MITbr - PLATAFORMA BRASIL
Espetáculo convidado
Vogue Funk
ARTISTA: Patfudyda | Quafá Produções
60 min | Classificação indicativa 16 anos
- 7 e 8/3, sábado e domingo, 21h
- CCSP - Centro Cultural São Paulo Sala Adoniran Barbosa - Rua Vergueiro, 1000, Liberdade
- A sessão do dia 7/3 conta com interpretação em Libras e audiodescrição
- Atenção: Há uso de luzes estroboscópicas e momentos de som em volume alto
SINOPSE
Das vielas para os palcos, das batalhas nas ruas para os holofotes, dos fios emaranhados dos postes ao fio-dental das gatas: baile funk e vogue ball se cruzam no espetáculo de dança dirigido por Patfudyda. Originados em contextos geográficos e cronológicos distintos, os movimentos têm em comum a origem periférica e predominantemente preta, além de serem símbolos de resistência cultural, política e social. O trabalho reúne artistas de ambas expressões artísticas e explora a atitude coreográfica dos dois universos. Em cena, poses e passos desafiam convenções e elaboram novas relações históricas e culturais.
HISTÓRICO
Wallace Ferreira/Patfudyda é coreógrafa, performer e artista visual. Formada em dança pela UFRJ e artes pelo Parque Lage, com residência no Instituto Inclusartiz, recebeu o Prêmio ImPulsTanz para Jovens Coreógrafos (2022) e o Prêmio FOCO ARTRIO (2024), sendo nomeada Artista em Foco da MITbr 2025. Seus trabalhos consistem em estudos de códigos sociais coreografados por corpos dissidentes. Diretora de Atraque, Vogue Funk e da Trilogia Repertório, seus trabalhos já foram apresentados em galerias e festivais como a Bienal de Dança de Lyon, a 35ª Bienal de São Paulo, o Dance Umbrella Festival e a 11ª Bienal de Dança Contemporânea de Moçambique. Na ballroom faz parte da Undeniable Haus of Basquiat, além de ser legendary mother da Kiki House of Mamba Negra.
Quafá Produções atua na produção, difusão, gestão e captação de recursos de artistas da cena e de projetos de manifestações de culturas urbanas, periféricas e populares do Rio de Janeiro. É especializada na gestão e captação de recursos públicos e no gerenciamento e difusão nacional e internacional de artistas proeminentes.
FORTUNA CRÍTICA
“A variedade artística e estética e a potência técnica transbordam o reconhecimento de seu pertencimento aos palcos. Mas aqui é a colagem de universos que mostra o impacto do convívio, do contato e a potência da festa e da celebração como formas de resistência e expressão artística e cultural.”
Henrique Rochelle, Crítica de Minuto
“Vogue Funk é um símbolo de resistência e visibilidade para as artes periféricas.”
Quintino Gomes Freire, Diário do Rio
FICHA TÉCNICA
Direção-geral: Wallace Ferreira/Patfudyda
Idealização e direção artística: Rafael Fernandes
Direção de movimento: Nyandra Fernandes
Dramaturgia: Maurício Lima
Intérpretes-criadores: André Oliveira DB, Codazzi IDD, JUJULIETE, Juninho do Quebra, Kill Bill, Maylla Eassy, Preta QueenB Rull, The Overall Princess Legendary Wallandra
Intérpretes: André Oliveira DB, Codazzi IDD, JUJULIETE, Juninho do Quebra, Kill Bill, Maryana Oliveira, Maylla Eassy, Preta QueenB Rull, Yure IDD
Direção musical e DJ: Yure IDD
Chant (participação especial): legendary father Luky Império
Figurino: Rainha F
Assistente de figurino: Ygor Fernandes
Iluminadora: Andrea Capella
Operação de luz: Sandro Demarco
Produção executiva: Netto
Programação visual e fotografia: Charles Pereira
Realização: Quafá Produções