Textos cotidianos em cena

Depois da participação na 4ª edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp) com o espetáculo Por que o Senhor R. Enlouqueceu?, a encenadora alemã Susanne Kennedy volta ao festival para conduzir uma residência artística entre os dias 19 de fevereiro e 4 de março de 2018, cujo mote principal é o trabalho com novas formas de linguagem verbal aliadas à precisão das expressões corporal e vocal. Serão dez artistas brasileiros escolhidos para trabalhar sob a orientação de Susanne, com apoio das performers holandesas Suzan Boogaerdt (atriz de Senhor R.) e Bianca van der Schoot, que conduzirão a preparação física. A residência faz parte da pesquisa artística de Susanne, que vem explorando as possibilidades da escrita não-criativa, conforme definição do poeta e crítico estadunidense Kenneth Goldsmith, no espaço teatral. Deste modo, procura incorporar expressões, diálogos e ruídos cotidianos na cena a fim de ampliar as possibilidades narrativas. A residência ocorrerá de segunda a sábado, das 10h às 15h, sempre no Instituto Goethe de São Paulo. No domingo 4 de março, será apresentado o experimento cênico resultante da experiência. A atividade contará com o acompanhamento de um tradutor.

Quando: De 19/2 a 04/3, de segunda a sábado, das 10h às 15h, com apresentação do experimento cênico no domingo (4), em horário a definir.

Onde: Instituto Goethe (R. Lisboa, 974, Pinheiros, São Paulo – SP)

Público-alvo: atores, atrizes, bailarinos e performers

Inscrição: envio para o e-mail residencia@mitsp.org de

  1. Nome completo, idade, cidade em que vive, e-mail e telefone para contato
  2. Breve currículo (em Word ou PDF; máximo 300 palavras)
  3. Carta de intenção, de preferência nada burocrática (também em Word ou PDF; máximo 400 palavras)
  4. Um vídeo (formatos de celular e câmera fotográfica, que possam ser ouvidos e vistos por programas simples de Mac/PC) ou um áudio (wav, mp3 e formatos compatíveis), de no máximo três minutos, em que o candidato grave a leitura, do modo que quiser, com a entonação e o ritmo desejados, de uma notícia de jornal do dia

Datas de inscrição: De 6 a 31 de janeiro

Resultado: 7 de fevereiro

Os selecionados terão uma pequena tarefa a fazer – e entregar à curadoria do eixo Ações Pedagógicas – antes do início da residência, entre os dias 7 e 10 de fevereiro.

Curadora das Ações Pedagógicas: Maria Fernanda Vomero