Ministério da Cultura
e Redecard apresentam

 13 a 23 
 de Março 
 de 2025 

13 a 23 de Março de 2025

Apresentação

A MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo chega à sua 10ª edição. Há uma década, apesar de cenários adversos, o festival se mantém fiel à sua vocação experimental e crítica, tensionando o momento histórico e suas ressonâncias nas artes cênicas contemporâneas. Na Mostra de Espetáculos, a artista em foco é nora chipaumire, do Zimbábue. Há também espetáculos vindos da Argentina, da França e de Moçambique, além de obras nacionais de Alejandro Ahmed e de Antonio Nóbrega, artista homenageado por sua trajetória. A MITbr – Plataforma Brasil, programa continuado de internacionalização das artes cênicas brasileiras, reúne uma pluralidade de temáticas e linguagens da cena contemporânea, e traz a carioca Wallace Ferreira/Patfudyda como artista nacional em foco. Complementam a programação o eixo Olhares Críticos, que convida o público a pensar as artes cênicas e o Brasil atual a partir de uma série de ações reflexivas, e o eixo Ações Pedagógicas, com atividades que investigam novos modos de produzir e transmitir conhecimento.

PERSONAGENS HISTÓRICOS

Em sua 10ª edição, a MITsp homenageia dez personagens emblemáticos da história do teatro brasileiro em sua identidade visual, criada pelo artista visual Bueno Caos. Conhecido pela série de lambe-lambes Pelé Beijoqueiro, na qual recria a famosa foto em que o jogador beija o rosto do boxeador Muhammad Ali, ele criou uma versão especial para a mostra, a partir da idealização de Rachel Brumana, celebrando dez figuras que dedicaram suas trajetórias ao fazer teatral.

São eles o artista e pensador Abdias do Nascimento, a atriz Cacilda Becker, a atriz e cantora Denise Assunção, o ator Grande Otelo, o diretor José Celso Martinez Corrêa, a atriz Phedra de Córdoba, o escritor Plínio Marcos, a atriz Ruth de Souza, a atriz e produtora cultural Ruth Escobar e o cenotécnico Aníbal Marques, conhecido como Pelé.

CRÉDITOS:

Artista convidado: Bueno Caos
Obra: Pelé Beijoqueiro, série especial para a MITsp
Conceito: Rachel Brumana
Fotos originais: Jennifer Glass (foto de José Celso Martinez Corrêa); Vantoen Pereira Júnior (foto de Abdias do Nascimento); André Stefano (foto de Phedra de Córdoba); Mauricio Coronado (foto de Anibal Marques)

AGRADECIMENTOS:

Marcelo Drummond, Elisa Larkin Nascimento, Familia Assumpção e Museu Itamar Assumpção, Leo Lama, Kiko Barros e Aninha Barros, Ivam Cabral.

MAIS SOBRE OS HOMENAGEADOS

Abdias do Nascimento (1914-2011)

Ator, diretor e dramaturgo, foi militante da luta contra a discriminação racial e pela valorização da cultura negra. Fundou o Teatro Experimental do Negro (TEN) em 1944 e esteve à frente dele até 1968, quando foi forçado a se exilar por treze anos pela ditadura militar. Na volta ao país, investiu na carreira política: foi deputado federal e senador da república pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), sempre reivindicando um lugar para a cultura negra na sociedade.

Cacilda Becker (1921-1969)

Considerada uma das maiores atrizes do teatro brasileiro, foi protagonista de vários espetáculos do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e fundadora da companhia que leva seu nome, ao lado de Cleyde Yáconis, Walmor Chagas, Ziembinski e Fredi Kleemann. Interpretou personagens emblemáticos, transitando da farsa à tragédia, do clássico ao moderno, além de ter estendido seu papel para a atuação política, enfrentando a censura contra a classe artística do Brasil.

Denise Assunção (1956-2024)

Cantora, atriz e compositora, deixou um legado marcante na cultura brasileira. Nos anos 1980, participou dos shows da banda Isca de Polícia, de Itamar Assunção, seu irmão. Em 1990, lançou o disco A Maior Bandeira Brasileira, seu único álbum. Além da música, também se dedicou à atuação, integrando o elenco de filmes como Jeca e seu Filho Preto e A Banda das Velhas Virgens, ambos estrelados por Amácio Mazzaropi. Atuou também em espetáculos como Mistérios Gozózos, de José Celso Martinez Corrêa.

Grande Otelo (1915-1993)

Sebastião Bernardes de Souza Prata, o Grande Otelo, foi compositor, cantor, ator, comediante e poeta. Um dos mais importantes atores da história do Brasil, fez carreira no teatro de revista, rádio, cinema e televisão. Participou de diversos filmes brasileiros de sucesso, entre eles, as famosas chanchadas nas décadas de 1940 e 1950, que estrelou em parceria com Oscarito, e a versão cinematográfica de Macunaíma (1969).

José Celso Martinez Corrêa (1937-2023)

Diretor, autor e ator, foi um dos principais encenadores e intelectuais do teatro brasileiro e um dos fundadores do Teatro Oficina Uzyna Uzona. Nome de resistência à ditadura militar, influenciado pelas experiências da contracultura, ganhou destaque com obras como a antológica montagem de O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, e Roda Viva, de Chico Buarque, entre muitas outras. À frente do Oficina até seu falecimento, manteve sua inquietude e irreverência em todas as suas criações.

Phedra de Córdoba (1938-2016)

Atriz nascida em Cuba, se mudou para o Brasil nos anos 1950 após conhecer Walter Pinto, um dos expoentes do teatro de revista brasileiro, e trabalhou com nomes como Consuelo Leandro, Hebe Camargo, Nelson Gonçalves, Costinha e Ewerton de Castro. Ficou conhecida pelo espetáculo com travestis Les Girls e por ingressar, em 2003, na companhia de teatro Os Satyros, com quem encenou espetáculos como A Filosofia na Alcova, A Vida na Praça Roosevelt e Transex.

Plínio Marcos (1935-1999)

Dramaturgo, escritor e ator, ficou conhecido por suas peças de forte crítica social. Sua trajetória no teatro começou nos anos 1950, ganhando notoriedade com Barrela (1958), censurada na época. Considerado um autor maldito, enfrentou forte repressão por abordar a violência e a marginalização em obras como Navalha na Carne (1967) e Abajur Lilás (1969). Perseguido pela ditadura, manteve-se independente, tornando-se um dos maiores nomes do teatro brasileiro.

Ruth de Souza (1921-2019)

Pioneira no teatro, na televisão e no cinema brasileiros, foi a primeira mulher negra a atuar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Integrou o Teatro Experimental do Negro nos anos 1940 e foi a primeira atriz brasileira indicada a um prêmio internacional. Atuou em filmes como Sinhá Moça (1953) e em novelas como O Clone e Senhora do Destino. Com uma carreira de mais de 70 anos, abriu caminhos para gerações de artistas negros no Brasil.

Ruth Escobar (1936-2017)

Atriz e produtora, nasceu em Portugal e naturalizou-se brasileira. Revolucionou a cena cultural ao fundar o Teatro Ruth Escobar, em São Paulo. Produziu espetáculos inovadores e trouxe diretores e dramaturgos renomados ao Brasil. Foi pioneira na organização de festivais internacionais de teatro e militou pela democratização da cultura, deixando um legado de resistência e inovação na arte teatral.

Anibal Marques

Mais conhecido como Pelé, é cenotécnico. Há mais de 45 anos trabalha no Theatro Municipal de São Paulo, onde iniciou sua carreira aos 18 anos com o auxílio de seu pai, Geraldo Marques, conhecido como Batucada. Morador de Itaquera, já realizou trabalhos no teatro, no audiovisual, em shows e eventos, dentro e fora do país. Também atua como pedagogo em cenotecnia para instituições como a SP Escola de Teatro e o Instituto de Teatro Brasileiro (ITB), além de acompanhar como gestor cenotécnico os bolsistas do programa do Theatro Municipal na Central Técnica de Produção Chico Giacchieri.

Ficha Técnica

COLOCAR A NOVA

IDEALIZAÇÃO E DIREÇÃO ARTÍSTICA Antonio Araujo

IDEALIZAÇÃO E DIREÇÃO GERAL Guilherme Marques

DIREÇÃO INSTITUCIONAL Rafael Steinhauser

CURADORIA DOS OLHARES CRÍTICOS Leda Maria Martins

COCURADORIA DOS OLHARES CRÍTICOS Natasha Corbelino

CURADORIA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS Dodi Leal

CURADORIA ENCONTRA DE PEDAGOGIA DA TEATRA Luh Maza

CURADORIA MITbr – PLATAFORMA BRASIL Marise Maués, Cecília Kuska e Marcelo Evelin

ASSISTÊNCIA DE CURADORIA DA DIREÇÃO ARTÍSTICA Jenia Kolesnikova

RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DIREÇÃO DA PLATAFORMA MIT+ Natália Machiavelli

RELAÇÕES INTERNACIONAIS MITbr – PLATAFORMA BRASIL Fernando Ruiz Braun

COORDENAÇÃO GERAL DE PRODUÇÃO Rachel Brumana 

COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Hiago Marques 

GESTÃO E PRODUÇÃO EXECUTIVA DO PROJETO Marina Watanabe 

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO Andreia Duarte

COORDENAÇÃO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA Márcia Marques | Canal Aberto 

COORDENAÇÃO TÉCNICA Grazi Vieira

COORDENAÇÃO DE LOGÍSTICA Dora Leão

COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO MITbr – PLATAFORMA BRASIL Paulo Girčys 

COORDENAÇÃO DOS EIXOS REFLEXIVO E PEDAGÓGICO Jaya Batista

COORDENAÇÃO DE EDIÇÃO, REDAÇÃO E SUPERVISÃO DE CONTEÚDO EDITORIAL Mariana Marinho

COORDENAÇÃO DE CIRCULAÇÃO Rafael Ferro

ASSESSORIA JURÍDICA José Augusto Vieira de Aquino

ASSESSORIA CONTÁBIL/TRIBUTÁRIA Carvalho Ramos Consultoria Contábil Tributária S/S

EDIÇÃO CARTOGRAFIAS E INTERMEDIAÇÃO MITbr – PLATAFORMA BRASIL Ferdinando Martins

ASSISTENTES DE COORDENAÇÃO GERAL DE PRODUÇÃO Dani Correia e Giovanna Monteiro

ASSISTENTES DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Nathália Monteiro e Pamela Machado

ASSISTENTES DE COMUNICAÇÃO Murilo Rocha e Maurício Coronado

ASSISTENTES DE ASSESSORIA DE IMPRENSA Daniele Valério, Flávia Fontes de Oliveira e Kelly Santos

ASSISTENTE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Paula Malfatti

ASSISTENTE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS MITbr – PLATAFORMA BRASIL Juliana Garzillo

ASSISTENTES DE COORDENAÇÃO DE LOGÍSTICA Fernanda Teixeira Gama, Samuel Kobayashi e Veni Moraes Barbosa

ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO MITbr – PLATAFORMA BRASIL Marô Zamaro

ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO DE EDIÇÃO, REDAÇÃO E SUPERVISÃO DE CONTEÚDO EDITORIAL Ana Elisa Faria

ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO TÉCNICA Cauê Gouveia

ASSISTENTE DE ASSESSORIA JURÍDICA Nathalia Migliatti Marino

CONSULTORIA E IMPLANTAÇÃO CENOGRÁFICA Carol Buček

CONSULTORIA TÉCNICA André Boll (iluminação), Guilherme Ramos (sonorização) e Rodrigo Gava (vídeos e projeções)

CONSULTORIA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DOS GRUPOS DA PLATAFORMA BRASIL – MITbr Iva Horvat

CONSULTORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS  Carminha Gongora

PRODUÇÃO DOS EIXOS REFLEXIVO E PEDAGÓGICO Igor Nascimento, Mohamed Azambuja, Ramona Ísis, Thata Lopes

PRODUÇÃO EXECUTIVA DE BILHETERIA Filipe Roseno

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO EXECUTIVA Leonardo Monteiro

PRODUTORAS LOCAIS DOS ESPETÁCULOS INTERNACIONAIS Aura Cunha, Iramaia Gongora, Karina Legrand e Olivia Barcellos

PRODUTORAS LOCAIS DOS ESPETÁCULOS MITbr – PLATAFORMA BRASIL Carol Vidotti, Joy Catharina, Lígia Helena de Almeida, Mariana Campos

ASSISTENTES DE PRODUÇÃO LOCAL Eve Santana, Vini Silveiras e Julia Fávero

EQUIPE TÉCNICA Bruna Lessa, Calu Batista, Cecília Lüzs, Eder Eduardo, Eduardo Albergaria, Emilie Becker, Fabio Farias, Felipe Venâncio, Fernanda Guedella, Fernando Albuquerque, Gabriel Fernandes, Gabriela Miranda, Giovanna Gonçalves, Giullia Kelly, Jefferson de Lima, José Dahora, Kuka Batista, Lara Gutierrez, Lilla Stipp, Raíssa Milanelli, Raquel Balekian, Rafael Alcântara, Vic Von Poser e Wanderley Wagner

CAMAREIRA Arieli Marcondes

ASSISTENTES DE CAMAREIRA Fátima Marcondes Reis e Luan Mateus Araújo dos Santos 

RECEPTIVOS  Henrique Leonel, Lheo Shiroma, Rafaela Correia

SERVIÇOS GERAIS Jair Nascimento

IDENTIDADE VISUAL E PROJETO GRÁFICO Casaplanta + Lila Botter

PROJETO GRÁFICO DO SITE Marina Duca

REDES SOCIAIS Carol Braga, Juma Mascarenhas e Priscila Natany

TRADUÇÃO CONSECUTIVA Bruno Murtinho, Lígia Xavier, Rodrigo Fabbro e Vicente Antunes Ramos

TRADUÇÃO CONSECUTIVA MITbr Rafael Werá Mirim Hernandez e Julia Ruiz Di Giovanni

TRADUÇÃO DE CONTEÚDO TÉCNICO E EDITORIAL Kevin Kraus

TRADUÇÃO DE TEXTOS E LEGENDAS Casarini Produções

REVISÃO DE LEGENDAS Lucas Neves

REVISÃO DE CONTEÚDO EDITORIAL Samantha Arana

COBERTURA FOTOGRÁFICA: Guto Muniz, Silvia Machado e Nereu Jr

REGISTRO VIDEOGRÁFICO E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: ERA – Empório de Relacionamentos Artísticos

TRANSMISSÃO ONLINE Agência Bowie

ÁUDIOS E LOCUÇÕES Cynara Bruno

LIBRAS Mão Preta Libras

AUDIODESCRIÇÃO Ver com Palavras

MESTRES DE CERIMÔNIAS Mawusi Tulani e Nilcéia Vicente

MESTRE DE CERIMÔNIAS aula-magMa ACHILLE MBEMBE Roberta Estrela D’Alva

ROTEIRO E DIREÇÃO DA CERIMÔNIA DE ABERTURA Dione Carlos

CRÉDITO DAS OBRAS QUE INTEGRAM A IDENTIDADE VISUAL DA MITsp 2024 t_r_i_n_c_a