© Alexandre Magno

MITbr - PLATAFORMA BRASIL

Conexões Centro-Oeste

Atrás das Paredes

ARTISTA: Cia Plágio de Teatro

75 min | Classificação indicativa 16 anos

SINOPSE

Em um domingo, uma família se prepara para o almoço. Flora, esposa de Simão, resolve fazer uma surpresa e convida os vizinhos para celebrar um aniversário. Aos poucos, o que estava submerso pelas aparências vai sendo revelado. Com texto do dramaturgo argentino Santiago Serrano, conhecido pelo seu teatro realista, e direção de Sérgio Sartório, o espetáculo da Cia Plágio de Teatro é uma comédia dramática que provoca reflexões sobre a espécie humana por meio de temas como a violência doméstica, a ética na sociedade, a invasão da intimidade e o voyeurismo. Os diálogos, ora profundos, ora carregados de humor, expõem até onde vai – e que diferentes formas podem assumir – a capacidade destruidora do ser humano.

HISTÓRICO

Cia Plágio de Teatro é um coletivo criado em 2007 em Brasília. Ao longo de quase duas décadas, montou 14 peças, apresentadas em mais de 50 cidades brasileiras e também em Milão, na Itália. Entre os espetáculos de maior destaque da companhia estão Atrás das Paredes, Saiba o Seu Lugar, A Autópsia de um Beija-Flor, Noctiluzes e Cru. Atualmente, quatro atores, uma atriz e um diretor técnico se dividem entre as funções de produção, direção e criação cênica. Para cada montagem, o grupo trabalha com artistas convidados e, desde 2013, conta com a colaboração do dramaturgo argentino Santiago Serrano. 

FORTUNA CRÍTICA

“O espetáculo tem um clima sombrio com uma permanente tensão no ar, como o tempo em que estamos vivendo. Quando nada nunca é o que parece. Quando desconfiamos de todos. Como no estado de natureza de Hobbes, estamos todos tentando estabelecer o pacto social, nem que seja entre duas, cinco ou mais pessoas.”
Rodrigo Ferret, Crítica em Cena

FICHA TÉCNICA

Texto: Santiago Serrano

Direção: Sérgio Sartório

Elenco: André Deca, Bianca Terraza, Carmem Moretzsohn, Chico Sant’Anna, Daniela Vasconcelos

Assistente de direção: Tomás Seferin

Cenografia: Chico Sassi

Figurino: Luiz Felipe Ferreira

Trilha sonora: Tomás Seferin

Desenho de luz: Vinícius Ferreira, Sérgio Sartório

Diretor técnico, design gráfico e operador de som e luz: Chico Sassi

Fotos: Alexandre Magno

Produção: Daniele Leal, Deca Produções (André Deca), Guinada Produções (Daniela Vasconcelos)

Realização: Cia Plágio de Teatro, Deca Produções

SITE E REDES SOCIAIS

ciaplagio.com.br 

@cia.plagio.teatro