Eles Fazem Dança Contemporânea

ARTISTA: Leandro Souza

Brasil, 2019 |  40 min. | Classificação indicativa: 16 anos

Eles Fazem Dança Contemporânea

8/6, às 19h

9/6, às 19h e 21h

LOCAL: Teatro Arthur Azevedo – Sala Multiuso

Atividades Relacionadas >>>

Sinopse

Enquanto manipula uma pilha de cabelos sintéticos, o artista Leandro Sousa repete incessantemente a pergunta “Eu sou suficientemente negro para você?”, refrão de uma música do afro-estadunidense Billy Paulo. Eles Fazem Dança Contemporânea é um solo coreográfico gerado pelo emaranhamento da fala, do corpo e do objeto. Nele, o artista procura por uma cena síntese capaz de dar vazão aos dilemas, ruídos e tensões, envolvendo as presenças negras na arte contemporânea ocidental. A dança é articulada a partir de novos entendimentos sobre coreografia, dialogando com as artes visuais e a performance e se alinhando à crescente demanda por representatividade e descolonização da produção de arte e conhecimento. Leandro busca tensionar as questões da negritude, em relação aos modos eurocentrados de fazer, pensar e ver arte. Ele provoca reflexões acerca de uma lógica do “lugar específico”, pelas quais operam instituições artísticas e às quais corpos racializados e subalternizados são relegados.

Histórico

Leandro Souza é artista da dança, sua produção se estrutura de modo independente em São Paulo. Atua no limiar entre linguagens, transitando por saberes, investigando abordagens pouco usuais de movimento, elaborando procedimentos de criação e pesquisa em arte. Seus trabalhos resultam de processos emaranhados de ver, pensar e fazer arte. Dentre eles, destacam-se: Eles Fazem Dança Contemporânea (2019), contemplado com o ProAC, que estreou no Sesc Campinas e cumpriu temporadas no Centro Cultural São Paulo(CCSP) e na Oficina Cultural Oswald de Andrade. O trabalho integrou a programação da exposição Histórias da Dança, do Masp, em 2020. Sismos e Volts (2018) recebeu o prêmio APCA, com apresentações na Bienal Sesc de Dança 2019, no Encuentro Internacional de Arte Escénico Contemporáneo (EINCE), no México, e no Festival Contemporâneo de São Paulo. Atualmente, desenvolve o projeto A Gente É Sutil, Vocês São Explícitos, contemplado pelo 29º Edital do Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

FORTUNA CRÍTICA

“A voz de Leandro, repetindo as mesmas frases (em inglês e português) vai criando uma espécie de ritmo para a cena, além de uma sensação de quase hipnose junto ao público, enquanto ele executa movimentos que fogem dos sinais codificados da dança.”

ConecteDance

“A dança de Souza se pergunta se basta ser a coisa em si (o corpo sendo visto) ou se é preciso que o público identifique algum signo da negritude para o artista ser, conforme ele mesmo repete incessantemente em cena, ‘preto o bastante’. Com essa pergunta central, a obra convida cada sujeito que a olha a também se questionar: o que eu, a partir dos meus prévios parâmetros culturais e sociais, nomeio por ‘dança contemporânea’ e por ‘dança negra’? E em que pontos essas representações se aproximam ou se distanciam?” 

RENAN MARCONDES, Pérfida Iguana

Ficha Técnica

Concepção, coreografia e performance: Leandro Souza
Provocadores: Ana Pi, Inés Terra, Renan Marcondes, Thaís de Menezes
Iluminação: Gabriele Souza
Trilha sonora: Thiago Salas
Figurino: Leandro Souza
Cenário: Leandro Souza, Tetembua Dandara
Auxiliares Técnicos: Diego Soares, Matias Arce
Fotos e Filmagem: Bruta Flor Filmes
Produção: Tetembua Dandara