Reflexões Estético-Políticas

O meu país é o meu lugar de fala: destruição e linguagem

Com: Babalorixá Sidnei Nogueira de Xangô (SP) + João Cézar Rocha (RJ) + Silvia Viana (SP)

Mediação: Rosane Borges (SP)

Quais as relações entre linguagem e vida pública brasileira atual? Como compreender as tensões narrativas existentes hoje na constituição do comum? A linguagem, como aspecto decisivo da experiência, emerge ao mesmo tempo como sintoma e arma. E é ainda pela linguagem que a transformação se anuncia.

Atividade gratuita e aberta ao público.

Babalorixá Sidnei Nogueira de Xangô (SP) + João Cézar Rocha (RJ) + Silvia Viana (SP) e Rosane Borges (SP)

quando e Onde

4 de junho, sábado, das 14h às 17h

Itaú Cultural

sobre

Babalorixá Sidnei de Xangô é doutor e mestre em Semiótica e Linguística Geral pela FFLCH-USP/SP, Babalorixá da CCRIAS – Comunidade da Compreensão Ilê Axé Xangô- SP, escritor, pensador preto decolonial e diretor do Instituto Ilê Ará-SP.

João Cezar de Castro Rocha é professor titular de Literatura Comparada da UERJ e pesquisador do CNPq. Autor de 13 livros e organizador de 30 títulos. Seu trabalho foi traduzido para o mandarim, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

Silvia Viana é doutora pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, realiza pesquisas a respeito de crítica cultural e teoria crítica, professora da Fundação Getúlio Vargas de SP e escritora do livro Rituais de Sofrimento.

Rosane Borges é Jornalista, professora colabora do DIversitas (FFLCH-USP), pesquisadora da ECA-USP, articulista da Revista Istoé. Autora de diversos livros, entre eles: Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004), Mídia e racismo (2012), Esboços de um tempo presente (2016) e Fragmentos do tempo presente (2021).