Riso

Gratuito*

Direção: Key Sawao e Ricardo Iazzetta
Quando: Dia 8/3  às 15h
Onde: Teatro de Vertigem
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: Acima de 12

*Ingressos distribuídos 1 hora antes no local

Sinopse

Riso hoje é experiência. Riso hoje é precipício. Riso hoje destrói o que destruirá, o que resta, o último fio. Riso hoje é nós comum, sopro, víscera, coração. Riso hoje. Riso. RISO, a peça de dança, cria lugar para uma materialidade do riso enquanto acontecimento no corpo. Território fronteiriço onde emergem e dançam variações de sentidos. O que se passa nos corpos e no espaço quando o riso ri? O corpo, o riso, a dança e o humor encontram nuances variadas e se afirmam também como movimento de resistência – existência.

“A graça emerge de uma fonte inesgotável, que excede e transborda os fluxos das relações humanas sem poder ser julgado. O riso é a última das dádivas”. Parte do projeto Horizonte, contemplado pelo Programa de Fomento à Dança, da Secretaria Municipal de Cultura São Paulo, Riso foi indicado ao Prêmio APCA 2017 na categoria espetáculo.

Histórico 

O núcleo de dança key zetta e cia. é dirigido por Key Sawao – diretora, coreógrafa e dançarina com formação em dança contemporânea – e Ricardo Iazzetta – formado na Juilliard School, de Nova York e em práticas orientais de movimento. O grupo surgiu com o propósito de agregar outros dançarinos e artistas em torno de propostas e criações, além de viabilizar diálogos e pesquisas de linguagem com foco no pensamento em dança e suas possíveis inter-relações.

Juntos, já realizaram 12 peças e receberam alguns dos mais importantes prêmios para pesquisa e criação em dança no Brasil, como o APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) 2009 e 2013, Prêmio Denilto Gomes e Bolsa Vitae de Artes 98 para pesquisa coreográfica, Prêmio Funarte Klauss Vianna, Cultura Inglesa Festival e Proac. O grupo foi também indicado ao Prêmio Governador do Estado em 2015 e 2018.

Ficha Técnica

Direção: Key Sawao e Ricardo Iazzetta
Criação e Dança: Beatriz Sano, Carolina Minozzi, Key Sawao, Mauricio Florez e Ricardo Iazzetta
Espaço Cênico e Coordenação de Arte: Hideki Matsuka
Encontros intensivos: Nadja Naira, Gustavo Miranda, Luiz Fuganti
Desenho de Luz: Domingos Quintiliano
Design Gráfico: Erico Peretta e Hideki Matsuka (fotos)
Figurinos: Alex Cassimiro
Registro em Vídeo: Doctela
Montagem de vídeo-clipe: Henrique Cartaxo
Produção: Núcleo Corpo Rastreado