A crítica teatral pode potencializar o encontro entre o espectador e a obra criativa: pistas, chaves, brechas, conexões. Por isso, a MITsp propõe uma série de ações que buscam promover a formação do olhar dos espectadores, sob uma perspectiva crítica e provocadora.
Curadoria: Fernando Mencarelli e Silvia Fernandes
Organização, pesquisa e textos: Luciana Romagnolli
Diálogos Transversais
Críticas realizadas logo após uma apresentação de cada espetáculo da mostra por artistas e pensadores provenientes, em sua maioria, de outros campos do conhecimento. A ideia é trazer olhares transversais que ultrapassem fronteiras e ampliem leituras das obras, renovando assim a própria atividade crítica.
Participantes:
Arthur Nestrovski
Opus Nº 7, de Dmitry Krymov
Bernardo Carvalho e Arkadi Zaides
Arquivo, de Arkadi Zaides
Eder Santos
Woyzeck, de Andriy Zholdak
Francisco Foot Hardman
Matando o Tempo, de Jorge Hugo Marín
Morrer de Amor, de Jorge Hugo Marín
Ismail Xavier
E se Elas Fossem para Moscou?, de Christiane Jatahy
José Miguel Wisnik
Canção de Muito Longe, de Ivo van Hove
Luiz Camillo Osorio
Stifters Dinge, de Heiner Goebbels
Maria Rita Kehl
Senhorita Julia, de Katie Mitchell e Leo Warner
Norval Baitello Júnior
A Gaivota, de Yuri Butusov
Raquel Rolnik
Julia, de Christiane Jatahy
Renato Mezan
As Irmãs Macaluso, de Emma Dante
Mediação: Valmir Santos e Beth Néspoli
Percursos em Perspectiva
Pesquisadores das universidades brasileiras apresentam as trajetórias criativas dos artistas convidados para a MITsp, explorando caminhos para a leitura dos espetáculos presentes na mostra.
Participantes:
Bya Braga
(Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Dmitry Krymov
Christine Greiner
(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP)
Arkadi Zaides
Cláudio Cajaiba
(Universidade Federal da Bahia – UFBA)
Andriy Zholdak
Flora Süssekind
(Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio)
Heiner Goebbels
Maria Beatriz Medeiros
(Universidade Federal de Brasília – UnB)
Katie Mitchell
Maria Helena Werneck
(Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio)
Yuri Butusov
Maria Lucia Pupo
(Universidade de São Paulo – USP)
Emma Dante
Silvana Garcia
(Escola de Arte Dramática – EAD – USP)
Christiane Jatahy
Walter Lima Torres Neto
(Universidade Federal do Paraná – UFPR)
Jorge Hugo Marín
Pesquisadora internacional convidada: Josette Féral
(Université Sorbonne-Nouvelle – Paris 3)
Ivo van Hove
Espaço de Ensaios
Textos produzidos pelos pesquisadores convidados compõem um programa-livro para apresentar os artistas da MITsp, seus materiais e procedimentos criativos.
Textos produzidos pelos pesquisadores convidados para apresentar os artistas participantes da MITsp, seus materiais e procedimentos criativos, compõem um programa-livro.
Pensamento em Processo
Os artistas da mostra são convidados a falar sobre seus processos de criação, evidenciando texturas e arquiteturas internas das obras.
Arkadi Zaides
(Arkadi Zaides)
Arquivo
Andriy Zholdak
(Teatro Svoboda Zholdak)
Woyzeck
Christiane Jatahy
(Cia. Vértice)
E se Elas Fossem para Moscou?
Dmitry Krymov
(Laboratório do Teatro da Escola de Arte Dramática de Moscou)
Opus Nº 7
Heiner Goebbels
(Theatre Vidy-Lausanne)
em entrevista a Luiz Felipe Reis
Stifters Dinge
Ivo van Hove
(Toneelgroep Amsterdam)
Canção de Muito Longe
Jorge Hugo Marín
(Fundación La Maldita Vanidad Teatro)
Matando o Tempo e Morrer de Amor
Yuri Butusov
(Teatro “Satiricon” denominado A. Raykin)
A Gaivota
Equipe artística e elenco da Compagnia Sud Costa Occidentale
As Irmãs Macaluso
Elenco da Schaubühne am Lehniner Platz
Senhorita Julia
Prática da Crítica
O DocumentaCena, plataforma de crítica teatral composta pelos blogs Horizonte da Cena e Satisfeita, Yolanda?, do site Teatrojornal e da revista eletrônica Questão de Crítica, e os críticos convidados Beth Néspoli, Daniel Schenker, Michel Fernandes, Ruy Filho e Welington Andrade produzirão diariamente,
ao longo da MITsp, críticas sobre os espetáculos para veiculação impressa e eletrônica.
Crítica Performativa
Escrever uma crítica na frente de todos? Abrir o processo da escrita e da construção do pensamento crítico é o desafio proposto pela ação Crítica Performativa. A revista Antro Positivo inova com a MITsp criando espaço para uma escrita dialógica sobre a estreia mundial do espetáculo Canção de Muito Longe (coprodução MITsp e Toneelgroep Amsterdam), através de conversas e participações de convidados durante o período de dez horas ininterruptas, em tempo real e abertas a todos. O público poderá observar, ler, sugerir, interferir e participar. Uma busca conjunta pelo desenho de uma nova possibilidade de crítica. Idealização: revista Antro Positivo.
Resenhistas: Ruy Filho e Ana Carolina Marinho.
Dia 13/3, sexta-feira, das 8h às 18h
Local: Itaú Cultural
Reflexões Estético-Políticas
Serão realizadas quatro mesas de discussão sobre os temas seguintes:
Zonas de Conflito I: Ucrânia-Rússia
Com: Eduardo Jorge, Fabiano Mielniczuk e Vitorio Sorotiuk
Mediação: Maria Fernanda Vomero
Dia 10/3, terça-feira, às 10h
Local: Sesc Consolação
Zonas de Conflito II: Palestina-Israel
Com: Arlene Clemesha e Sílvio Tendler
Mediação: Maria Fernanda Vomero
Dia 14/3, sábado, às 11h
Local: Sesc Consolação
Zonas Liminares: Teatro -cinema
Com: Daniel Schenker, Ricardo Fabbrini e Tata Amaral.
Mediação: Luciana Eastwood Romagnolli
Dia 13/3, sexta-feira, às 10h
Local: Sesc Consolação
Zonas de Intersecção: matrizes da cena atual
Com: Josette Féral, José Antonio Sánchez, Kil Abreu e Luiz Fernando Ramos
Mediação: Fernando Mencarelli
Dia 15/3, domingo, às 11h
Local: Itaú Cultural
Vida sem teatro ou teatro sem vida: conferência-performance de Andriy Zholdak
Quais são as raízes do teatro? Como transformar um ator-robô em um humano-ator? Por que o ímpeto de Prometeu, aquele que roubou o fogo dos deuses para dá-lo aos humanos, está tão em falta no teatro contemporâneo? Os atores são mortais ou imortais? O teatro ainda tem alguma importância? Essas e outras questões serão debatidas pelo diretor ucraniano Andriy Zholdak.
Dia 10/3, terça-feira, às 23h
(duração: 90 minutos)
Local: Sesc Consolação – Espaço Beta.
Dramaturgia de tons carregados
No formato de entrevista aberta, o premiado dramaturgo britânico Simon Stephens conversa com o público sobre características e rumos da dramaturgia contemporânea e sobre sua própria produção artística, da qual fazem parte obras como Pornography (2007), Punk Rock (2009) e O Estranho Caso do Cachorro Morto (2012), que já ganhou montagem no Brasil sob direção de Moacyr Góes. O entrevistador será o também premiado diretor e dramaturgo brasileiro Leonardo Moreira, da Cia. Hiato.
Dia 06/3, sexta-feira, das 10h às 12h
Local: Centro de Formação e Pesquisa do Sesc São Paulo – Sala Delta.
A Cena Russa Contemporânea
Um artista russo de destaque (Krymov), um dos principais críticos e curadores moscovitas e duas estudiosas do teatro russo traçam um panorama e refletem sobre os rumos e tendências atuais da cena russa. Com: Dmitry Krymov, Roman Dolzhansky e Elena Vássina. Mediação: Arlete Cavaliere.
Dia 12/3, quinta-feira, às 10h
Local: Sesc Consolação – Sala Ômega.