Pensamento em Processo + Diálogos Transversais
Tragédia e Perspectiva
Com: Lisandro Rodríguez, Alexandre Dal Farra e José Antonio Pasta Jr.
Mediação: Conrado Dess
Convidados de diferentes campos do conhecimento lançam olhares transversais sobre espetáculos da mostra, em diálogo com os artistas e com o público. Reflexões sobre o processo de criação são desenvolvidas a partir da leitura das obras em foco.
Atividade gratuita e aberta ao público.
quando e Onde
9 de junho, quinta, das 16h às 18h
sobre
Alexandre Dal Farra é dramaturgo, diretor, escritor, doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Foi vencedor e indicado diversas vezes aos principais prêmios brasileiros. Teve textos traduzidos e montados no exterior. Em 2001, criou o grupo Tablado de Arruar, com o qual criou 19 espetáculos e intervenções até o momento.
Lisandro Rodriguez é diretor, ator e dramaturgo nascido na cidade de Quilmes, Argentina. Em 2004, criou o estúdio de teatro, cinema e música Elefante Club de Teatro (posteriormente renomeado Estudio Los Vidrios), em Buenos Aires, onde produz e apresenta grande parte de sua obra.
José Antonio Pasta Júnior é livre-docente e professor sênior de Literatura Brasileira na USP, com doutorado na mesma área e mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada também pela USP. Realizou pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Autor de importantes ensaios sobre literatura, teatro, cultura e sociedade, entre eles o livro Trabalho de Brecht.
Conrado Dess é pesquisador, diretor teatral, dramaturgo e doutorando em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É Bacharel e Mestre em Artes Cênicas pela mesma instituição, com a dissertação Representações e representatividade na cena contemporânea: notas sobre um atravessamento estético, político e social, orientada por Sílvia Fernandes. Durante o mestrado, realizou estágio de pesquisa no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Madri – Espanha), sob orientação do pesquisador Óscar Cornago. Pesquisa as relações entre teatro e raça, focando-se em temas como: teatros negros, representatividade negra na cena contemporânea e implicações estéticas, políticas e sociais geradas pela presença de corpos não hegemônicos na cena.