Um Jardim para Educar as Bestas

Eduardo Okamoto, Isa Kopelman, Marcelo Onofri e Daniele Sampaio

Brasil, 2022 |  55 min. | Classificação indicativa: 12 anos

Estreia

Um Jardim para Educar as Bestas

4/6, às 17h

5/6, às 17h

11/6, às 17h

12/6, às 17h

LOCAL: Biblioteca Mário de Andrade

Evento gratuito: retirada de senhas no dia do espetáculo, com uma hora de antecedência.

Sinopse

Duo para piano e atuação, o espetáculo reescreve, de modo alegórico, A Lenda do Oleiro Saburo e da Senhora Fuyu, uma das histórias do livro Homens Imprudentemente Poéticos, de Valter Hugo Mãe. Originalmente ambientada no Japão, a trama é transposta para o sertão brasileiro e dialoga com textos de Ariano Suassuna, Guimarães Rosa e Euclides da Cunha. Alternando narração, representação de personagens, movimento e música, a montagem narra a fábula de Seu Inhês, que ouve a predição de que um animal esfaimado haveria de atravessar o mato para matar a sua esposa. Ele decide, então, construir um jardim para estimular uma meditação sobre o vazio e as suas belezas, uma espécie de catequese do nada. Assim, os bichos aprenderiam a piedade pelo susto do contato com o “eco do oco” que há no mundo e em cada um de nós.

Histórico

Eduardo Okamoto é ator, bacharel em Artes Cênicas, mestre e doutor em Artes pela Unicamp, onde leciona. Duas vezes indicado ao Prêmio Shell (2009/2012), recebeu os Prêmios APCA (2012) e Melhor Interpretação Masculina no Festival Internacional de Expressão Corporal, Teatro e Dança de Agadir (2008), no Marrocos. 

Isa Kopelman é atriz diretora, dramaturga, tradutora e pesquisadora teatral. Graduada em Letras-Inglês pela Faculdade da Filosofia, Ciências e Letras da PUC e formada pela Escola de Arte Dramática de São Paulo, é professora do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp. 

Marcelo Onofri é pianista, cantor, compositor, arranjador. Estudou na Escola de Música de Brasília, no Conservatório Carlos Gomes, na Unicamp e na Escola Superior de Música de Viena (Áustria). Regeu o JedwederKüchenChor, fez direção musical do Serapions Theater e foi ator e compositor no Studio-BühneVillach (Áustria). É professor no Departamento. de Artes Cênicas da Unicamp. 

Daniele Sampaio é produtora, curadora, pesquisadora de políticas culturais e fundadora da SIM! Cultura. Doutoranda em Artes Cênicas pela USP e autora de Agentes Invisíveis e Modos de Produção nos Primeiros Anos do Workcenter of Jerzy Grotowski (2020) e Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas (2021), ambos pela editora Javali.

FORTUNA CRÍTICA

Ficha Técnica

Uma criação de Eduardo Okamoto, Isa Kopelman, Marcelo Onofri e Daniele Sampaio, com a colaboração de Yumiko Yoshioka, Nina Pires, Fernando Stankuns, Binho Signorelli e Yasmim Amorim, assessoria de Imprensa de Adriana Monteiro | Ofício das Letras e produção de SIM! Cultura.

Este espetáculo tem apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da Fundação Japão e da Faepex – Fundação de Amparo à Pesquisa, ao Ensino e à Extensão da Universidade Estadual de Campinas