Ministério da Cultura
e Redecard apresentam

 13 a 23 
 de Março 
 de 2025 

13 a 23 de Março de 2025

OLHARES CRÍTICOS

ESPECIAL

PUBLICAÇÕES: CARTOGRAFIAS E LANÇAMENTO DE LIVROS

O encontro promove o lançamento da revista Cartografias, publicação on-line da MITsp que traz ensaios e entrevistas sobre a programação desta edição da mostra, além de um dossiê especial com análises e depoimentos sobre os dez anos do festival. O professor e pesquisador Ferdinando Martins, editor da Cartografias, recebe o jornalista, crítico e curador Kil Abreu e a pesquisadora Luciana Romagnolli para um bate-papo. 

 

Além disso, o evento conta com o lançamento de livros de teatro, performance, crítica e política. São eles Metamorfoses da crítica (Cobogó), de Patrick Pessoa, Da performance à crítica teatral (Javali), de Marcos Antônio Alexandre; Eu sou um monstro (n-1), de Fause Haten; Corpo-gerúndio (n-1), de Luaa Gabanini, Améfrica (n-1), do Coletivo Legítima Defesa (organização de Eugênio Lima e Majoí Gongora); Antologia do teatro brasileiro – Vol. 2: Século XIX – Drama (Companhia das Letras), organização de Alexandre Mate e Pedro Moritz Schwarcz; 2 dramaturgias, de Sílvia Gomez (Javali). 

Quando e onde

21 de março, sexta, das 15h às 17h

Itaú Cultural | Grátis

MITsp2025

SOBRE

Ferdinando Martins é professor e pesquisador do Departamento de Comunicações e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA-USP. É colaborador do Hemispheric Institute of Performance and Politics/New York University. É jurado do Prêmio Shell de Teatro e da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Possui mestrado e doutorado em sociologia pela USP. Desenvolve pesquisas nas áreas de teoria do teatro, estudos da performance, teoria queer, psicanálise e produção cultural. Na MITsp, é editor do Cartografias, revista e catálogo da mostra.  

Kil Abreu é jornalista, crítico e curador. Foi coordenador pedagógico da Escola Livre de teatro de Santo André. Compôs os júris dos prêmios Shell e APCA. Fez a curadoria de diversos festivais, entre os quais os de Curitiba, Festival Recife do teatro nacional, Festival de Fortaleza, Festival internacional de teatro de São José do Rio Preto e MITbr – Plataforma Brasil, da MITsp. Foi curador de teatro do Centro Cultural São Paulo. Edita, com Rodrigo Nascimento, o site Cena Aberta – Teatro, crítica e política das artes. É membro da IACT/AICT – Associação internacional de críticos de teatro.

Luciana Romagnolli é pesquisadora de artes do corpo e psicanálise, com doutorado em Artes Cênicas e especialização em Psicologia Clínica e Psicanálise. Atuou como jornalista e crítica de teatro em jornais impressos. Fundou o site Horizonte da Cena, do qual foi editora entre 2012 e 2022. Foi curadora dos Olhares Críticos da MITsp de 2017 a 2020; do FIT-BH 2018; e de outros festivais; além de coordenadora de crítica do Janela de Dramaturgia (2013 a 2020). Atualmente, pratica a psicanálise e é pesquisadora de Pós-Doutorado Júnior/CNPq na ECA/USP.