Ações Pedagógicas
BRINCANDO COM NÓBREGA
A cultura popular e a educação
O multiartista pernambucano Antonio Nóbrega, artista homenageado da 10ª edição da MITsp, procura mostrar neste encontro como a prática das representações simbólicas populares brasileiras de cantos, danças, formas poéticas e células rítmicas podem fornecer elementos para o desenvolvimento e aprimoramento da habilidade cognitiva. A ideia é mostrar como o exercício do lúdico na arte não dirige o pensamento em relação à escolha de valores, mas sim amplia os dispositivos para saber escolhê-los.
É possível se inscrever para participar presencialmente, no dia 19/3, ou se inscrever para receber um link com a gravação do encontro, disponibilizada por e-mail após o evento presencial.
Quando e onde
19 de março, quarta, das 15h às 16h30
Centro Cultural São Paulo (CCSP) | Grátis
Inscrição: Inscrições via formulário até o dia 12/03. É possível se inscrever para participar presencialmente, no dia 19/3, ou se inscrever para receber um link com a gravação do encontro, disponibilizada por e-mail após o evento presencial. No dia do encontro presencial, as vagas remanescentes serão disponibilizadas 1h antes do início da oficina. Entrada sujeita à lotação.

SOBRE
Antonio Nóbrega nasceu no Recife, Pernambuco, e começou a estudar violino aos oito anos. Em 1971, o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014) o convidou para integrar o grupo de música instrumental Quinteto Armorial. A partir daí, Nóbrega passou a estudar a cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música referenciados nesse universo, entre eles Brincante (1992), Segundas Histórias (1994), Figural (1990), Madeira que Cupim Não Rói (1997), Naturalmente (2009) e Recital para Ariano (2015). Já recebeu vários prêmios, como Shell de Teatro, APCA e Conrado Wessel. Em 1992, fundou com a esposa, a atriz e bailarina Rosane Almeida, o Instituto Brincante, em São Paulo.