País Clandestino

Compre seu ingresso

Direção: Mäelle Poésy e Jorge Eiro
9/3 às 21h | 10/3 às 21h | 11/3 às 18h
Teatro Cacilda Becker
1h10min de duração

Pensamento-em-Processo

10/3 às 11h 
Itaú Cultural

Diálogos Transversais

Com André Dahmer
11/3 após apresentação
Teatro Cacilda Becker

Espaço de ensaios

Texto de Sara Rojo (UFMG)

Sinopse

Os diretores e dramaturgos Florencia Lindner (Uruguai), Jorge Eiro (Argentina), Lucía Miranda (Espanha), Mäelle Poésy (França) e Pedro Granato (Brasil) se conheceram em uma residência artística no Directors LAB do Lincoln Center, em Nova York, em 2014. O espetáculo nasceu nesse primeiro intercâmbio, que se prolongou até os dias de hoje. Posto como autodocumental, o trabalho traz em sua criação os artifícios tecnológicos utilizados durante a construção da obra – feita entre três residências artísticas, e-mails e muitas reuniões via Skype – e trata de assuntos como política, história, arte, herança e memórias pessoais, pelo olhar dessa geração de artistas entre 30 e 35 anos. Os criadores exploram a ideia de testemunho, memória, recordação e suas materializações e evoluções no mundo digital.

Histórico

O primeiro encontro que resultaria no espetáculo País Clandestino foi em Nova York: nenhum dos artistas envolvidos nesse processo nasceu naquela cidade ou possui o inglês como idioma nativo. Era um solo neutro, mas carregado de identidade. A experiência do intercâmbio na metrópole americana e a diversidade de pontos de vista e realidades vividas por cada um deles em seus países levaram os cinco diretores e dramaturgos a continuar as trocas e conversas que deram origem à montagem.

Ficha Técnica

Direção: Mäelle Poésy e Jorge Eiro
Dramaturgia e realização: Florencia Lindner, Jorge Eiro, Lucía Miranda, Mäelle Poésy e Pedro Granato
Produção: Les Fives Pays
Coprodução: Crossroad Compagnie, Cia Sudado, Invasivo Teatral, Pequeno Ato, The Cross Border Project e Instituto Francês
Distribuição no Brasil: Ariane Cuminale – Vuela
Espetáculo apoiado pelo Festival Internacional de Buenos Aires (FIBA)