MITbr - PLATAFORMA BRASIL
Conexões Centro-Oeste
Dança Boba
ARTISTA: Ateliê do Gesto
50 min | Classificação indicativa Livre
- 12 e 13/3, quinta e sexta, 19h
- Itaú Cultural Avenida Paulista, 149, Bela Vista
- Local acessível
- Há uso de luzes estroboscópicas e máquina de fumaça em momentos pontuais
SINOPSE
O espetáculo, interpretado pelo duo de bailarinos e coreógrafos Daniel Calvet e João Paulo Gross, se funda na construção de danças com base em jogos de improviso. As coreografias são desenvolvidas a partir da simplicidade e da criação poética dos intérpretes, cujos gestos se constroem por meio da presença e da fisicalidade de seus corpos. Nessa profusão de imagens e sentidos, a obra transita por memória, nostalgia, leveza, dramaticidade e ludicidade. Metáforas são criadas sobre uma possível história que a dupla possa querer contar no aqui e no agora.
HISTÓRICO
Ateliê do Gesto é uma plataforma de criação em dança contemporânea sediada em Goiânia (GO), que há 11 anos se dedica à pesquisa do corpo e seus desdobramentos poéticos, políticos e sensíveis. Com direção artística de Daniel Calvet e João Paulo Gross, o grupo desenvolve criações que investigam presença, gesto e imaginação, compreendendo o corpo como território de relação, escuta e alteridade. As obras da companhia partem de processos colaborativos e práticas de improvisação que têm como princípios éticos e estéticos fundamentais o encontro entre intérpretes, públicos e contextos. Além de espetáculos, o coletivo também realiza projetos formativos no Brasil e no exterior, articulando dança, dramaturgia do movimento e pensamento crítico em diálogo com o território.
FORTUNA CRÍTICA
“Longe de ser ‘boba’, a obra reflete sobre o tempo e o caráter efêmero dos gestos, compondo uma encenação cheia de metáforas e significados.”
Nathalie Yokel, La Terrasse
“Despretensioso e bem-humorado, o espetáculo investe no cômico. Carregado de luzes, efeitos e músicas, coloca os bailarinos em situações que transitam rápido do cotidiano ao peculiar, e insistem que às vezes tudo o que se pode fazer é dançar. Não para resolver o mundo com coreografia, mas para lidar com a vida. Não uma dança séria, sóbria. Uma dança boba, e cheia de gosto de dançar.”
Henrique Rochelle, Outra Dança
FICHA TÉCNICA
Direção-geral: Daniel Calvet
Criação e pesquisa: Gleysson Moreira, Daniel Calvet
Interpretação: Daniel Calvet, João Paulo Gross
Figurino: Marílio Cabrita
Iluminação, cenografia e projeção: Daniel Calvet
Técnico de iluminação, montagem e operação: Roosevelt Saavedra
Foto: Lu Barcelos (Chocolate Fotografias)
Produção executiva: Marci Dornelas (Lúdica Eventos e Projetos Culturais)
Produção geral: João Paulo Gross (Ateliê do Gesto Plataforma Criativa)