Encontra de pedagogias da teatra: afetividades do saber riscar e arriscar

Aretha Sadick entrevista Gretta Starr

Com: Aretha Sadick e Gretta Starr
Curadoria: Luh Maza

Reunião de gerações, reverenciando a história de Divina Valéria, 78 anos, estrela de “Divinas Divas”, do Carrousel de Paris e de shows internacionais, que será entrevistada pela multiartista carioca Aretha Sadick, 33 anos, numa conversa sobre a representação e representatividade ao longo dos tempos.

Atividade gratuita e aberta ao público.

Aretha Sadick e Gretta Starr

quando e Onde

6 de junho, segunda, às 14h

Biblioteca Mário de Andrade

sobre

Aretha Sadick é uma artista que produz novos imaginários sobre a comunidade Negra e Trans no Brasil. Estrelou os filmes brasileiros de curta-metragem BR_Rip de Eduardo Nogueira (2018), Preciso Dizer Que Te Amo, de  Ariel Nobre (2018), e NEGRUM3 documentário de Diego Paulino (2018). Participou dos espetáculos teatrais Macunaíma Ópera Tupi, de Iara Rennó; Transtopia, de Luh Maza, e as séries Me chame de Bruna (Fox) e Os ausentes (HBO Max)e protagonizou o filme de longa metragem Lili & as libélulas, de René Guerra.

Gretta Salgado Silveira, conhecida como Gretta Starr, nasceu em 10 de setembro de 1955, em Santos/SP. Atuando na cena noturna LGBT desde 1979, Gretta Star apresentou-se como artista transformista e trabalhou em casas noturnas como a Pink Panther, Nostro Mondo, Corintho e Homo Sapiens. Em meados dos anos 1980, mudou-se para o Japão e passou a se apresentar em diversos países da Ásia. Voltando ao Brasil, participou ativamente da organização da Parada do Orgulho LGBT e envolveu-se diretamente em campanhas de acolhida de mulheres transexuais e pela conscientização sobre o HIV/Aids. Gretta segue trabalhando como maquiadora, profissão que exerce há mais de 30 anos, e como artista, atuando em filmes como Greta, São Paulo em Hi-Fi, Quem Tem Medo de Cris Negão e Os Sapatos de Aristeu.