Ministério da Cultura
e Redecard apresentam

 13 a 23 
 de Março 
 de 2025 

13 a 23 de Março de 2025

OLHARES CRÍTICOS

PENSAMENTO-EM-PROCESSO

Envelhecimento, Desejo e Arte: O Corpo Idoso Frente à Cena e ao Desejo

COM João Silvério Trevisan e Helena Vieira

No pensamento-em-processo, artistas e convidados de diferentes áreas se reúnem após as apresentações para dialogar junto ao público sobre os espetáculos. A escritora, dramaturga e pesquisadora Helena Vieira, curadora desta edição dos Olhares Críticos da MITsp, e o autor brasileiro João Silvério Trevisan se encontram após a apresentação do espetáculo A Vida Secreta dos Velhos para refletir sobre aspectos do desejo na terceira idade e cruzamentos entre o corpo idoso e a cena.

Quando e onde

22 de março, sábado, após a apresentação de A Vida Secreta dos Velhos

Sesc Vila Mariana

Envelhecimento, Desejo e Arte O Corpo Idoso Frente à Cena e ao Desejo

SOBRE

João Silvério Trevisan tem 15 livros publicados, entre ficção e ensaios. É autor de Devassos no paraíso, ensaio multidisciplinar sobre a história da homossexualidade no Brasil, e de Seis balas num buraco só, obra ensaística sobre a crise do masculino. Venceu por três vezes os Prêmios Jabuti e A.P.C.A., foi finalista do Jabuti e Oceanos com suas recentes obras auto ficcionais Pai, Pai (em 2018) e Meu irmão, eu mesmo (em 2024). É Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Uberlândia (MG).

Helena Vieira é escritora, dramaturga e pesquisadora, com uma trajetória marcada pela interseção entre arte, filosofia e memória. No teatro, investiga formas narrativas que ressignificam a história e a experiência de corpos dissidentes, como em Jango Jezebel: Onde Estavam as Travestis na Ditadura, apresentada no Memorial da Resistência de São Paulo. Publicou ensaios em coletâneas como Explosão Feminista (org. Heloísa Buarque de Hollanda) e História do Movimento LGBT no Brasil (org. James Green, Renan Quinalha, Marcio Caetano e Marisa Fernandes). Seu pensamento transita entre a filosofia, os estudos de gênero e a crítica cultural, com contribuições para veículos como Cult, Harper’s Bazaar, Galileu e Folha de S.Paulo.