OLHARES CRÍTICOS
REFLEXÕES ESTÉTICO-POLÍTICAS
MESA: A Arte Como Lugar de Encontro
COM Amara Moira, Edgar Kanaykõ Xakriabá e Erica Malunguinho
A mesa propõe uma discussão sobre práticas artísticas que criam espaços de encontro entre diferentes corpos, territórios e estéticas, revelando as potencialidades transformadoras da arte contemporânea.
Quando e onde
14 de março, sexta, das 18h às 19h30
Itaú Cultural
Gratuito

SOBRE
Amara Moira é travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp e autora dos livros E se eu fosse puta (n-1 edições, 2023) e Neca: romance em bajubá (Companhia das Letras, 2024). Além disso, é colunista do UOL Esporte e da plataforma Fatal Model. Atualmente atua como coordenadora no Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo.
Edgar Kanaykõ Xakriabá é nascido na Terra Indígena Xakriabá, compreendida entre os municípios de São João das Missões e Itacarambi, no estado de Minas Gerais. É fotógrafo do povo indígena Xakriabá, que pertence ao tronco linguístico Macro-Jê da família Jê, subdivisão Akwẽ. Possui licenciatura em Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Fiei) e mestrado em Antropologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Erica Malunguinho é artista, educadora e empresária. Mestra em Estética e História da Arte, foi a primeira Deputada trans eleita no Brasil, em 2018. Como parlamentar, atuou na Comissão de Direitos Humanos, no Conselho de ética e na Procuradoria da Mulher, além de ter integrado a Frente Antirracista, criado e presidido a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIAP+ e das Pessoas em Situação de Rua.