Árvores Abatidas

Compre seu ingresso

Direção: Krystian Lupa
2/3 às 18h | 3/3 às 18h | 4/3 às 17h
SESC Pinheiros
4h40min de duração, com um intervalo

Espaço de ensaios

Texto de Pedro Vilela (mestrando/UFBA)

Sinopse

O jantar de reencontro de um velho grupo de amigos artistas transforma-se em uma espécie de ressurreição para um dos seus integrantes. A boêmia e a energia rebelde de outros tempos deram lugar aos contratos assinados, aos fartos contracheques, ao status. Mas eles se permitem verbalizar temores encobertos e inconscientes, lamentos, feridas e necessidades. O espetáculo pretende ser uma jornada radical às entranhas do mundo contemporâneo, para além da superfície das relações sociais e convenções culturais. Treze personagens dialogam sobre o papel da arte, sobre a liberdade e a subordinação a um poder superior.

Histórico

O diretor polonês Krystian Lupa (1943) é considerado um dos grandes mestres das artes cênicas contemporâneas. Após estudar arte, cinema e teatro, Lupa começou na direção no final dos anos 1970. Fascinado por autores como Dostoiévski, Rilke, Tchékhov e pelo austríaco Thomas Bernhard, traduziu e assinou adaptações para o teatro de inúmeros textos, além de conceber os cenários das montagens. Entre 1980 e 2013, ligado ao Stary Teatr na Cracóvia, encenou algumas de suas mais importantes produções. Recebeu, dentre muitos outros, os prêmios Austrian Cross of Merit, French Order of Arts and Letters e o European Theatre Award. O Teatr Polski na Breslávia celebrou 70 anos em 2016, sendo a mais antiga companhia de teatro da cidade e a segunda maior da Polônia. Atualmente, possui três palcos: Jerzy Grzegorzewski, destinado a encenações contemporâneas de clássicos, Na Świebodzkim, para encenações experimentais, e Kameralna Stage, que recebe comédias e espetáculos musicais. O atual diretor é Cezary Morawski.

Ficha Técnica

Adaptação, Direção, Cenário e Iluminação: Krystian Lupa
Baseado no romance de Thomas Bernhard
Produção: Teatr Polski na Breslávia
Elenco: Piotr Skiba, Halina Rasiakówna, Wojciech Ziemiański, Marta Zięba, Jan Frycz, Ewa Skibińska, Bożena Baranowska, Andrzej Szeremeta, Adam Szczyszczaj, Michał Opaliński, Marcin Pempuś, Anna Ilczuk e Jadwiga Ziemińska
Diretores Assistentes: Oskar Sadowski, Sebstian Dysiak e Amadeusz Nosal
Diretor de Cena: Iwona Rólczyńska
Tradução: Monika Muskała
Figurinos: Piotr Skiba
Arranjos Musicais: Bogumił Misala
Vídeo: Łukasz Twarkowski
Visagismo: Mateusz Stępniak
Camareira: Joanna Zborowska
Cenotécnicos: Adam Buraczek, Bogdan Dyląg, Grzegorz Kloc e Łukasz Szyszka
Contrarregra: Marek Iwanaszko
Iluminação: Dariusz Bartołd e Paweł Olszewski
Projeções: Dariusz Bartołd e Kazimierz Blacharski
Som: Maciej Kabata e Wojciech Bielach

AS APRESENTAÇÕES DO ESPETÁCULO NA MITsp CONTAM COM O APOIO DO INSTITUTO ADAM MICKIEWI