Pensamento em Processo + Diálogos Transversais

História do Olho - Um Conto de Fadas Pornô-Noir

Com: Amara Moira, Janaína Leite e performers

Mediação: Júlia Guimarães

Convidados de diferentes campos do conhecimento lançam olhares transversais sobre espetáculos da mostra, em diálogo com os artistas e com o público. Reflexões sobre o processo de criação são desenvolvidas a partir da leitura das obras em foco.

Amara Moira, Janaína Leite e Júlia Guimarães

quando e Onde

11 de junho, sábado, das 16h às 18h

Teatro Paulo Eiró

sobre

Amara Moira é travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp (com tese sobre o Ulysses, de James Joyce) e autora dos livros E se eu fosse puta (hoo editora, 2016), no qual escreve sobre suas experiências como trabalhadora sexual, e Neca + 20 Poemetos Travessos (O Sexo da Palavra, 2021), que reúne seu monólogo em bajubá, a língua das travestis, e sua produção poética sobre vivências LGBTQIA+. 

Janaina Leite é atriz, diretora e dramaturgista. É uma das fundadoras do premiado Grupo XIX de Teatro de São Paulo, com quem criou diversos espetáculos premiados que circularam por todo o país e no exterior. Em paralelo à trajetória com o grupo, concebeu os espetáculos Festa de Separação: Um Documentário Cênico, Conversas com Meu Pai, Stabat Mater e a performance online Camming 101 Noites. É autora do livro Autoescrituras Performativas: Do Diário à Cena (Editora Perspectiva). Janaina foi a pesquisadora em foco da MITsp 2020. Atualmente, além do espetáculo História do Olho – Um Conto de Fadas Pornô-noir, integra o programa de dramaturgos latino-americanos que compõe o projeto Bombom Gesell com sede em Buenos Aires e é uma das artistas brasileiras comissionada pela MITsp & Edinburgh International Festival para a criação de um trabalho inédito online para a edição 2023 do The Edinburgh Festival.

Julia Guimarães é professora visitante na Faculdade de Letras da UFMG, na área de Literatura e Teatro. Realizou pós-doutorado na Escola de Belas Artes (UFMG) e concluiu o doutorado em Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da USP, onde atuou como professora convidada. É coorganizadora do livro O teatro como experiência pública (ed. Hucitec, 2019), editora das revistas Subtexto (MG), Letras (MG) e do podcast do site Horizonte da Cena. Atuou como crítica de teatro nos jornais O Tempo e Pampulha (BH), no site Teatrojornal (SP) e em diversos festivais brasileiros, como a MITsp, o FIT-BH e o Mirada.