado anualmente de 13 a 17 de junho, ambos organizados em Tbilisi, Geórgia. Os festivais incluem programas artísticos e educacionais.

Maitê Lacerda
Sesc SPMaitê Lacerda articula suas práticas na área de dança como curadora, gestora cultural, pesquisadora e performer. Trabalha no Sesc São Paulo na Gerência de Ação Cultural do Sesc SP (GEAC), atuando na curadoria de festivais como a Bienal Sesc de Dança e o Palco Giratório
Sesc SP
O Sesc é uma organização privada apoiada por empresários dos setores de negócios, turismo e serviços. Nós nos focamos em projetos culturais e educacionais que promovem o bem-estar e a qualidade de vida para os profissionais dessas indústrias. A Bienal Sesc de Dança é um evento realizado pelo Sesc São Paulo, com o objetivo de promover e difundir a dança no Brasil. Ela reúne performances, workshops, debates e experiências artísticas, estimulando a troca entre artistas e público e fortalecendo a cena da dança no país.

Márcia Dias
Buenos DiasMárcia Dias é criadora, diretora-geral e curadora do riocenacontemporanea, da Mostra Internacional de Teatro do Rio, do RIOFESTIV.AL e do TEMPO_FESTIVAL, participou da comissão curadora do FRINJE. Idealizadora, diretora e curadora do projeto de Internacionalização de Dramaturgias.
Buenos Dias
Há mais de 30 anos, a Buenos Dias realiza projetos artísticos, culturais e esportivos, nacionais e internacionais. A produtora recebeu diversos prêmios de melhor produção: APCA, APTR, Mambembe, Moliere, Sharp e Shell. Especialista em Leis de Incentivo, desenvolve estudos e pareceres para o aprimoramento das legislações, com contribuição significativa aos setores cultural e esportivo. Entre as principais realizações estão Pérola, de Mauro Rasi, TEMPO_FESTIVAL – Festival Internacional de Artes Cênicas, coprodução de Elis, a Musical, com a Aventura e a MRG, bem como sua edição comemorativa de 10 anos em 2023, e coprodução do musical Clube da Esquina – Os sonhos não envelhecem, com a MRG.

Marcos Takeda
Sesc SPMarcos Takeda é animador cultural, graduado e pós-graduado pela Universidade Estadual de Londrina. Com expertise em educação e arte-educação, atualmente é responsável pela programação de Dança e Circo na unidade do Sesc Rio Preto
Sesc SP
O Sesc é uma organização privada mantida por empresários dos setores de negócios, turismo e serviços. Seu foco são projetos culturais e educacionais que promovem o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais dessas indústrias.

Margherita Petti
IETM - International Network for the Contemporary Performing ArtsMargherita Petti é uma gestora cultural e dançarina italiana. Ela entrou para a IETM em 2021 e agora ocupa o cargo de Gerente de Membros, enquanto administra outros projetos paralelos.
IETM – International Network for the Contemporary Performing Arts
A IETM – International Network for the Contemporary Performing Arts é uma das maiores e mais antigas redes culturais internacionais do mundo, representando a voz de mais de 470 membros sediados em mais de 60 países que trabalham com artes cênicas contemporâneas em todo o mundo. Com mais de 40 anos de história, a rede é um veículo para conversas transnacionais em resposta à necessidade do setor de artes cênicas de pesquisar, compartilhar e promover constantemente novas formas inovadoras de colaboração internacional. Ao destacar novas tendências, modelos, inovações e desafios que surgem de seus membros e do setor em geral, desempenham um papel fundamental na defesa do valor das artes e na melhoria das condições e do reconhecimento do setor de artes cênicas em todo o mundo. A ideia é proteger e, ao mesmo tempo, dar nova vida à colaboração internacional e oferecer um novo oxigênio transnacional para trabalhos artísticos.

Maria Staryguina
State Theatre of NationsMaria Staryguina é chefe do departamento internacional e produtora do State Theatre of Nations.
State Theatre of Nations
O State Theatre of Nations é um teatro de repertório profissional fundado em 1885 como um teatro particular, atualmente subsidiado pelo Ministério da Cultura. Em 2006, Evgeny Mironov, uma estrela do teatro e do cinema nacional, tornou-se seu diretor artístico. Mironov convida os mais eminentes diretores de teatro russos para apresentar produções nas três salas do teatro. Além disso, a cada temporada, um diretor de teatro estrangeiro enriquece a programação do teatro com um espetáculo especialmente encomendado. O Theatre of Nations já trabalhou com artistas dos EUA, França, Canadá, Japão e China, que serão seguidos na temporada 2025/2026 por artistas da África do Sul, Índia e China novamente. O Theatre of Nations, como seu nome indica, busca reunir culturas, explorar suas colisões e apreciar o resultado do trabalho e da cocriação de artistas estrangeiros e atores russos.

Marina Tomaz Zan
Sesc SPMarina Tomaz Zan trabalha na Gerência de Ação Cultural do Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc SP), na coordenação da área de circo. Formada em Comunicação Social – Jornalismo na Fundação Cásper Líbero, é mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Lisboa.
Sesc SP
O Sesc é uma organização privada mantida por empresários dos setores de negócios, turismo e serviços. Seu foco são projetos culturais e educacionais que promovem o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais dessas indústrias. O CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo surgiu em 2013 visando consolidar a linguagem circense na Instituição e reforçar o papel do Sesc São Paulo como espaço de difusão da produção nacional e internacional, e ainda de reflexão e construção do pensamento em circo no país. em 2025 o CIRCOS chega a sua 8ªedição, prevista para o mês de agosto em diversas Unidades SESC da cidade de São Paulo.

Mário Emmanuel Moraes
Fundação Municipal de Cultura - FIT BHMário Emmanuel Moraes é ator e analista de teatro na Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte com atuação na Câmara de Fomento e no Conselho Municipal de Cultura. Atua na realização do Festival Internacional de Teatro de BH, do Festival de Arte Negra de BH e da Virada Cultural da cidade.
Fundação Municipal de Cultura – FIT BH
O Festival Internacional de Teatro de BH é realizado bianualmente desde 1994 pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Consolidado como um dos mais importantes festivais internacionais de teatro do país, ele oferece larga programação com espetáculos internacionais, nacionais e locais. Sua próxima edição acontecerá em 2026.

Martin Leon
Goethe-Institut PeruMartin Leon é encarregado da programação cultural do Goethe-Institut do Peru.
Goethe-Institut Peru
Como um instituto cultural da República Federal da Alemanha com presença global, o Goethe-Institut busca o entendimento entre a Alemanha, a Europa e o mundo. A base para isso é o acordo-quadro com o Ministério Federal das Relações Exteriores da Alemanha. A rede global do Goethe-Institut é formada por 151 unidades em 98 países, juntamente com inúmeras instituições parceiras. O Ministério Federal das Relações Exteriores oferece apoio institucional ao instituto que também recebe apoio da União Europeia e de outros ministérios federais, bem como de fundações e agências na Alemanha e no exterior.

Mateusz Szymanówka
SophiensæleMateusz Szymanówka é dramaturgo e curador, além de trabalhar na Sophiensæle, em Berlim, desde 2020. Ele é responsável pelo programa de dança e pela curadoria do festival Tanztage Berlin.
Sophiensæle
A Sophiensæle é um dos centros mais importantes de Berlim para as artes cênicas independentes. Localizado em um complexo de edifícios historicamente protegidos que anteriormente abrigava a Associação de Artesãos de Berlim (Handwerkervereinshaus), o Sophiensæle apresenta um espectro amplo e em constante mudança de artes cênicas. Fundado em 1996 como um teatro de artistas para artistas, tem como missão promover o crescimento e o desenvolvimento artístico. Por isso, apostam em talentos estabelecidos e emergentes, bem como perspectivas locais e internacionais. Seus palcos apresentam artistas que trabalham fora dos limites do gênero, explorando novas possibilidades dentro e fora de suas disciplinas e desenvolvendo formas inovadoras que unem os mundos da dança, performance, teatro, artes visuais, texto e encontros imersivos.

Matthias Pees
Berliner FestspieleMatthias Pees é diretor do Berliner Festspiele.
Berliner Festspiele
O Berliner Festspiele organiza uma ampla gama de festivais e exposições de arte, concertos, apresentações de dança e teatro, leituras, palestras, debates e muito mais ao longo do ano. Esses eventos acontecem em diversos locais de Berlim, mas são concentrados principalmente em dois de seus próprios espaços: o Gropius Bau e a Haus der Berliner Festspiele. Com sua programação diversificada em cada disciplina artística, o Berliner Festspiele busca ser uma grande plataforma: para artistas, suas obras únicas e os mais variados métodos e abordagens de trabalho; para visitantes, públicos e espectadores de todas as partes da cidade e do estado, com suas inclinações e expectativas muitas vezes contrastantes; e para a exploração compartilhada de questões atemporais e atuais que nos afetam de diversas formas – e que representam desafios cada vez maiores para nós como indivíduos e como sociedade, tanto aqui quanto em todo o mundo.

Matthieu Banvillet
MC2Matthieu Banvillet é ex-diretor do Teatro Nacional na França (Brest) e curador do festival de dança Dansfabrik. Atualmente, mora no Peru e trabalha na programação artística do MC2 Grenoble.
MC2
MC2 é o Teatro Nacional de Grenoble (França). Conta com quatro salas, 80 espetáculos por ano, produção própria e cerca de dez artistas associados. Sua programação inclui teatro, dança, música e circo, com um forte programa internacional, especialmente com a América do Sul. Além disso, desenvolve ações culturais e sociais na região e lidera um programa digital inovador.

Meiyin Wang
PAC NYCMeiyin Wang é diretora de produção e programação do Perelman Performing Arts Center, localizado no campus do World Trade Center, em Nova York. Anteriormente, ela foi codiretora do Under the Radar Festival no The Public Theater e diretora do Without Walls Festival da La Jolla Playhouse.
PAC NYC
Localizado no campus do World Trade Center em Nova York, o PAC NYC é um novo lar para artistas emergentes e consagrados de teatro, dança, música, ópera, cinema e mídia da cidade de Nova York e de todo o mundo. Com um design flexível, o centro é totalmente adequado às visões criativas dos artistas. Em escala intimista, o PAC NYC promove uma conexão imediata entre os artistas e o público.

Monique Cardoso
Festival das Artes Cênicas – Cena CearáMonique Cardoso é artista da cena, pesquisadora, produtora e gestora cultural. Integra os coletivos cearenses Grupo Ninho, MANADA Teatro e o núcleo gestor do Ponto de Cultura Casa Ninho e da Escola Carpintaria da Cena. É diretora da ATO Marketing Cultural e do FAC – Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará.
Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará
O Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará é um projeto alicerçado em três pilares: formação continuada, rodada de negócios e mostra de espetáculos, com foco na sustentabilidade de artistas e coletivos cearenses de teatro, circo, dança e performance. Com caráter continuado, durante todo o ano, o FAC – Cena Ceará realiza ações no campo da produção e da gestão, de modo remoto, como forma de garantir a participação de artistas, produtores e gestores de todo o Brasil. Em sua mostra de espetáculos, apresenta ao público e aos diversos gestores e programadores convidados de todas as regiões do país um mosaico da produção em artes da cena desenvolvida no Ceará.

Natália Martins
Sesc SPNatália Martins é natural de Ribeirão Preto e reside há tempos em São Paulo onde cursou Letras. Trabalhou no Museu Paulista, MAC-USP, MIS, além da Fundação Bienal de São Paulo antes do Sesc, onde passou pelas unidades de Campo Limpo e Santana. Atualmente integra a equipe de Teatro da Gerência de Ação Cultural.
Sesc SP
Mantido pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, o Sesc – Serviço Social do Comércio é uma entidade privada que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida aos trabalhadores deste setor e sua família. No estado de São Paulo, o Sesc conta com uma rede de 43 unidades operacionais – centros destinados à cultura, ao esporte, à saúde e à alimentação, ao desenvolvimento infantojuvenil, à terceira idade, ao turismo social e a demais áreas de atuação. Este patrimônio forma um conjunto arquitetônico de múltiplas linguagens e influências. O Sesc desenvolve, assim, uma ação de educação não formal e permanente com o intuito de valorizar seus diversos públicos ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.

Natalia Mazur
State Theatre of NationsNatalia Mazur é diretora do State Theatre of Nations e produtora do festival.
State Theatre of Nations
O State Theatre of Nations é um teatro de repertório profissional fundado em 1885 como um teatro particular, atualmente subsidiado pelo Ministério da Cultura. Em 2006, Evgeny Mironov, uma estrela do teatro e do cinema nacional, tornou-se seu diretor artístico. Mironov convida os mais eminentes diretores de teatro russos para apresentar produções nas três salas do teatro. Além disso, a cada temporada, um diretor de teatro estrangeiro enriquece a programação do teatro com um espetáculo especialmente encomendado. O Theatre of Nations já trabalhou com artistas dos EUA, França, Canadá, Japão e China, que serão seguidos na temporada 2025/2026 por artistas da África do Sul, Índia e China novamente. O Theatre of Nations, como seu nome indica, busca reunir culturas, explorar suas colisões e apreciar o resultado do trabalho e da cocriação de artistas estrangeiros e atores russos.

Oksana Efremenko
State Theatre of NationsOksana Efremenko é vice-diretora artística do State Theatre of Nations e curadora.
State Theatre of Nations
O State Theatre of Nations é um teatro de repertório profissional fundado em 1885 como um teatro particular, atualmente subsidiado pelo Ministério da Cultura. Em 2006, Evgeny Mironov, uma estrela do teatro e do cinema nacional, tornou-se seu diretor artístico. Mironov convida os mais eminentes diretores de teatro russos para apresentar produções nas três salas do teatro. Além disso, a cada temporada, um diretor de teatro estrangeiro enriquece a programação do teatro com um espetáculo especialmente encomendado. O Theatre of Nations já trabalhou com artistas dos EUA, França, Canadá, Japão e China, que serão seguidos na temporada 2025/2026 por artistas da África do Sul, Índia e China novamente. O Theatre of Nations, como seu nome indica, busca reunir culturas, explorar suas colisões e apreciar o resultado do trabalho e da cocriação de artistas estrangeiros e atores russos.

Paula de Renor
RESIDEPaula de Renor é atriz, produtora, curadora e gestora cultural de Recife (PE). Diretora da produtora Remo Produções Artísticas desde sua criação em 1983, produziu diversos espetáculos de teatro e coproduções internacionais. É, também, idealizadora e produtora do RESIDE-FIT/PE, que está em sua 5ª edição.
RESIDE
O RESIDE é um festival internacional de teatro realizado há cinco edições em Recife (PE). O festival tem como foco a formação e reflexão da cena teatral através de apresentações artísticas, residências, oficinas e encontros para compartilhar experiências e saberes, debater ideias e processos criativos, bem como estreitar laços de convivência e estimular a quebra de eventuais barreiras territoriais e linguísticas. O RESIDE faz parte do Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil.

Pedro de Freitas
PériploPedro de Freitas é produtor teatral. Dedica-se a projetos e cooperação internacional em artes cênicas. É diretor da Périplo, empresa cultural que desenvolveu diversos projetos com artistas de mais de 20 países desde 2009. Atua como consultor artístico de festivais e instituições culturais no Brasil e no exterior.
Périplo
A Périplo é uma empresa brasileira de gestão artística. Fundada em 2009, a Périplo desenvolveu uma série de parcerias com artistas brasileiros e internacionais, festivais, empresas e instituições culturais que possibilitam a realização de projetos como importantes produções teatrais nacionais e turnês de artistas internacionais no Brasil, como Tadashi Endo, Gardi Hutter, Timbre 4, Avner Eisenberg, Cia do Chapitô, The Paper Cinema entre outros. Atualmente, a Périplo se dedica ao desenvolvimento de projetos de internacionalização da produção artística brasileira através de consultorias e treinamento de profissionais.

Pedro Vilela
TREMA! e CRL – Central ElétricaPedro Vilela é curador, pesquisador e artista. Doutorando pela Faculdade de Belas Artes do Porto, trabalha junto a importantes estruturas portuguesas como a CRL-Central Elétrica, o Teatro Experimental do Porto e o FITEI. Possui longo histórico de atuação a nível internacional.
TREMA! e CRL – Central Elétrica
TREMA Festival, evento criado em Recife com mais de 10 anos de atuação, passando a ser realizado em Portugal desde 2023, com foco na presença de corpos dissidentes. CRL – Central Elétrica é um centro de residências artísticas localizado no Porto, em Portugal, que realiza mais de 90 acolhimentos anuais, além de realizar o VOLTS – Encontro Internacional de Artes Performativas.

Quito Tembe
KINANIQuito Tembe é atualmente curador da plataforma internacional de arte contemporânea de Maputo, a KINANI, além de co-curador da Düsseldorf internationale Tanzmesse nrw e curador convidado da La Biennale de la Danse de Lyon (2025).
KINANI
A KINANI é uma plataforma que visa promover a dança contemporânea e a profissionalização de jovens coreógrafos por meio da implementação de programas de treinamento. Nos últimos anos, desenvolveu ações inovadoras para mobilizar um público cada vez mais amplo. A KINANI é a prova de que é possível trazer para o palco central de Maputo projetos de pesquisa, experimentação e intercâmbio entre continentes. A plataforma envolve entusiastas e profissionais da dança contemporânea, estabelecendo assim um caldeirão entre a arte, seus criadores e apreciadores.

Rani Bacil Fuzetto
Sesc SPRani Bacil Fuzetto tem formação em psicologia pela Unesp/Bauru, especialização em história da arte (FAAP) e gestão cultural. Trabalha no Sesc SP desenvolvendo programação cultural em diversas linguagens artísticas. Participou da coordenação e curadoria do Mirada – Festival Ibero-americano de Artes Cênicas em 2022 e 2024.
Sesc SP
O Sesc São Paulo conta com uma rede de mais de 40 centros destinados à cultura, ao esporte, à saúde e à alimentação, ao desenvolvimento infantojuvenil, à terceira idade, ao turismo social e a demais áreas de atuação. Desenvolve uma ação de educação não formal e permanente com o intuito de valorizar seus diversos públicos ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.

Rebeca Tineo
Goethe-Institut VenezuelaRebeca Tineo é arquiteta, professor, investigadora e gestora cultural. Trabalha no Goethe-Institut Venezuela desde 2018 e ensina História da Arquitetura desde 2017 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Central da Venezuela.
Goethe-Institut Venezuela
O Goethe-Institut é a instituição cultural mundial da República Federal da Alemanha com 157 institutos em 98 países. Promove o conhecimento da língua alemã no estrangeiro, fomenta a cooperação cultural internacional e trabalha com artes visuais, dança, cinema, música, teatro, atividades discursivas e educativas. O Goethe-Institut Venezuela está presente nas redes sociais como @goetheccs.

Reinaldo Ribeiro
Laboratorio de Artes Vivas y Ciudadanía de CanariasReinaldo Ribeiro é um artista transoceânico e amante do afrofuturismo. Seu trabalho transita entre os campos da coreografia, das artes cênicas, da curadoria especulativa e do “perreo cósmico”. Ele explora o que define como o conceito 4P: a relação entre o político, o poético, o pessoal e o patético.
Laboratorio de Artes Vivas y Ciudadanía de Canarias
O LAV-C, Laboratorio de Artes Vivas y Ciudadanía de Canarias, é uma plataforma dedicada à promoção e proteção das artes das Ilhas Canárias. Um projeto estável dedicado à criação, pesquisa, produção, mediação, exibição e desenvolvimento de práticas e políticas culturais em torno das artes cênicas contemporâneas e sua relação direta e ativa com a cidadania. Desde 2012, vem propondo experiências transformadoras por meio de coproduções, residências artísticas, programas de exposições, projetos de mediação com o público e programas de cidadania, participação e pensamento crítico.

Richard Santana
Instituto LumiarInstituto Lumiar
Instituto Lumiar é uma organização da sociedade civil com atuação pautada, principalmente, nos pilares da economia criativa, sob a crença de que esta estimula a geração de renda, cria empregos e produz inovação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.
Pauta suas ações em alicerces como qualidade e excelência na programação oferecida às sociedades, estabelecendo diálogos com os territórios onde os projetos se realizam, fortalecendo parcerias com artistas e profissionais de longa e reconhecida trajetória na cidade, priorizando a diversidade de linguagens, públicos, pautas e temas, sempre com foco à democratização do acesso à arte

Rodrigo Dourado
OFFRecRodrigo Dourado é curador do OFFRec (Mostra OFF/Festival Recife do Teatro Nacional). É, também, professor do Curso de Teatro do Departamento de Artes da UFPE e diretor do grupo Teatro de Fronteira (PE) e da Cia. de Teatro da UFPE, além de autor do livro Bonecas falando para o mundo (Sesc, 2017).
OFFRec
OFFRec (Mostra OFF/Festival Recife do Teatro Nacional, FRTN), cuja primeira edição aconteceu em 2024. Mostra de espetáculos e trabalhos cênicos em processo, também pedagógicos, com foco no estímulo à cena brasileira e às dissidências sócio-culturais contemporâneas. Ocupou por uma semana o Teatro Hermilo Borba Filho durante a 24ª edição do FRTN.

Rodrigo Eloi
Sesc SPRodrigo Eloi é jornalista com especialização em Jornalismo Cultural pela PUC-SP com atuação em curadoria, produção e programação cultural em artes cênicas no Sesc Pompeia, na Gerência de Ação Cultural do Sesc e no Sesc Consolação (desde 2018) na equipe curatorial do Centro de Pesquisa Teatral e Teatro Anchieta.
Sesc SP
O Sesc São Paulo conta com uma rede de mais de 40 centros destinados à cultura, ao esporte, à saúde e à alimentação, ao desenvolvimento infantojuvenil, à terceira idade, ao turismo social e a demais áreas de atuação. Há mais de 40 anos, o CPT movimenta a cena do teatro brasileiro. Em 1982, o Grupo Macunaíma, dirigido por Antunes Filho (1929-2019), foi convidado para compor as ações artístico-culturais do Sesc, especificamente no Sesc Consolação. Atualmente, expande seu campo de atuação para diversas perspectivas da cena teatral do País.

Rodrigo González Alvarado
Theater der WeltRodrigo González Alvarado, nascido na Colômbia e radicado em Buenos Aires, trabalha como praticante cultural com foco em artes cênicas. Ele coordenou o MARKET/FIBA (2019-2024). Recentemente, ele se juntou à equipe de co-curadoria do Theater der Welt 2026 (Chemnitz, Alemanha) e é responsável pela região da América Latina.
Theater der Welt
O Theater der Welt é o festival internacional de teatro mais importante da Alemanha e é realizado a cada três anos no verão em uma cidade alemã diferente. Inspirado no festival ITI Theater der Nationen, que aconteceu em Hamburgo em 1979, o Theater der Weltwas foi fundado pelo ITI da Alemanha em 1981 e, desde então, tem apresentado realizações e desenvolvimentos inovadores no teatro de todos os continentes a cada três anos. Chemnitz sediará a edição de 2026 e será organizada em conjunto pela The Festival Academy, pelo Theater Chemnitz e pela Capital Europeia da Cultura Chemnitz 2025. Pela primeira vez na história, o Theater der Welt terá a curadoria de indivíduos trabalhando em uma equipe artística coletiva composta por 9 curadores de todos os continentes da comunidade de ex-alunos da The Festival Academy/ ITI. Parceria, igualdade de direitos, sustentabilidade, interdisciplinaridade e digitalidade formam a base da construção e da constelação dessa equipe, que atuará em conjunto nos níveis nacional e internacional.

Rui Silveira
Something GreatRui Silveira é o fundador e diretor executivo da Something Great, além de um de seus co-diretores artísticos.
Something Great
A Something Great é uma organização artística sem fins lucrativos e um novo centro de artes na Alemanha dedicado a apoiar, promover e apresentar artes contemporâneas internacionais, com foco especial em dança e performance. Fundada em 2022, ela compreende quatro locais que serão abertos ao público gradualmente do verão de 2026 a 2030.

Sara Regina Centofante
Sesc SPSara Regina Centofante é mestre em Educação: Currículo pela PUC SP. Graduada em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela PUC Campinas. Atualmente trabalha com gestão e produção cultural no Sesc Campinas.
Sesc SP
O Sesc é uma organização privada mantida por empresários dos setores de negócios, turismo e serviços. Seu foco são projetos culturais e educacionais que promovem o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais dessas indústrias.

Sergio Bacelar
FTB - Festival do Teatro Brasileiro e MID - Movimento Internacional de DançaSergio Bacelar é idealizador e diretor do FTB – Festival do Teatro Brasileiro e do MID – Movimento Internacional de Dança, realizado em Brasília.
FTB – Festival do Teatro Brasileiro e MID – Movimento Internacional de Dança
FTB – Festival do Teatro Brasileiro é um projeto de destaque da circulação das artes cênicas no Brasil. O MID – Movimento Internacional de Dança, realizado na capital do país, é um projeto abrangente, educativo e de sensibilização de novos públicos.

Silvana Pombal
KINANISilvana Pombal é atriz e produtora do KINANI, plataforma internacional de dança de Maputo, em Moçambique. Em 2023, teve a oportunidade de coordenar a produção da Bienal de Dança na África. Para além das atividades no KINANI, atualmente tem se dedicado à gestão de turnês.
KINANI
A KINANI é uma plataforma que visa promover a dança contemporânea e a profissionalização de jovens coreógrafos por meio da implementação de programas de treinamento. Nos últimos anos, desenvolveu ações inovadoras para mobilizar um público cada vez mais amplo. A KINANI é a prova de que é possível trazer para o palco central de Maputo projetos de pesquisa, experimentação e intercâmbio entre continentes. A plataforma envolve entusiastas e profissionais da dança contemporânea, estabelecendo assim um caldeirão entre a arte, seus criadores e apreciadores.

Simone Herdrich
Instituto Cultural Paraguayo-Alemão - Goethe-ZentrumSimone Herdrich é diretora do Instituto Cultural Paraguayo-Alemão – Goethe-Zentrum desde 2014.
Instituto Cultural Paraguayo-Alemão – Goethe-Zentrum
O German Culture and Language Institut é uma ONG local desde 1958 e trabalha em conjunto com o Goethe-Institut. Durante o ano, há um grande programa cultural com artistas locais e internacionais. É o único instituto que pode conceder certificados internacionais de língua alemã no Paraguai. Também trabalha em conjunto com a cena cultural independente e contemporânea da Aret em Assunção e em todo o país.

Solange Borelli
Plataforma Dança à DerivaSolange Borelli é artista da dança, arte-educadora, curadora, parecerista, gestora e articuladora de projetos culturais, mestra em Artes Corporais (UNICAMP) e doutoranda na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP). Sócia-fundadora da Radar Cultural Gestão e Projetos e coordenadora Geral da Plataforma Dança à Deriva, encontro latino-americano de dança, performance e teatralidades.
Plataforma Dança à Deriva
Plataforma Dança à Deriva, refere-se a um encontro anual que ocorre desde 2012 em São Paulo, que busca agregar agrega artistas das artes performativas da cena latino-americana, trazendo à cena obras autorais com temas transversais e interseccionais da nossa contemporaneidade. Ao longo das suas edições vem criando redes afetivas e poéticas entre artistas e públicos, ampliando a nossa percepção desse território indevidamente chamado Latino América.

Sonia Sobral
Sonia Sobral é, há três décadas, gestora de artes cênicas em instituições como Itaú Cultural e Centro Cultural São Paulo, tendo como principais objetivos a inclusão de artistas que atuavam fora dos circuitos institucionais, assim como artistas reconhecidos oferecendo a todos condições para criação e circulação.
Sobre
Curadora independente em festivais e mostras como: Mostra internacional de Teatro de São Paulo – MITsp, Festival de Dança Contemporânea de Curitiba # Contém Dança, entre outros. Acompanha criadores em residências artísticas como no Programa Open Call – Residências Artísticas 2022 e 2023, realizado pelo Teatro Municipal do Porto Rivoli, em Portugal

Sophie Becker
SPIELART FestivalSophie Becker estudou dramaturgia na August Everding Theatre Academy, onde é vice-diretora do programa de direção, e é diretora artística do SPIELART Festival, em Munique.
SPIELART Festival
O SPIELART é um festival de teatro contemporâneo nacional e internacional. Ele investiga o teatro como uma forma de arte, explorando-o e reconstituindo-o continuamente a partir de sua periferia. O SPIELART cria relações duradouras com artistas locais e internacionais e, ao mesmo tempo, aposta na promoção de novos talentos, bem como na melhoria estrutural da produção teatral internacional.

Stephanie Maiwald
Goethe-Institut Bogotá/ColômbiaStephanie Maiwald é antropóloga cultural e trabalha para o Goethe-Institut desde 2018. Ela ocupou cargos em sua sede e dirigiu os institutos de Caracas e Bogotá. Com 20 anos de experiência na América do Sul e na Europa, ela se concentra nas expressões artísticas da sociedade civil.
Goethe-Institut Bogotá/Colômbia
Por meio do ensino da língua alemã e da promoção do intercâmbio cultural em toda a Colômbia, o Goethe-Institut em Bogotá cumpre sua missão institucional. Como um ator-chave na cooperação cultural internacional, apoiamos o diálogo artístico e acadêmico, criando espaços para reflexão crítica e inovação. Colaboramos com parceiros locais e internacionais para enfrentar desafios globais por meio da cultura e da educação. Nossos programas promovem a compreensão mútua e fortalecem os laços entre a Colômbia e a Alemanha.

Suenne Sotero
SESI-SPSuenne Sotero é Analista de Artes Cênicas no SESI-SP. Integrou a equipe curatorial da Virada Cultural da Cidade de São Paulo, MIA – Festival de Música Instrumental de Araçatuba, FLI – Festival Literário de Iguape, Ciclo de Cultura Tradicional, Mostra de Circo do Recife e Festival de Inverno de Garanhuns.
SESI-SP
O SESI-SP realiza gestão e produção cultural, nas linguagens de teatro, música, artes visuais e literatura, pautado em três eixos: difusão de projetos culturais, estímulo e democratização de acesso à produção cultural e formação em artes, promovendo o desenvolvimento social, humano e individual do público no estado de São Paulo.

Talita Rebizzi
Sesc SPTalita Rebizzi tem graduação em Cinema pela Universidade Anhembi Morumbi e especialização em Curadoria em Artes pelo Senac Lapa Scipião. No Sesc SP desde 2011, atuou nas áreas de cinema e artes visuais, e atualmente supervisiona as ações em Dança na Gerência de Ação Cultural nas unidades do Estado.
Sesc SP
O Sesc é uma organização privada mantida por empresários dos setores de negócios, turismo e serviços. Seu foco são projetos culturais e educacionais que promovem o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais dessas indústrias.

Tarun Kade
Vienna Festival (Wiener Festwochen) | Free Republic of ViennaTarun Kade é dramaturgo e curador entre o teatro de repertório e os festivais internacionais.
Vienna Festival (Wiener Festwochen) | Free Republic of Vienna
O Vienna Festival (Wiener Festwochen) | Free Republic of Vienna é o festival transversal mais significativo da Europa com um impacto sociopolítico radical. A Free Republic of Vienna é um local de produção e apresentação de artistas renomados e aspirantes de todos os gêneros e de visões artísticas experimentais, radicais e estabelecidas de todo o mundo. De modo geral, a Free Republic of Vienna se considera um lugar onde os clássicos (e as formas clássicas de arte e gêneros) não são negados, mas reapropriados, com a presença de trabalhos politicamente engajados e arte formalmente experimental, e onde novos formatos são criados.

Tatjana Lorenz
Goethe-Institut São PauloTatjana Lorenz é arquiteta e urbanista, pós-graduada em Teoria e Projeto para Restauração de Edifícios e Cidades Históricas e especializada em Design Sustentável pelo Gaia Education (RJ). Trabalha no Goethe-Institut SP como coordenadora de projetos culturais.
Goethe-Institut São Paulo
O Goethe-Institut é um instituto cultural da República Federal da Alemanha – com a missão de promover o aprendizado da língua alemã e fomentar o intercâmbio cultural. Este intercâmbio é nutrido e fortalecido pelas conexões entre artistas, ativistas, pensadores acadêmicos, pesquisadores, mentes criativas e parcerias institucionais. Uma grande rede em território brasileiro que faz pontes com territórios internacionais e vice-versa. É justamente nessa confluência que está a riqueza de sua atuação, na pluralidade, no encontro transdisciplinar, em diálogo constante.

Thomas Schaumberg
Goethe-Institut VenezuelaThomas Schaumberg é diretor do Goethe-Institut Venezuela desde 2022.
Goethe-Institut Venezuela
O Goethe-Institut é a instituição cultural mundial da República Federal da Alemanha com 157 institutos em 98 países. Promove o conhecimento da língua alemã no estrangeiro, fomenta a cooperação cultural internacional e trabalha com artes visuais, dança, cinema, música, teatro, atividades discursivas e educativas. O Goethe-Institut Venezuela está presente nas redes sociais como @goetheccs.

Tobias Brenk
Kaserne BaselTobias Brenk estudou teatro em Giessen, Alemanha. Ele é diretor artístico do Kaserne & Theaterfestival Basel (Suíça), onde já foi curador. Também foi diretor do COINCIDENCIA – Cultural Exchange Switzerland-South America e especialista em encontros globais e iniciativas na Pro Helvetia.
Kaserne Basel
A Kaserne Basel é um dos locais mais importantes para a cena independente de teatro contemporâneo, dança, performance e música popular na Suíça. Além disso, é um parceiro importante do cenário local, nacional e internacional de teatro e dança e, como coprodutor, promove continuamente o desenvolvimento de companhias independentes de teatro e dança, bem como de jovens artistas da Basileia, da Suíça e de todo o mundo. O Kaserne Basel também é conhecido por seus concertos com músicos de renome nacional e internacional. O programa, que se concentra em eventos ao vivo, é caracterizado por sua interessante mistura de bandas atuais, promissoras, inovadoras e bem estabelecidas.

Tomasz Kirenczuk
Santarcangelo FestivalTomasz Kireńczuk é curador, dramaturgo, crítico de artes cênicas e teórico. De 2011 a 2019, foi co-criador do Festival Internacional de Teatro Dialog Wrocław, na Polônia. Desde 2021, é diretor artístico do Santarcangelo Festival, na Itália.
Santarcangelo Festival
O Santarcangelo Festival é o mais antigo festival de artes cênicas da Itália e um dos mais importantes da Europa. O foco em artistas que desafiam a estética estabelecida e exploram novos meios de expressão fez com que o festival ganhasse rapidamente uma forte reputação internacional. Nos últimos anos, tem registrado um aumento constante na presença de convidados profissionais, curadores e diretores das principais instituições de artes cênicas. Nos últimos anos, o festival também se tornou um importante centro onde surgem novos projetos, colaborações e alianças que apoiam o desenvolvimento das artes cênicas contemporâneas.

Tommy della Pietra
Sesc SPTommy della Pietra é assistente na Gerência de Ação Cultural do Sesc SP. Participou de diversos projetos culturais atuando como diretor, dramaturgista, videasta e produtor. Foi do Teat(r)o Oficina por 15 anos e é formado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Tem curado e coordenado, desde 2022, o Mirada, Festival Ibero-americano de Artes Cênicas, realizado bienalmente pelo Sesc na cidade de Santos.
Sesc SP
Mantido pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, o Sesc – Serviço Social do Comércio é uma entidade privada que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida aos trabalhadores deste setor e sua família. Sua base conceitual é a Carta da Paz Social e sua ação é fruto de um sólido projeto cultural e educativo que trouxe, desde a criação pelo empresariado do comércio e serviços em 1946, a marca da inovação e da transformação social.

Virginia Fornillo
PANGEAVirginia Fornillo é diretora da PANGEA, agência argentina de distribuição criativa internacional, gestão cultural e consultoria e desenvolvimento de cursos de treinamento no campo das artes cênicas. É, também, assessora de relações externas da plataforma austríaca ACMC (Arts and Cultural Management Conference).
PANGEA
PANGEA é uma agência de plataforma para distribuição internacional, assessoria e consultoria em gestão e mediação cultural e desenvolvimento de trajetórias formativas com sede na Argentina. A partir de um compromisso criativo e estratégico, somos um grupo de profissionais que desenvolvem ferramentas para aumentar a visibilidade de projetos culturais, vinculados ao campo das artes ao vivo, tanto na América Latina como em outras regiões do mundo, articulando novos ecossistemas de intercâmbio e projetando modelos inovadores de gestão e mediação.

Wesley Kawaai
OFF Produções CulturaisWesley Kawaai é diretor da OFF Produções Culturais e editor do OFF Guia de Teatro de São Paulo.
OFF Produções Culturais
A OFF Produções Culturais, criada em 1991 como sucessora do Espaço OFF, um dos espaços culturais mais importantes de São Paulo nas décadas de 1980 e 1990, concentra-se na produção, circulação e intercâmbio de obras e artistas de vanguarda e novas linguagens. Em 1996, criou o OFF Guia de Teatro São Paulo, uma mídia impressa de distribuição gratuita que publica mensalmente uma lista detalhada das salas de espetáculos e suas programações. Durante seus 34 anos de existência, a OFF realizou e criou projetos em parceria com artistas e instituições no Brasil e no exterior.