O seminário convida pensadoras de distintas áreas do conhecimento a refletir sobre os desdobramentos da escravidão negra e as formas do racismo no Brasil e no mundo. O objetivo édesconstruir os legados do pensamentocolonial, colocando em cheque modos de essencialização dos “outros”, que se consolidaram como sistemas hegemônicos e como uma cultura de violência e opressão, que não pode ser eliminada por decreto. É preciso transformar modos de ser e, sobretudo, alterar imaginários. É preciso restituir aos“outros” o direito de se autorrepresentar.

Curadoria: Eugênio Lima e Majoí Gongora

Mesa 1: “Negritude” e “Branquitute”: complexificando as discussões sobre raça e as estruturas de privilégio

O debate será instaurado pela historiadora brasileira Giovana

Xavier, feminista negra interseccional e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pela intelectual sul-africana NickyFalkof, da Universidade de Witwatersrand (Joanesburgo). A mesa explorará assuntos relacionados aos processos de racializaçãodas relações no Brasil e na África do Sul.
20/03, das 14h às 17h  | Local: Itaú Cultural

Mesa 2: Feminismo Negro: conhecimento e autodeterminação

Contaremos com a participação da feminista e filósofa brasileira Djamila Ribeiro e da renomada socióloga norte-americana Patricia Collins, da Universidade de Maryland. A mesa discorrerá sobre a construção social do feminismo negro, os elementos constitutivos desse pensamento, suas distinções e os desafios que estão postos na contemporaneidade.
21/3, das 14h às 17h | Local: Itaú Cultural