QUEM TEM MEDO?

Artistas: Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr.

Brasil, 2022 |  71 min. | Classificação indicativa: 10 anos

Longa-metragem documental: Quem tem Medo

3/6, às 19h

LOCAL: Cine Bijou

GRÁTIS

Sinopse

Longa-metragem documental que narra a ascensão da extrema direita no Brasil a partir da perspectiva de artistas que tiveram obras censuradas. Com suas vozes, o filme compõe um mosaico das consequências da presente escalada do extremismo no país.

Após a sessão, haverá debate com Guilherme Varella, integrante do Mobile (Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão Artística), e convidados

Histórico

Dellani Lima é cineasta, músico, artista visual e ator. Produziu, dirigiu, roteirizou, atuou e montou dezenas de filmes, exibidos em festivais como Berlim, Sundance, Visions du Réel e Brasília. Entre os seus trabalhos como diretor, está o longa O Tempo Não Existe no Lugar em que Estamos (2015).

Henrique Zanoni é cineasta, ator, produtor, roteirista, dramaturgo e montador. Sócio da produtora Bela Filmes e fundador da Cia dos Infames de Teatro. Dirigiu os filmes Quem Tem Medo?, Labirinto, Quem Perdeu o Telhado em Troca Recebe as Estrelas, Brutalidade, entre outros. É mestrando em Cultura e Sociedade pela UFBA. 

Ricardo Alves Jr é cineasta, produtor e diretor de teatro. Seus filmes foram exibidos  em diversos festivais internacionais, entre eles Semana da Critica do festival de Cannes, Berlinale, Locarno e Rotterdam. Seu longa Elon Não Acredita na Morte foi adquirido pela Netflix. É co-diretor do espetáculo Antes do Tempo Existir, com estreia na MITsp em 2022.

FORTUNA CRÍTICA

“O fato é que o misto de intolerância e ignorância expelido pelo governo de extrema-direita encontrou eco em parcela da sociedade que desconhece as fronteiras entre arte e realidade. O filme de Dellani, Ricardo e Henrique quebra o silêncio que se depositou sobre aquelas obras. Traz à lembrança um pouco delas e ajudam a dimensionar o buraco em que nos metemos nesses últimos anos”. 

CARLOS ALBERTO MATTOS

“E estamos, no momento, vivendo uma radicalização muito grande de todas as partes. E é sempre assim que começa nas grandes guerras”. Se alguém tiver dificuldade para entender essas palavras, basta assistir a Quem Tem Medo?. O documentário de Ricardo Alves Jr, Dellani Lima e Henrique Zanoni faz um inventário de performers, atores e dramaturgos que não só tiveram obras censuradas, mas foram violentamente ameaçados e atacados por deputados federais e através da internet”. 

EDUARDO ESCOREL, Revista Piauí

Ficha Técnica

Direção, roteiro e montagem: Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr
Produção Executiva: Daniel Pech
Edição de Som e Mixagem: Ricardo Zollner
Fotografia, som direto e pesquisa de imagens: Dellani Lima
Produção: Dellani Lima, Henrique Zanoni, Ricardo Alves Jr e Daniel Pech
Com: Maikon K, Wagner Schwartz, José Neto Barbosa, Renata Carvalho, Pedro Kosovski, Pedro Leal David, Matheus Macena, Alex Nader, Biagio Pecorelli, A Motosserra Perfumada, Aquela Cia de Teatro e S.E.M. Cia de Teatro